Será que o Cruzeiro vai sair da péssima situação com a chegada de Vanderlei Luxemburgo?
0
0

Será que o Cruzeiro vai sair da péssima situação com a chegada de Vanderlei Luxemburgo?

Por Riva / 05 de agosto de 2021 / quinta-feira / 13h10

Redação
4 min
0
0
Email image

Por: Redação

Atualizado: 05 de agosto de 2021 / quinta-feira / 13h10

"Clique no fone que está acima para ouvir o texto na íntegra."

Depois ter feito tudo que um clube de futebol ou qualquer instituição não deve fazer, a situação do Cruzeiro é caótica dentro e fora de campo. Um exemplo que não deve ser seguido e um alerta para os clubes que abusam da má gestão.

No segundo ano consecutivo na Série B do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro não está conseguindo jogar um futebol que dê o mínimo de esperança para seus torcedores. Depois da 15a rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, o Cruzeiro está na 18a colocação com 13 pontos - 2 vitórias, 7 empates e 6 derrotas. Com um aproveitamento de 28,9 % dos pontos disputados, a classificação para disputar a Série A do Campeonato Brasileiro de 2022 está distante. Não podemos dizer impossível porque esse tal de futebol é imprevisível.

Depois do empate em 2 a 2 com o Londrina no dia 31 de julho, pela 15a rodada do Campeonato Brasileiro, o técnico Mozart saiu do comando técnico do Cruzeiro em comum acordo com a diretoria. Depois da saída de Mozart, foi especulado o nome de três técnicos para assumir o Cruzeiro. Dorival Júnior, Tiago Nunes e Vanderlei Luxemburgo.

Sérgio Santos Rodrigues, presidente do Cruzeiro, e Pedro Lourenço, mecenas do clube, nunca esconderam a preferência pelo técnico Vanderlei Luxemburgo. E, no final da última terça-feira, 03 de agosto, Vanderlei Luxemburgo aceitou o convite e foi anunciado como novo técnico do Cruzeiro. A tarefa de Vanderlei Luxemburgo, do auxiliar técnico Maurício Copertino e do preparador físico Antônio Mello não vai ser fácil. Inclusive, Vanderlei Luxemburgo foi apresentado oficialmente na manhã desta quinta-feira, 05 de agosto, mas Maurício Copertino e Antônio Mello já iniciaram o trabalho nesta quarta-feira, 04 de agosto.

O Cruzeiro foi eliminado do Campeonato Mineiro pelo América -MG na semifinal e eliminado da Copa do Brasil pelo Juazeirense da Bahia. As eliminações precoces, a situação financeira - o clube tem uma dívida de aproximadamente R$ 1 bilhão - e a fragilidade do elenco, só podem ser superadas com uma enorme mudança em todos os setores do clube.

Vanderlei Luxemburgo é um técnico experiente e conquistou a tríplice coroa no comando técnico do Cruzeiro em 2003, entre outros títulos importantes por outras equipes. A larga experiência, a estratégia de jogo e o conhecimento tático, não isenta o técnico das críticas. Muitos dizem que Vanderlei Luxemburgo está ultrapassado, mas, no atual cenário dos técnicos que estão trabalhando no futebol brasileiro, Vanderlei Luxemburgo não está tão distante da esmagadora maioria.

Vanderlei Luxemburgo não vai fazer com que o Cruzeiro jogue um futebol de alto nível técnico e, a tendência, é organizar o sistema defensivo reforçando a marcação para liberar os jogadores de criação e definição. Outra mudança importante que deve ser feita é a definição do sistema tático e do time titular. Claro que no início pode ter mudanças de um jogo para outro, mas, depois da terceira partida, Vanderlei Luxemburgo vai concretizar a sua ideia de jogo e o time titular.

Depois da saída de Mano Menezes, oito técnicos comandaram o Cruzeiro e somente Luiz Felipe Scolari comandou a equipe em vinte e uma partidas. Segue a relação: Rogério Ceni (8 jogos), Abel Braga (14 jogos), Adilson Batista (15 jogos, em 2019 e 2020), Enderson Moreira (12 jogos), Ney Franco (7 jogos), Luiz Felipe Scolari (21 jogos), Felipe Conceição (19 jogos) e Mozart (13 jogos).

Na noite desta terça-feira, 03 de agosto, o Conselho Deliberativo do Cruzeiro aprovou em reunião a constituição de Sociedade Anônima do Futebol (SAF). Um dos maiores incentivadores do (SAF) é o vice-presidente administrativo, Edson Potsch. Se vai ajudar ou não (em breve vamos aprofundar no assunto) a necessidade da modernização do estatuto do Cruzeiro é necessário.