Diários da Áustria 1 - A Chegada
12
0

Diários da Áustria 1 - A Chegada

Finalmente, após muito estudar, pesquisar e me preocupar cheguei a Áustria!

Arthur de Liz Sperb
5 min
12
0

Finalmente, após muito estudar, pesquisar e me preocupar, cheguei a Áustria!

Desde que recebi a notícia que fui aceito em uma Fachhochschule (que o dicionário traduz como “instituto superior politécnico”) foi só correria. Tive que em menos de 1 mês me informar sobre todo o processo de documentação e entrada no país, além de todas as medidas de segurança da pandemia, que só dificultaram o processo. Mas, felizmente, deu tudo certo!

Saí dia 31/08/2021 de Guarulhos às 23 horas e cheguei a Graz, na Áustria no dia 02/09/2021 às 10 horas da manhã (horário local). Eu estava muito cansado, afinal não tinha conseguido dormir direito nem nos voos nem no aeroporto, mas muito feliz de ter chegado inteiro.

Saindo do aeroporto fui direto buscar a chave do alojamento onde estou ficando. Conversei um pouco com o motorista, que quando descobriu que eu era brasileiro, começou prontamente a falar sobre futebol e Ronaldinho. Me disse que era da Tunísia e curioso me fez algumas perguntas sobre a vida no Brasil.

Chegando ao meu quarto, dei uma boa olhada, fiquei impressionado com a qualidade e a limpeza, avisei a todos que havia chegado bem e fui direto dormir, iniciando minha quarentena (A quarentena dura 10 dias, sendo que no 5° é possível fazer um teste de COVID e se der negativo a pessoa está liberada).

Vista do meu quarto em Graz.
Vista do meu quarto em Graz.

Os dias em isolamento no quarto foram bem monótonos, mas me permitiram descansar e planejar os próximos passos com calma. O 1° e o 2° dia foram os mais complicados. Após descobrir como usar o serviço de delivery, levei esporro de 2 entregadores, pois eles tiveram que subir até o apartamento para entregar a comida, disseram que tentaram me ligar um monte, mas como eu ainda estava com meu número brasileiro, obviamente que não conseguiram. Além disso esqueci de trazer toalha e como não podia sair para comprar uma, tive que usar uma camiseta velha no lugar (sim, bem coisa de estudante). Também conheci a pessoa que será meu colega de quarto pelo próximo mês, um Italiano que ofereceu ajuda e foi bem simpático.

"Toalha de Quarentena" secando no aquecedor.
"Toalha de Quarentena" secando no aquecedor.

Hoje, 07/09/2021, fui de manhã cedo na farmácia fazer meu teste de COVID e felizmente deu negativo, terminando minha quarentena! Aproveitei para ir ao supermercado, comprar as coisas que precisava e meus dois primeiros choques culturais já rolaram ali. O primeiro foi notar que não havia cestinhas de compras, fiquei procurando um tempão e não encontrei. Vi que algumas pessoas estavam usando suas próprias sacolas de compras reutilizáveis e de imediato já segui o bonde. E o segundo, foi uma coisa que eu tinha me esquecido. Parei em uma faixa de pedestre, daquelas que é bem no meio de uma avenida movimentada, que normalmente se demora 2 minutos para conseguir atravessar. Aceitando meu destino, olhei para o lado de forma distraída e quando voltei a observar a estrada, lá estavam 3 carros e uma bicicleta, parados, esperando eu atravessar. Me senti privilegiado.

Durante a tarde, saí para arranjar um número de telefone austríaco. Fui a cerca de 3 lojas e supermercados procurando um SIM-Card, mas sempre me mandavam para outro lugar. Até que vi uma lojinha dessas de celular e falei “Aha, aqui deve ter!”. Entrei e fui atendido por um homem que era visivelmente árabe. Conversei com ele perguntando qual a melhor opção de operadora para um estudante que não vai utilizar tanto. Ele me recomendou uma chamada “eety” e ficou tentando me convencer e me assegurando que era a melhor opção, quase que um pouco na defensiva. Falei para ele a seguinte frase “Ich verlasse dir”, percebo agora que falei um pouco errado, pois o correto seria algo como “Ich verlasse mich auf Sie”. De qualquer forma o que eu queria falar era “Eu confio em você”, informação a qual ele entendeu, mesmo com meu alemão quebrado. Daí para frente o tratamento dele mudou totalmente, ele parecia muito mais confortável e amigável e eu finalmente consegui um número de telefone austríaco!

Empresa de telefonia "Eety".
Empresa de telefonia "Eety".

Fiquei pensando em como imigrantes são normalmente alvo de desconfiança das outras pessoas, sendo marginalizados em algumas situações. E como o simples fato de eu ter falado que confiava nele, mudou totalmente a forma como fui tratado e provavelmente como ele se sentiu. Fiz um amigo, devo voltar na loja dele para colocar crédito.

Agora, final de tarde, escrevo esse texto do conforto do meu quarto, empolgado com todas as perspectivas e com meu curso de alemão, que começará dia 13/09/2021. Não tive muita oportunidade de explorar a cidade ainda, mas devo sair amanhã e tirar algumas fotos. Do pouco que vi da localidade, já achei linda e bem arborizada. Os prédios baixos e o verde dão uma atmosfera aconchegante a Graz, que é minha nova casa.

Planejo escrever um texto desse a cada um tempo, para compartilhar com minha família, amigos e outras pessoas um pouco das minhas perspectivas e vida por aqui.

Bis zum nächsten Mal!

Arthur