Presidente do Benfica cai, e Jorge Jesus perde seu escudo no clube
20
0

Presidente do Benfica cai, e Jorge Jesus perde seu escudo no clube

Luis Filipe Vieira se afastou da presidência do Benfica. Reeleito no fim de 2020, o mandatário tomou a decisão após sua prisão, resultado de  uma investigação que apontou um esquema de favorecimento a um sócio do Benfica em processo de venda ...

Bernardo Ramos
2 min
20
0

Luis Filipe Vieira se afastou da presidência do Benfica. Reeleito no fim de 2020, o mandatário tomou a decisão após sua prisão, resultado de  uma investigação que apontou um esquema de favorecimento a um sócio do Benfica em processo de venda de ações do clube que rendeu um lucro de 11 milhões de euros.

"O Benfica está primeiro. Perante os eventos dos últimos dias, no âmbito da operação Cartão Vermelho, em que sou diretamente visado, e enquanto o inquérito em curso puder constituir um fator de perturbação, suspendo com efeitos imediatos o exercício das minhas funções como presidente do Sport Lisboa e Benfica, bem como de todas as participadas do clube. Apelo a todos os benfiquistas para que se mantenham serenos na defesa do bom nome da grande instituição que é o Benfica!", foi a declaração lida pelo advogado Manuel Magalhães e Silva.

Luis Filipe Vieira usou a volta de Jorge Jesus como ferramenta de campanha, mesmo sabendo que o treinador nunca foi uma unanimidade entre dirigentes e torcedores encarnados. Vale lembrar que o ex-técnico do Flamengo trocou o Benfica pelo arquirrival Sporting em 2015, chegando até a processar o ex-clube.

A temporada que marcou o retorno do Mister ao time mais popular de Portugal foi um desastre esportivo. A equipe ficou em terceiro lugar no campeonato nacional, mesmo após um investimento de 104 milhões de euros na montagem do elenco, quantia quatro vezes superior ao valor gasto pelo Sporting, campeão após um jejum de 19 anos. Fora a decepção em nível doméstico, o clube sequer conseguiu a classificação para a fase de grupos da UEFA Champions League. Para piorar, foi eliminada no mata-mata inicial da Liga Europa. 

O desempenho rendeu críticas públicas ao trabalho de Jesus. Em maio, Jaime Antunes, um dos vice-presidentes do clube, expôs a sua insatisfação em entrevista à rádio Renascença. "No Benfica costumamos cumprir contratos, mas o Jorge Jesus terá de reconquistar a confiança dos torcedores e sócios. Temos de partir para a nova temporada numa atitude diferente, com humildade, dizendo aos sócios que estamos aqui para lutar pelos objetivos que o Benfica sempre pretende alcançar", disse ele.

Email image

O futuro político do clube está indefinido. Rui Costa, ex-jogador e homem forte do futebol, pode assumir o poder. No entanto, essa é apenas uma possibilidade. Uma reunião do Conselho pode até determinar novas eleições. Dependendo do vencedor, Jorge Jesus pode estar, sim, com os dias contados na Luz.