Load
Load
O QUE É UM OMNIBUS?
38
2

O QUE É UM OMNIBUS?

Muitas vezes os leitores, principalmente os novatos, são pegos em discussões na internet e têm contato com alguns termos que nunca tinham ouvido. São termos típicos do nicho das histórias em quadrinhos, um dos mais recentes que estamos vendo ...

Load
3 min
38
2

 ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏

Muitas vezes os leitores, principalmente os novatos, são pegos em discussões na internet ou têm contato com alguns termos típicos do nicho das histórias em quadrinhos que nunca tinham ouvido. Um dos mais recentes que tên aparecido em discussão nas redes sociais é o famoso OMNIBUS.

Email image

Então para começar é bom explicar que esse é um formato que a Marvel Comics começou a publicar em 2005, com "Fantastic Four Omnibus Volume 1" e só em 2007 a Dc Comics com grandes eventos das suas histórias como "A Noite Mais Densa" e "Infinite Crisis", séries completas ou especiais como "Gotham Central"  e reimpressões cronológicas dos primeiros anos de histórias com as séries mais conhecidas da empresa e personagens como "Liga da Justiça da América".   

Email image

A proposta desse tipo de material é publicar edições que anteriormente foram lançadas de forma seriada ou mensal, em runs completos de um certo artista ou autor em um único volume como, por exemplo, New X-Men de Grant Morrison. Esses volumes são verdadeiros monstros, muitas vezes passando das 1000 páginas, em formato oversized, capa dura e papel de alta qualidade.

Podemos dizer que o formato está ficando popular aqui no Brasil. A editora Panini  lançou seu formato com o nome de "Omnibus" oficialmente com "Conan, o Bárbaro: A Era Marvel vol. 1", com total de 776 páginas! 

Foto - Loja Monstra 
Foto - Loja Monstra 

Porém, ainda, antes de "Conan", esse formato já estava em nosso mercado nacional, mas não se chamava assim. Um exemplo é a edição "Superman: À Prova de Balas", dos novos 52,  que saiu em 2015, com 680 páginas e também a editora Mythos que em 2019 começou a lançar volumes de Hellboy Omnibus.

É interessante falar que esse tipo de formato não nasceu nos quadrinhos, já existia na literatura. Qualquer exemplar que reúna vários materiais do mesmo autor, ou até mesmo do mesmo tema, pode ser chamado de Omnibus, lembrando que também esse mesmo formato existe nos mangás, um ótimo exemplo é "UZUMAKI".

Mas vamos à pergunta que muitos leitores fazem: VALE APENA MESMO COMPRAR OMNIBUS?

O primeiro ponto é, SIM, realmente os Omnibus saem mais baratos do que comprar edições mensais ou até mesmo encadernados e utro ponto importante é que muitas dessas edições são dificies de achar, já que fazem muito tempo desde que foram publicadas no brasil e mesmo quando conseguimos encontrar podem haver cortes já que a editora Abril, em seus formatinhos, costumava cortar ou modificar coisas em algumas histórias quando publicava na época.

Ainda pensando nos pontos positivos, o formato Omnibus ainda pode trazer algumas histórias inéditas que não tiveram a chance de ser públicada aqui no Brasil e além de ser bem mais prático para organizar sua coleção. Se você é, assim como eu, um colecionador de formatinhos da Abril, sabe como ocupam muito espaço e como é complicado organizar todas as edições que foram publicadas. 

Minha coleção de Homem-Aranha da Abril
Minha coleção de Homem-Aranha da Abril

Um dos lados negativos desse formato, particularmente falando é que, além do peso do OMNIBUS, para leitura em alguns locais é totalmente desconfortavel (é muito estranho um formato se chamar Omnibus e não tem nem como ler o ônibus, mano!). Ou seja, é uma edição para você colocar na mesa e ler, nada de leitura na rede ou deitado na cama e muito menos sentando na privada, como muitos tem o hábito. 

O valor realmente pode assustar alguns leitores e afastar também quem está querendo começar a colecionar essas edições, mas sendo bem sinceros, eu acho que esse formato valha muito mais a pena do que algumas coleções que formam desenho em lombadas, já que muitas delas vêm histórias que valem o valor que se paga. Mas enfim, em algum outro momento podemos fazer um texto só sobre valores e outros formatos, já que esse foi mais focado nesse monstro que está ganhando espaço no mercado e na carteira de muitos colecionadores. 

Obrigado por ter lido o texto até aqui, não esqueça de compartilhar com seus amigos.

Email image