Nordeste continua sofrendo com ofensas preconceituosas e covardes
0
0

Nordeste continua sofrendo com ofensas preconceituosas e covardes

Não podemos generalizar os ataques agressivos que os nordestinos estão sofrendo nas redes sociais, mas também não podemos ficar calados e achar que essa covardia está ocorrendo somente agora e que são casos isolados. Claro que o período eleit...

Redação
3 min
0
0

Não podemos generalizar os ataques agressivos que os nordestinos estão sofrendo nas redes sociais, mas também não podemos ficar calados e achar que essa covardia está ocorrendo somente agora e que são casos isolados. Claro que o período eleitoral está colaborando - afinal, estamos diante das eleições mais importantes da história do Brasil -, mas, na minha opinião, tem tudo haver com a personalidade de cada um que, de forma odiosa, escreve comentários desrespeitosos contra nordestinos ou contra qualquer um que discorde do seu posicionamento.

O nordeste foi abandonado desde que o Brasil iniciou o processo de desenvolvimento industrial e econômico. Comandado pelos coronéis que, em sua totalidade, exploravam a mão de obra barata e a falta de conhecimento da população, permitiam de forma proposital que outras regiões fossem beneficiadas com o desenvolvimento para que eles (os coronéis) fossem vistos como grandes homens e as únicas pessoas que podiam saciar a fome de um povo que sofria as barbaridades de um modelo cruel de subordinação.

Muitos nordestinos deixaram a região para trabalhar em outras regiões que estavam muito à frente em quase tudo. Quase tudo por que? Porque eles não tinham a figura dos coronéis, mas tinham a figura dos empresários que defendiam o capital com as mesmas injustiças sociais. Claro que a remuneração e as oportunidades eram maiores, mas, em contrapartida, os trabalhadores continuavam sofrendo com a exploração e com a falta de oportunidade para ampliar o conhecimento.

Os poucos que tiveram a oportunidade de ampliar o conhecimento e crescer profissionalmente conseguiram vencer e construir uma história de sucesso profissional e econômico. Só que existe um detalhe muito importante para ser analisado. A maioria dos nordestinos não conseguiram ter a tão sonhada oportunidade e tiveram que ser fortes e valentes para sobreviver. Poderíamos relatar muitos exemplos, mas vamos ficar em apenas um: quantos nordestinos deixaram o nordeste e não tiveram condições financeiras de retornar para visitar os familiares?

Com um enorme potencial industrial, excelentes centros de capacitação em diversos setores da economia e um povo amável e hospitaleiro, o nordeste vem provando que pode chegar bem mais longe do que muitos imaginam a médio e longo prazo. Claro que o nordeste continua enfrentando enormes desafios, mas, o maior e mais difícil é ter que conviver com a discriminação, com o preconceito, com o ódio, com a falta de respeito,....de algumas pessoas de outras regiões e, acreditem, de alguns nordestinos.

"Não é difícil encontrar pessoas que entendem que os habitantes do nordeste são sub raça ou, em última análise, um povo miserável sob todos os aspectos, inclusive de informação". Frase do Dr. Elder Pereira do portal jusbrasil.com.br

Vamos, juntos, continuar lutando (dentro da lei) para defender os nordestinos!