Ninguém tem o poder de te obrigar a sentir nada
55
0

Ninguém tem o poder de te obrigar a sentir nada

No final das contas a vida é feita de escolhas. Na dúvida, escolha ser e fazer o que garante a sua autonomia de sentir. Outra dica: leia até o final.

Bia Junqueira
0 min
55
0

No final das contas a vida é feita de escolhas.  Na dúvida, escolha ser e fazer o que garante a sua autonomia de sentir. Outra dica: leia até o final.  

Reprodução: Unsplash / Reprodução
Reprodução: Unsplash / Reprodução

Eu sou aquela mulher

a quem o tempo muito ensinou.

Ensinou a amar a vida

e não desistir da luta,

recomeçar na derrota,

renunciar a palavras

e pensamentos negativos.

Acreditar nos valores humanos

e ser otimista.

-Cora Coralina


Há mais ou menos um ano, minha avó me mostrou essa poesia de Cora Coralina que, para falar a verdade, foi capaz de trazer com sensibilidade única o que é ser mulher. Não estou escrevendo isso simplesmente porque estamos na semana do dia da mulher, vai muito além disso. Se trata da maneira como você, leitor ou leitora, encara o processo de construção de caráter. 

Dentre as diversas mulheres que tenho como referência, está a Cristina Junqueira - co-fundadora do NuBank. (Clique aqui para conhecer mais sobre ela-> https://blog.nubank.com.br/tag/cristina-junqueira/)

Um dia assisti a uns stories em que ela estava respondendo umas perguntas e, dentre elas, surge a seguinte: “Cris, você já se sentiu desmerecida na vida profissional por ser mulher?”. 

A resposta da Cristina foi precisa e, para falar a verdade, é exatamente o que eu acredito. Ela disse que já se sentiu desmerecida, mas aprendeu que, quando alguém te desmerece, isso não é sobre você, é sobre a outra pessoa.

Entenda o seguinte: ninguém te humilha, é você que se sente humilhado. Ninguém tem o poder de te obrigar a sentir nada, é você que permite o sentimento existir ou não.

Mais do que tudo, tenho para mim que a maneira de uma pessoa se destacar é sendo muito boa no que faz. Ao correr atrás, mostrar competência e, a partir daí, ganhar respeito. 

Não tem para onde fugir! Ficar se sentindo uma formiga porque o outro disse isso, só faz você realmente se tornar uma. Não se esqueça que uma formiga confiante pode carregar besouros mortos e construir formigueiros.  

Eu acredito que antes de você tentar fazer qualquer coisa que gere admiração, ter certeza sobre si, próprios valores e capacidades é essencial. 

Árvores de raízes profundas e fortes dificilmente serão derrubadas e melhor, além de bonitas, geram muitos frutos.

Claro, não poderia terminar sem deixar de agradecer as mulheres mais fortes que conheço: minha mãe, vó Duca, vó Marta, tia Renata e Ciça. Obrigada por me ensinarem que esforço, criatividade, inteligência e autoestima são escudos implacáveis e combustíveis para a vida.

 Obrigada por chegar até aqui! Cadastre seu e-mail para receber minha newsletter semanalmente às quartas-feiras, 6:30 em ponto. E claro, não esqueça de compartilhar.