Reflexões para assessorias e consultorias
0
0

Reflexões para assessorias e consultorias

Atendendo dezenas de clientes corporate de ticket-alto como consultor em projetos complexos e agora do outro lado gerindo mais de 10 fornecedores aqui no iFood, na quarta-feira dessa semana dei um treinamento para subir a barra das assessoria...

Andrei Golfeto
1 min
0
0

Atendendo dezenas de clientes corporate de ticket-alto como consultor em projetos complexos e agora do outro lado gerindo mais de 10 fornecedores aqui no iFood, na quarta-feira dessa semana dei um treinamento para subir a barra das assessorias e consultorias que temos contratadas aqui. 

Como tem muito conteúdo sensível, eu não consigo compartilhar no detalhe. Mas a pauta do treinamento surgiu desse post que acabei de fazer no LinkedIn que eu compartilho para vocês pegarem as reflexões.

Email image

O gap entre a expectativa + necessidade do cliente VS a realidade do que é entregue na execução pela empresa é onde mora a insatisfação do cliente.



Insatisfação que começa a corroer, gera desengajamento, gera micro-gerenciamento, gera frustração, gera cotação de novos fornecedores e levantamento de outras alternativas... o churn será inevitável.

Quer mudar isso? Não precisa prometer nada, mas se prometer tem que cumprir.

Promessas, discursos, ppts bonitos, isso garante a compra. Mas só os resultados garantem a renovação e recompra. Aumentar ticket e frequência só é possível quando se tem uma excelência na execução.

Por vezes a meta não será batida. Meta como gol é um detalhe. O esforço, a transformação causada por ela, os aprendizados e alinhamento compensam qualquer meta não batida.

O treino, as táticas, a execução, tudo pode ser perfeito, mas é natural o gol não sair. Faz parte do processo. Anyaway, a execução violenta e a excelência nos mínimos detalhes tem que ser o principal norte.

Mas falta ainda um ingrediente fundamental nessa equação para a construção da confiança: a comunicação clara e transparente. Não é aceitável não ter acesso a informação do que what´s going on!



Entender a noção de sucesso do cliente no começo, trabalhar pra alcançar ela, ser resolutivo, ser proativo, traçar e priorizar planos e alternativas, inovar nas ideias, quebrar as regras, propor novos horizontes e escopo, etc...



Fazer o básico bem feito do PDCA, nada dessas coisas hypadas e bonitas todas de Lean Startup e Growth Hacking, é a melhoria contínua da coisa que importa.



O PPT aceita tudo, mas é no excel que vamos ver se valeu ou não os resultados.



É isso que uma grande empresa espera no mínimo de um parceiro fornecedor para qualquer serviço de assessoria e consultoria.



Lá no meu insta eu expliquei o que me motivou a falar sobre o tema :)

Email image