Como lidar com a redução de alcance nas redes sociais? 7 dicas
0
0

Como lidar com a redução de alcance nas redes sociais? 7 dicas

Percebeu uma queda no alcance nas suas redes sociais? A Pingback traz 7 dicas para inverter essa situação e ampliar o alcance!

Pingback
7 min
0
0
Créditos: Unsplash
Créditos: Unsplash

Você tem alguma ideia sobre como lidar com a redução de alcance nas redes sociais? Sabe o que deve fazer para inverter essa situação e atrair mais pessoas para seu perfil?

Afinal, a realidade é que as redes sociais estão alterando seus algoritmos para dar mais prioridade para conteúdos pagos em vez dos conteúdos orgânicos. Muitos influenciadores sentem semana a semana uma queda acentuada do alcance dos seus perfis.

Neste texto, vamos ensinar você a enfrentar a redução de alcance das suas publicações nas redes sociais. Vamos lhe dar 7 dicas infalíveis que vão gerar bons resultados em pouco tempo.

E aí, vamos lá?

Como diagnosticar a redução do alcance nas redes sociais?

Vem percebendo um menor engajamento nas publicações de suas redes sociais? Pois bem, pode ser que o alcance de suas postagens esteja menor...

No entanto, não se preocupe. É possível identificar se, de fato, ocorreu essa redução por meio das métricas de alcance. Sobre elas, aliás, vamos falar a seguir.

7 dicas para lidar com a redução de alcance nas redes sociais

1. Avalie as suas métricas de alcances e impressões

Em primeiro lugar, você sabe o que é alcance e o que são impressões? Há certa confusão quando se fala sobre ambos os termos. Mas não se preocupe, porque vamos explicar tudo a você.

O alcance nada mais é do que o número de pessoas que entram em contato com alguma publicação em suas redes sociais. Ou seja, se uma mesma pessoa viu uma publicação cinco vezes, é como se apenas a primeira visualização fosse contada, já que se trata de um número por pessoa.

As impressões, por outro lado, referem-se ao número de vezes que uma publicação foi exibida a um usuário. Ou seja, elas registram se uma mesma pessoa passou por uma postagem em diferentes momentos.

Mas por que é importante avaliar as métricas de alcance e impressões? Trata-se de um modo de monitorar como as suas redes sociais estão se comunicando com o seu público. Ou seja, uma maneira de observar se as suas publicações estão chegando a quem deveriam chegar.

Só conhecendo as métricas de alcance e impressões você consegue alcançar bons resultados em suas mídias sociais. O monitoramento contínuo te ajuda a preparar as futuras ações, percebendo o que não está dando certo e o que é promissor.

Quando o planejamento de publicações em suas redes sociais não abrange esse olhar atento, cada ação ocorre como um tiro no escuro. Você não sabe se o seu público-alvo está recebendo as publicações, por exemplo.

No entanto, saiba que nem alcance nem impressões são sinônimos de engajamento. Para saber quantas pessoas se engajaram com suas publicações, para além de ver e rever cada uma delas, o trabalho está na métrica de engajamento.

2. Invista em anúncios pagos

Investir em anúncios pagos é sempre um modo para reduzir o baixo alcance em suas redes sociais. Trata-se de uma maneira mais rápida, de curto prazo, para levar sua mensagem, seus produtos e seus serviços ao seu público-alvo.

Em geral, as próprias mídias sociais possuem ferramentas para anúncios pagos, como o Facebook e o Instagram. Dessa maneira, portanto, procure saber como fazer em cada uma delas. 

Podemos adiantar, de antemão, que ao investir em anúncios pagos você consegue segmentar o público alvo de suas publicação patrocinada. Afinal, interessa a você chegar a perfis específicos, não é mesmo?

3. Diversifique as hashtags de suas postagens

Há elementos que ajudam publicações a alcançarem maior alcance. As hashtags são um deles e, embora um tanto populares nas redes, nem todo mundo sabe usá-las.

Com as hashtags, você pode citar suas publicações, de modo a colocá-las no caminho de quem procura pelo assunto. Ou seja, pessoas que não te conhecem nem te seguem podem chegar a seus conteúdos ao pesquisar por uma hashtag que você inclui em suas publicações.

A sugestão, então, é que você estude quais são as palavras-chave de cada publicação, quer seja no feed, quer seja em stories. Elas vão ser as melhores hashtags para você. 

No entanto, não abuse desse artifício. Escolha as principais!

4. Melhore a qualidade e amplie a frequência de seu conteúdo

Você já sabe que contar com um bom planejamento é a chave para aumentar o alcance das publicações de suas redes sociais. Comece, então, criando um calendário para determinar a periodicidade de suas ações.

Quando o leitor recebe seus conteúdos com frequência, ele não se esquece de sua empresa. Além disso, tende a se interessar por ela, tendo em vista que sempre vai receber determinadas informações.

No entanto, atente-se à qualidade de seus conteúdos, porque a mera quantidade não é suficiente para gerar interesse. Cada publicação em suas redes sociais deve apresentar propostas de valor e não pode ocorrer por acaso. Pelo contrário, ela deve levar informações úteis ao seu público.

Lembre-se, sempre, de respeitar a inteligência do cliente. Você precisa conquistar a sua atenção e há caminhos possíveis para isso, como o storytelling e a escrita criativa. 

Monitore, durante todo o tempo, o alcance, as impressões e o engajamento de suas publicações e verifique o que chama mais a atenção do seu público.

5. Promova interações com o seu público

Por acaso, você sabe qual é o princípio básico das redes sociais? Trata-se da interação.

Desse modo, você precisa estar atento ao engajamento que suas publicações vêm gerando no público. As pessoas têm compartilhado? Curtido? Feito comentários? Procure responder aos comentários que receber, bem como as mensagens que os leitores enviarem.

Já pensou o quanto ruim seria ter a fama de ignorar seus clientes? Não perca tempo para tirar dúvidas, responder a solicitações e demonstrar interesse com os seus seguidores. Quer sejam críticas, quer sejam sugestões, mostre que está atento a elas.

Tudo isso, além de trabalhar para a satisfação dos seus clientes, também tende a aumentar a visibilidade de suas redes sociais. Assim, até mesmo o boca a boca positivo tem um saldo positivo em relação à sua empresa.

6. Realize parcerias com o seu público

Você sabe o que é generated content? Estamos falando de conteúdos gerados por usuários ou formatos de mídia sobre a sua marca que foram produzidos, de forma espontânea, por consumidores. Quer sejam fotos, textos, vídeos ou demais formatos de mídia.

Quantas vezes nos deparamos, nas redes sociais, com momentos de interação entre marcas e empresas? A internet acabou amplificando certas vozes e, de algum modo, aumentando o alcance da fala dos consumidores.

Recentemente, por exemplo, um participante da edição 21 do Big Brother Brasil relatou um problema com um cartão em seu perfil no Twitter. Rapidamente, diversos bancos comentaram na publicação, gerando alvoroço na web sobre a disputa pelo cliente.

Ou seja, o conteúdo que os usuários geram pode ajudar bastante o desempenho de uma empresa no ambiente digital. Desse modo, então, invista em páginas que incentivam os consumidores a se engajarem, relatando suas experiências e opiniões.

7. Teste novos horários de publicação

Em cada rede social, há horários melhores e piores para publicações. Ou seja, o horário para você publicar no Facebook certamente não é o mesmo horário para você publicar no Instagram. De todo modo, o momento oportuno é aquele quando os seus clientes e seguidores estão online.

Você deve considerar, por exemplo, em quais fusos horários estão seus clientes. Só no Brasil, há quatro: horário padrão de Fernando de Noronha, horário padrão de Brasília, horário padrão do Amazonas e horário padrão do Acre. 

Onde estão os seus clientes, então? Procure atingir os fusos horários em que estão os seus seguidores, usando ferramentas de análise de mídia social para descobrir os dados sobre eles.

Em relação ao Instagram, durante a pandemia da covid-19 os melhores horários para publicação estão nas segundas, terças e sextas-feiras. Pouco antes do almoço, por volta das 11h, bem como por volta das 14h de terça-feira.

Já em relação ao Facebook, também durante a pandemia da covid-19, às segundas, quartas e sextas-feiras se apresentam como os melhores dias. Além disso, a faixa de horário entre 10h e 11h é a mais promissora. Por outro lado, não dirija suas publicações aos fins de semana nem após às 17h dos dias úteis.

Isso não quer dizer, no entanto, que você não pode experimentar novos horários. Esses períodos que mencionamos não querem dizer que o seu público não vai ver suas publicações, se acaso estiverem em outros dias da semana ou em outros horários. 

É possível fazer testes e, é claro, monitorá-los, para identificar o que dá e o que não dá certo.

Aproveite as dicas!

Ao fim dessas 7 dicas que separamos para você, é bem provável que seja possível reverter a queda de alcance de suas publicações e, de quebra, melhorar as suas métricas.

Tudo envolve planejamento e monitoramento constante de suas ações. É claro que, de primeira, nem tudo vai dar certo, mas com o tempo as coisas vão se ajustando, e os resultados vão chegando a suas redes sociais.

Basta, então, ter paciência e cuidado. Siga essas 7 dicas e nos conte os resultados que vão surgir, hein?