Como ganhar dinheiro com blog: passo a passo completo [+7 IDEIAS]
35
0

Como ganhar dinheiro com blog: passo a passo completo [+7 IDEIAS]

Quer começar a trabalhar pela internet? Confira como ganhar dinheiro com blog e transformar isso em renda!

Pingback
6 min
35
0
Créditos: Unsplash
Créditos: Unsplash

Trabalhar pela internet é o sonho de muitas pessoas. Se você gosta de escrever e conhece bastante sobre um assunto, já pensou em aprender como ganhar dinheiro com blog?

Não, blogs não ficaram na década passada. Muitas empresas e empreendedores sabem e reconhecem o valor de um bom blog, e sim, é possível rentabilizá-lo de diversas formas.

Confira ideias para ganhar dinheiro com o blog, como ganhar visibilidade e alcançar o sucesso. Vamos lá!

7 formas de ganhar dinheiro com blog

Para começar, reunimos aqui as melhores formas de ganhar dinheiro com blog. Pronto para transformar seus conhecimentos e ideias em uma nova fonte de renda?

1. Vendendo produtos digitais

Engana-se que produtos digitais está limitado a ebooks e cursos digitais. O mercado é muito amplo. É possível vender webinários, ingressos para eventos digitais, aplicativos para celular e muito mais.

Para quem deseja trabalhar com produtos digitais, é possível seguir de duas formas: sendo produtor digital ou afiliado.

Ambas são ótimas opções para quem tem blog, pois é possível utilizar esse espaço para abordar temas sobre o que será vendido.

Por exemplo, se você deseja trabalhar como afiliado de cursos sobre confeitaria, pode criar artigos sobre e ganhar relevância para vender produtos.

2. Branded Content

Diversas pesquisas apontam que pessoas de 18 a 34 anos ignoram todos os anúncios online. 

O assunto é tão extenso que ganhou a própria terminologia, ad blindness ou cegueira de anúncios. 

Sabendo disso, as empresas estão optando por criar conteúdos em parcerias com blogs e outros meios de comunicação acessados por seu público-alvo. Uma maneira sutil, mas eficaz na hora de cativar seu consumidor. 

Para criar um bom produto de marca é preciso aproveitar os momentos certos para criar conteúdos que sejam muito acessados. Tente quebrar a expectativa do nicho que está oferecendo. 

Hoje, conteúdos previsíveis são muito comuns e acabam sendo ignorados ou perdem valor de compartilhamento entre as pessoas.

3. Consultoria

O consultor é sempre chamado para resolver grandes problemas que as empresas estão enfrentando, o responsável por tirar ela daquela situação e colocá-las de volta nos trilhos dos negócios. Por isso, é sempre bom estar com seu “kit de primeiros socorros” a todo momento. 

O mercado de consultoria é amplo e tudo vai depender do seu foco. 

No Brasil, 99% são pequenas empresas, de acordo com o Sebrae. Muitas delas não têm condições de pagar valores altos para determinadas seções e você deve estar atento a isso na sua definição de preços.

O blog pode ser o espaço ideal para divulgar seus serviços como consultor, principalmente para demonstrar que entende do assunto e pode ajudar seu potencial cliente.

4. Marketing de Afiliados

Já citamos a venda de Produtos Digitais acima, mas o marketing de Afiliados merece maior atenção. Afinal, é uma ótima opção de renda para quem deseja começar a ganhar dinheiro com blog, pois é preciso pouco ou nenhum investimento inicial.

O ideal é escolher um nicho e apostar em conteúdos diversos sobre o tema, colocando links em pontos estratégicos para gerar vendas de forma orgânica.

Você pode escolher ser afiliado de produtos digitais ou de grandes e-commerces, como Amazon, divulgando produtos físicos.

5. Marketing pessoal

Uma consequência de um blog bem feito é ter um nome forte.

Caso ele esteja atrelado a você, é uma ótima ferramenta para conseguir alguns benefícios como melhores ofertas de emprego (o blog pode ser utilizado como um portfólio pessoal). 

Afinal, hoje não basta ter um diploma pendurado na parede, as pessoas querem ver do que você já foi capaz de criar com esse papel.

Por isso, aqueles que têm um blog bem feito, conseguem serem melhores reconhecidos e remunerados por isso.

6. Publicidade paga

Há dois meios de ser remunerado por meio da publicidade.

O primeiro é com parceria com as empresas que podem usar um espaço no seu site para divulgar os próprios produtos. 

Como conseguir estes tipos de parcerias? Tente criar uma boa apresentação sobre você e sua plataforma, exemplificando por meio de dados como é seu público e como pode contribuir para ser um diferencial na empresa.

A outra é com ferramentas como Adsense, que possibilita ao dono do blog receber por cada visualização no anúncio. 

Os valores tendem a variar de nicho para nicho. Mas, seguem um valor médio de 2 centavos por visualização (Google Adsense). Uma dica de ouro é não tentar fraudar essas visualizações atualizando toda hora seu site. 

O sistema de anúncios reconhece facilmente e provavelmente você poderá perder o contrato e ser banido da plataforma.

7. Posts patrocinados

Como o próprio nome já sugere, você irá receber dinheiro para fazer posts em seu blog. A melhor maneira de ter sucesso é criar artigos que sejam relevantes para o consumidor e tragam resultados para as empresas que estão te pagando para isso. 

Você pode combinar isso com outras soluções. Por isso, tenha sempre uma tabela de preços fixos. Saber como vai cobrar e quanto vai receber diz muito sobre a maturidade da empresa. 

Dicas para ter um blog de sucesso

Para ter sucesso, você terá que investir um bom tempo no planejamento do blog. Confira algumas dicas para ter um planejamento eficiente:

1. Escolha um tema

Foco é o começo de tudo. É o que irá nortear suas primeiras ações no blog, garantindo que esteja escrevendo sobre algo que conheça.

Foque na pessoa que você acha que mais vai adorar o seu conteúdo, crie públicos alvos, personas e use-os como bússolas para sua alcançar o sucesso.

2. Crie um calendário editorial

Organização é a chave de sucesso para qualquer profissional. Ele é fundamental para ter suas atividades em um lugar só. Economizando o bem mais precioso que temos: o tempo.

Assim como seu blog tem um objetivo, cada calendário tem um. Por isso, o primeiro passo é ter um objetivo para cada calendário. Em seguida, escreva as ações que você precisa fazer juntamente com as datas e prazos para tal. 

Ao final de todo calendário, faça a análise de como foi o seu período para que no futuro você possa acompanhar sua evolução.

Algumas plataformas que você pode criar são: Trello, Asana, Slack, GanttProject, Bitrix24 e Artia.

3. Faça parceria com outros blogs e criadores de conteúdo

Essa troca de conteúdos, experiências e públicos é fundamental para ser bem reconhecido no mercado. 

Você pode começar frequentando e participando de eventos, criando um bom networking entre as pessoas da sua comunidade, empresários, criadores de conteúdo, entre outros envolvidos.

A regra mais importante é: foque em criar uma ajuda mútua e não simplesmente oportunismo para almejar um objetivo. 

4. Produza conteúdos de qualidade

Fuja de fórmulas prontas. Não duvide da capacidade do seu público, eles sentem quando alguma coisa é forçada ou plagiada. 

Outro ponto muito comum são os "click baits", blog posts com títulos chamativos demais para conteúdos fracos e de baixo potencial. No começo será perfeito, muitos cliques e pessoas lendo seu conteúdo, mas no longo prazo, sua audiência o abandonará.

Este último fator pode ser crucial para elevar ou não seu ranking no Google. Sabe como? Conforme seus usuários ficam mais tempo no seu site, dá a entender ao algoritmo da plataforma que você merece estar nas primeiras posições quando alguém pesquisa nele.

Destacando-se dos seus concorrentes que criam conteúdos para o mesmo nicho. Pois, em média, 9 em cada 10 usuários entram apenas nos primeiros resultados de busca.

5. Crie um relacionamento com a audiência

Sabe porque influenciadores digitais fazem tanto sucesso? Porque pessoas se conectam com pessoas.

Porém, não é simplesmente ter um perfil nas redes sociais que fará seu público segui-lo. 

É preciso conquistar engajamento, pois conteúdos mais comentados, curtidos e compartilhados, destacam-se com mais facilidade do que aqueles com um número de seguidores alto.

Não é uma tarefa simples e nem de uma semana para outra. São anos de preparação, de análises, testes, investimentos sem retorno para alcançar o objetivo. Por esse motivo, muitos desistem no meio do caminho.

Já começou a planejar seu blog?

Esperamos ter ajudado a nortear o seu caminho pelo mundo digital. Tire alguns minutos, horas e dias para pensar quais pontos elencados encaixam-se melhor com o seu tipo de conteúdo e comunicação.

Um exercício simples é atribuir pesos para cada um como: qual é mais fácil para implementar? qual me dará mais retornos? Curto ou longo prazo?

A soma final pode ajudar você a “bater o martelo” e desenvolver uma renda mais eficaz.