Mailing: o que é e como aproveitar essa estratégia!
0
0

Mailing: o que é e como aproveitar essa estratégia!

Descubra tudo sobre o que é mailing e como esse método pode beneficiar o seu negócio.

Pingback
7 min
0
0
Créditos: Unsplash
Créditos: Unsplash

Mailing (conhecido também como “mail list”) é uma lista de contatos composta por informações, como nome, telefone, profissão, cargo, localização, idade de uma pessoa.

A partir dela, você consegue elaborar conteúdos mais exclusivos para prospects e futuros clientes, além de aumentar os resultados no marketing digital. 

Então, os dados  armazenados são usados para distribuir conteúdos de forma segmentada. 

Atualmente, o mailing é usado com muita eficácia no novo marketing para realizar vendas por meio de campanhas estratégicas. Continue a leitura e veja como se beneficiar com esse conhecimento!

A origem do Mailing

O termo Mailing tem origem da língua inglesa. A palavra “mail” significa correio e o termo é usado para denominar o envio de correspondências física ou eletrônica.

O disparo de e-mails em massa começou no fim dos anos 70, quando Gary Thuerk (Gerente de Marketing Digital da Equipament Corp), enviou 400 e-mails para divulgar a linha de computadores da empresa.

O resultado da estratégia foi 13 milhões de dólares em venda!

Com razão, os e-mails são muito usados nas estratégias de marketing digital e propaganda. Afinal, as empresas mantêm contato com os clientes e prospects por meio desses dados agrupados.

Uma pesquisa realizada pela Statista (Empresa Internacional Especialista em Estatísticas), mostra que no ano de 2020 foram aproximadamente mais de 306 bilhões de e-mails enviados e recebidos. Esse número corresponde apenas a um dia, envolvendo usuários do mundo inteiro.

Logo, a expectativa é que o uso do e-mail continue em alta e o número de acessos diários aumente para 376 bilhões até o ano de 2025. Sendo assim, os dados mostram que as ações de e-mail marketing continuarão em alta e com bastante eficácia.

Além do uso de e-mail diariamente e de sua expansão para os próximos anos, outro dado relevante refere-se a taxa de conversão por cada clique realizado. 

Somente no ano de 2020, a taxa média de conversão, conforme os dados apresentados pela Barilliance, é de 15,11% e fica atrás apenas das campanhas patrocinadas no Google e redes sociais.

Nesse sentido, o e-mail continua sendo o método mais eficaz para atingir um cliente, persuadi-lo e fechar a venda em um processo natural e eficaz.

Pois, no momento do envio você não precisa preocupar-se com os horários e acabar sendo invasivo demais e importunar a pessoa.

Afinal, as notificações de e-mail não costumam ser algo tão particular como uma ligação de telemarketing ou envio de Whatsapp. Sendo assim, uma das vantagens é que o usuário consegue ler a sua mensagem com mais atenção em um momento mais oportuno.

Principais conceitos de mailing

Selecionamos para você de uma forma fácil os principais conceitos de mailing necessários para desenvolver uma campanha de e-mail marketing com mais eficiência.

Listas

As listas são a base de contatos de e-mail para iniciar um processo de vendas. A estratégia é desenvolver um relacionamento com o cliente em potencial e transformá-lo em cliente comprador. 

Aliás, é através delas que as empresas apresentam novidades, promoções, convencem e vendem! Pois, todos os contatos de pessoas que demonstraram interesse no assunto estão agrupadas em um único lugar.

Soft Bounce

O Soft Bounce nada mais é do que um erro temporário ocasionado pelo servidor no momento da entrega do e-mail. Como trata-se de uma indisponibilidade momentânea, nada impede que a mensagem chegue de maneira correta no futuro.

Durante o procedimento de envio de e-mail marketing o indicado é que a porcentagem de Soft Bounce não passe de 6%. Às vezes isso acontece porque a caixa de e-mail do destinatário está cheia ou o servidor encontra-se fora do ar no momento.

Uma maneira eficaz de corrigir esse erro é remover os endereços de e-mail que voltam como Soft Bounce.

Hard Bounce

Por outro lado, o Hard Bounce é um erro mais grave quando comparado ao Soft. Isso acontece quando o destinatário não consegue receber os seus e-mails permanentemente.

Geralmente os motivos são por causa de e-mails digitados erroneamente ou então a conta foi excluída. No envio de e-mail marketing o indicado é não ter uma taxa superior a 3% de Hard Bounce.

Visto que um número alto retornando nesse erro demonstra que a sua lista foi comprada, ou é muito antiga. Para resolver essa pendência, inative todos os e-mails que voltarem como Hard Bounce.

Cold Mailing

O Cold Mailing trata-se do início de uma abordagem comercial sem interação prévia. Durante uma jornada de compra, primeiro você nutre a sua lista com conteúdos relevantes e cria um vínculo, para só depois enviar a oferta de venda.

No Cold Mailing, esse “relacionamento” com os contatos de e-mail não existe. O foco é diretamente a venda. Na maioria das vezes essa estratégia é usada por empresas que têm uma lista grande de contatos.

Logo, o objetivo da ação é saber quais são as pessoas que demonstram mais interesse no produto/serviço, antes de iniciar um contato telefônico para o fechamento da venda.

SPAM

Resumidamente, o termo SPAM corresponde ao ato de enviar mensagens por meios eletrônicos que não foram solicitados. 

Em outras palavras, se você adquire um e-mail de uma determinada pessoa e passa enviar ofertas, mesmo que bem intencionadas, a mensagem é considerada como SPAM.

Pode-se afirmar que o objetivo dessas mensagens é fazer a propaganda de produtos e serviços para o maior número de pessoas possível. No entanto, essa prática infelizmente ainda é muito usada para aplicar golpes e ataques cibernéticos.

Portanto, não comprometa a sua estratégia de Mailing enviando SPAM, mesmo que bem intencionados, a pessoas que não solicitaram nenhuma informação sobre a sua marca.

Como fazer uma boa estratégia de mailing?

NÃO compre lista de e-mail

Para fazer uma boa estratégia de mailing, a primeira dica é não comprar uma lista de e-mail. Uma lista adquirida dessa maneira não traz resultados, somente gastos. 

Afinal, essas pessoas não conhecem a sua marca, a sua empresa e não pediram para receber ofertas, promoções ou contato.

Assim, quando o seu e-mail chega o usuário pode assinalar como SPAM e todas as mensagens que suas vão diretamente para a lixeira. Tal atitude é prejudicial à empresa e não gera lucros.

Além disso, a taxa alta de SPAM e rejeição mostra que a qualidade da lista é ruim ou comprada. Como resultado, o servidor reconhece a sua lista e não autoriza o disparo de e-mail.

Segmente suas listas 

A segmentação de e-mails aumenta a taxa de abertura e de conversão. Afinal, os seus prospects não são todos iguais, alguns gostam de receber e-mails promocionais, outros preferem conteúdos educativos, por exemplo.

Sendo assim, dividindo a sua lista de e-mail em diferentes partes é possível adaptar um tipo de mensagem para cada segmento.

As técnicas de mailing permitem a criação de grupos distintos e o envio de conteúdos conforme a preferência de cada um.

Crie conteúdos relevantes

Envie sempre conteúdos relevantes para a sua lista, já que esse procedimento aumenta a taxa de abertura. Pois, sempre que você disparar um e-mail o seu público não vai resistir em abri-lo.

Existem diversos tipos de conteúdos digitais para enviar, como e-books, infográficos, planners, entre outros. Lembrando que esses materiais precisam abordar assuntos de interesse do seu público.

Acompanhe os resultados

Por fim, mensure os resultados obtidos por cada campanha de disparos de e-mail. Aliás, são por meio dessas métricas que você sabe o quanto a sua estratégia está sendo eficaz.

Confira nas próximas linhas as métricas mais importantes para acompanhar os resultados de uma ação de e-mail marketing.

  • CRT (Taxa de Clique): mede a taxa de clique com relação à quantidade e e-mails disparados;
  • Taxa de conversão: o resultado abrange o número de pessoas que abriram o e-mail e clicaram na página de vendas. Ou seja, a métrica analisa se as pessoas concluíram a ação pretendida da campanha;
  • Taxa de rejeição: a métrica indica a quantidade de e-mails que não chegaram aos usuários. Geralmente, isso acontece por conta do bounce soft e bounce hard, citados logo acima.

Pronto para criar sua estratégia de mailing?

De fato, o e-mail se popularizou no mundo todo e é até hoje uma das ferramentas de comunicação digital mais utilizadas. Aliás, por mais que os mensageiros como WhatsApp e Telegram tenham virado febre, o envio e leitura de e-mails faz parte da rotina da população mundial.

Resumindo, o processo de mailing é segmentar uma campanha de e-mails e selecionar os clientes em potencial para cada tipo de estratégia. 

Portanto, uma das maiores lições que você precisa absorver desse conteúdo é a importância de ter uma lista segmentada e não enviar mensagens a um público que não tem interesse no seu assunto.