A vida é sofrimento, aceite
5
1

A vida é sofrimento, aceite

Talvez essa frase não seja a que você imaginou ler logo no início da sua quarta-feira. Sim, ela causa incômodo e é o contrário do que vários gurus motivacionais dizem por aí. Lide com essa dor e se permita ler até o final.

Bia Junqueira
3 min
5
1

Talvez essa frase não seja a que você imaginou ler logo no início da sua quarta-feira. Sim, ela causa incômodo e é o contrário do que vários gurus motivacionais dizem por aí. Lide com essa dor e se permita ler até o final.

Email image

Para falar sobre sofrimento, antes, é importante entender o conceito de sabedoria, que pode ser entendido como a noção das consequências dos seus atos no longo prazo.

Sabedoria aplicada a problemas externos é julgamento.

Esses dois termos estão diretamente relacionados, porque as consequências das suas ações no longo prazo vêm acompanhadas, em seguida, pela tomada de decisões certas para capitalizar as ações.

Na verdade, parte da tomada de decisões efetivas envolve lidar com a realidade. Eis a dúvida: Como ter certeza que estou lidando com a realidade quando tomo decisões?

Bem, a reposta para isso é não ter um forte senso e apego ao seu desejo.

Com isso quero dizer que o diabinho dentro da sua mente terá uma resposta emocional ao que o mundo deveria ser, porém esses desejos escondem a realidade.

O momento do sofrimento, ou seja, quando você sente dor, é o momento da verdade, quando você é forçado a lidar com a realidade do jeito que ela de fato é. Depois disso, é possível fazer mudanças significativas. Em outras palavras, só é possível ter um progresso quando você se depara com a realidade, sem medo.

🌬️ No meio do caminho existe o ego...

Para ver a verdade, você precisa tirar o seu ego da reta, porque ele simplesmente não quer encarar a verdade.

Nosso ego é construído nas primeira duas década de vida - pelo ambiente, nossos pais e pela sociedade. Depois disso, passamos o resto da vida tentando fazer o nosso ego feliz. Na prática, interpretamos toda coisa nova a partir do nosso ego: "Como posso mudar o mundo exterior para torná-lo mais como eu gostaria que fosse?"

Quanto menor o ego de uma pessoa, menos condicionada ela estará a ter reações erradas e a concentrar expectativas sobre o resultado. O grande problema está na colisão entre desejo e realidade de forma a impedir a verdade.

Ao focar o desejo para que algo funcione de uma maneira específica, menores serão as chances do indivíduo enxergar a verdade.

Pense no cenário de negócios. Se algo não vai bem, é melhor que eu reconheça a situação publicamente, na frente de meus sócios, amigos e colegas de trabalho. Então, não estou escondendo isso de mais ninguém e, assim, não vou me iludir com o que realmente está acontecendo.

💡 Ideias e apenas ideias

Após o estágio do sofrimento e da ruminação de pensamentos, é muito importante ter um momento do dia ou da semana vazio. Tempo esse que você não faz nada, porque é aí que você tem tempo para pensar e chegar a conclusões.

Caso contrário, não surgirão boas ideias e não será possível fazer bons julgamentos.

Só depois do tédio que surgem novas ideias, nunca quando você está estressado, ocupado ou andando por aí. Tenha o tempo!

▶️ Super indicação do vídeo de Jordan Peterson "A vida é sofrimento, recomponha-se!". Clique aqui e veja em 7 minutos.

✍🏼Inscreva-se nessa newsletter para receber sua dose de leitura toda quarta-feira às 07:15. E não deixe de indicar para seus amigos😉