O que é mindset? Descubra o significado e conceito
25
0

O que é mindset? Descubra o significado e conceito

Saiba o que é mindset e como esse conceito pode ajudar você a dar uma guinada em sua vida, alcançando os seus objetivos mais ousados!

Pingback
7 min
25
0
Créditos: Unsplash
Créditos: Unsplash

Se acaso você é uma pessoa que se interessa pelo mundo do empreendedorismo, com toda certeza já ouviu falar sobre mindset. 

Cada vez mais popular, esse termo vem despertando o interesse de empresários e empresárias a cada dia, que se debruçam em buscar a entender a mentalidade do ser humano. Mas nem todo mundo sabe o que é mindset.

Já parou para pensar no que te leva aos seus comportamentos e aos sentimentos? Sem dúvida alguma, nenhum deles é por acaso, porque há razão para tudo. Esses comportamentos e sentimentos são inerentes à sua natureza ou resultado da sua mentalidade? Complexo isso, não é mesmo?

Quando se fala em mindset, acredita-se que as mentalidades de cada pessoa são agentes que influenciam em suas ações. Ou seja, o que pensamos, como nos comportamentos e o que fazemos têm estreita relação com uma configuração de nossas mentes.

O assunto é bem interessante e vai nos render uma discussão muito rica e esclarecedora pelos próximos tópicos.

Neste texto, você vai descobrir do que se trata, de fato, quais são os seus tipos e qual é a sua importância. 

Além disso, vai conhecer qual é o seu mindset, o que vai te ajudar a se compreender melhor e a tomar as suas futuras decisões.

O que é mindset?

O mindset nada mais é do que a configuração da mente que cada indivíduo tem. De um modo mais simples, trata-se do modo como cada pessoa pensa; trata-se de algo individual, que pertence a cada um de nós.

Nesse modelo de pensamento, estão as nossas ideias, os nossos valores e as nossas crenças. Todo esse conjunto, inclusive, está sob o nosso controle e influencia tudo em nossa vida. Ou seja, estamos falando do modo como nos comportamos, no que pensamos e em nossas ações.

Ao falarmos sobre mindset, entendemos que trata-se do nosso mundo de encarar a vida, da percepção que temos diante da realidade. Uma ideia que se aproxima de alguns ditados populares, como aquele que diz que somos senhores dos nossos destinos.

Importante autora que discorre sobre o tema, a psicóloga Carol S. Dweck afirma, em seu livro "Mindset: a nova psicologia do sucesso", de 2017, que o relacionamento de uma pessoa com o mundo sofre bastante influência do modo como ela vê a si mesma. Ou seja, essa visão individual é uma espécie de predisposição psicológica que afeta as nossas escolhas e ajuda a determinar os nossos caminhos.

Quer um exemplo? Se por um acaso, você acredita que é uma pessoa com dificuldade para lidar com cálculos, certamente vai ter problemas para lidar com eles. Isso porque, de modo inconsciente, você vai tentar provar essa premissa durante todo o tempo.

Outro? Pois bem, uma pessoa que se vê como introvertida vai, sempre, colocar-se nessa posição ao dialogar com outras pessoas. Sem nem perceber, vai se comportar como tal, porque acredita que trata-se de uma qualidade inerente a si.

Ou seja, pensando em negócios, como é possível alguém alcançar sucesso financeiro se não se vê a si mesmo como uma pessoa vencedora? Questão para pensar, hein?!

Tipos de mindset

Por ser um objeto de estudos já há algum tempo, hoje é possível definir dois tipos de mindset. Isso graças a Carol Dweck, que divide as pessoas em dois grupos: de mindset fixo e de mindset de crescimento; mais à frente, vamos explicar a você, com calma, do que se trata cada um.

Lembrando, aliás, que essas configurações de pensamento costumam surgir ainda na infância e na adolescência. Isso porque é o momento em que nos desenvolvemos e passamos por situações em que há a presença de terceiros, bem como uma socialização mais ampla.

Qual a sua importância?

A esta altura, certamente você já tem uma boa ideia da importância do mindset.

Pois bem, já que estamos falando da configuração da mente, ela é uma agente que influencia, diretamente, nas suas decisões. Das mais simples às decisões mais complexas.

Trata-se, portanto, do que somos. Se a nossa educação não nos dá desafios e a chance de nos vermos como pessoas fortes, não nos tornamos pessoas fortes. Pelo contrário, encontramos o fracasso muito facilmente.

Pensemos, então, em um grupo de crianças que crescem aprendendo a desejar o mínimo, a se contentar com o mais básico. Qual a possibilidade de essas crianças se tornarem adultos ambiciosos (no bom sentido do termo, é claro), com o desejo de inovar, fazer grandes coisas e a diferença no mundo?

Por outro lado, que destino tem outro grupo de crianças que cresce cercado de desafios, motivações e a curiosidade de fazer o melhor? É claro que, neste caso, o resultado é de conquistas, sucesso e realização pessoal. Adultos que se movem pela vontade de fazer a diferença.

Descubra qual é seu mindset

Você já deve estar curioso para descobrir qual é o seu mindset; estamos errados? Afinal, conhecer a si mesmo é uma tarefa que nem todo mundo consegue fazer, mas que faz uma diferença enorme na vida de cada um.

Fixo

Vamos começar pelo mindset fixo. Trata-se daquela percepção de que você não pode mudar. Ou seja, a sua capacidade, os seus valores, as suas habilidades são imutáveis. Como se fossem parte de uma essência, quem sabe um dom. Uma visão bem "oito ou oitenta", portanto.

Para pessoas assim, o erro sempre soa como fracasso. Isso porque há a crença de talentos que vieram desde o nascer, o que abre brechas para perigos como a vaidade. Sem contar da possibilidade de haver um certo comodismo, já que o mindset fixo vê as coisas como imutáveis.

Quando pensamos no ambiente profissional, pessoas com mindset fixo encontram mais dificuldades no dia a dia. Elas tendem a ter uma visão mais negativa a respeito de tudo e perdem a motivação diante dos revezes. É aquela pessoa que gosta da mesmice, que foge de novos aprendizados, que não busca crescer nem conquistar nada muito grande.

Trata-se, portanto, de uma mentalidade que precisa de atenção, que deve ser trabalhada. Quem tem esse mindset está em uma zona de conforto, evita o confronto e vê o fracasso como um fim, nunca como uma etapa. 

De crescimento

O mindset de crescimento, por sua vez, é a mentalidade que vê nas dificuldades uma oportunidade para superação e novos aprendizados. Até mesmo naqueles fracassos que parecem ser o fim de um sonho, há algo para se tirar dali e recomeçar.

Quem tem essa mentalidade se move por desafios e se esforça ao máximo para conquistar seus objetivos. Poderia citar, inclusive, muitos empreendedores que, certamente, encaixam-se nesse perfil, pela trajetória de lutas, conquistas, perdas e recomeços.

Ao contrário do mindset fixo, o de crescimento não acredita que morremos como nascemos. Pelo contrário, ele acredita que podemos nos transformar no que queremos, desde que lutemos por isso. O mérito e o esforço, portanto, são determinantes para o caminho de cada um.

Dicas para desenvolver seu mindset

Chegou a hora de dar a você algumas dicas que, com certeza, vão te ajudar a desenvolver o seu mindset. Afinal, não temos dúvidas de que você gostaria de ter uma mentalidade de crescimento, não é mesmo?

Trabalhe o autoconhecimento

Conhecer a si mesmo é um passo fundamental para agir. Desse modo, então, atente-se a suas emoções, ao que mexe com o seu sentimento.

Identifique quais são as suas crenças e perceba se algumas delas te impedem de conquistar alguma coisa. Assim, você vai encontrar mais facilidade para desenvolver a si mesmo e se afastar do que te puxa para trás ou te prende onde está.

Quais são seus planos?

Trace metas para a sua vida a curto, médio e longo prazos. Define bem o que você deseja para o seu futuro e procure caminhos que possam te levar até eles.

Assim, você vai perceber, com o passar do tempo, como é bom ter o controle sobre a sua vida. Tudo passa a ter mais sentido e até mesmo mais cor, as conquistas vão surgindo e cada vez mais te motivando.

Ah, não podemos nos esquecer: pense alto, porque os sonhos existem para que nós possamos ir em busca deles!

Foque atitudes positivas

Há pouco, falamos sobre crenças limitantes, certo? Pois bem, você precisa afastá-las de você.

Não pense que você não é capaz nem que você não pode alcançar determinada coisa. Você pode, sim, desde que acredite em si mesmo e trabalhe duro em busca dela.

Pensamentos negativos só vão te afastar dos seus objetivos, enquanto o pensamento positivo move atitudes positivas, que abrem bons caminhos para você.

Enfim, esperamos  ter te ajudado com este texto. Foque em moldar a sua mindset no tipo de crescimento e, em pouco tempo, você vai começar a perceber bons resultados em sua vida. Boa sorte!