Loading...Loading...
1

Como se tornar um digital influencer de sucesso? Confira o que é necessário

By Pingback

Last update 4 months ago7 Min.

Que a internet possibilitou inúmeras oportunidades de conseguir emprego já sabemos, entretanto os mais renomados empregos da rede geralmente estão relacionados com novos postos de trabalho. Você sabe como se tornar um digital influencer de sucesso?
O termo é novo, mas atualmente existem várias pessoas que trabalham dessa forma, e seus ganhos podem surpreender. Essa é uma forma nova de trabalhar no mercado, no entanto, é a aposta de muitos, principalmente de jovens.
Vamos aqui tratar mais sobre esse mundo, que é bem extenso e é considerado um dos pilares para o marketing atual, afinal, diversas marcas contratam esses influenciadores para conseguir divulgar produtos, promoções e serviços.

O que é e o que faz um digital influencer?

A palavra define muito bem. São influenciadores. Eles conseguem fazer com que pessoas comprem de certo produto com mais frequência e por esse motivo são tão requisitados.
No entanto, não é uma forma de convencer o cliente diretamente a comprar algo. Tudo se baseia na relação de confiança que o influencer possui com seu público.
Veja, caso uma pessoa tenha mais de 10 milhões de seguidores no Instagram, já imaginou a quantidade de pessoas que ficariam sabendo de uma marca que deseja divulgar? O aumento das vendas poderia representar algo muito grande para uma empresa e é por esse motivo que muitas vezes eles são contratados.
Eles fazem propagandas de forma normal, apenas mostram o produto ou que utilizam ele. Assim, quem vê fica ciente de que aquele produto em específico é bastante útil.

Quanto ganha um digital influencer?

Esse valor não pode ser bem estipulado já que cada um dos profissionais poderá receber valores diferentes de acordo com seu alcance. Geralmente, no Brasil, o valor terá viração de R$ 50.000,00 até R$ 150.000,00 reais por cada campanha feita.
Esse valor é referente a influenciadores que trabalham no Youtube, mas existem várias formas de trabalhar com isto em outras redes sociais.
Geralmente, canais menores, mas que já possuem uma boa base de seguidores consegue de 1 mil reais até 5 mil por mês.
Não se prenda ao valor, o passo correto deve ser dado para que se consiga maior destaque nesse mundo, que já é bem extenso.

Quais as vantagens de ser um digital influencer?

É um trabalho como qualquer outro e, portanto, existem pontos positivos e negativos. É claro, principalmente para pessoas que gostam da ideia de “fama” é mais simples optar por esse método.
  • Primeiramente, você terá liberdade para editar e fazer o que bem entender com o conteúdo que desejar criar, ele fica totalmente a seu critério;
  • Poderá trabalhar de qualquer local, até mesmo em uma viagem de férias poderá fazer algo, mesmo que de maneira mais leve;
  • Poderá vender produtos de outras empresas, conseguir patrocínio e bastante dinheiro;
  • Terá acesso a recursos bem estimulantes, conforme progredir.
Essas vantagens dizem muito a respeito da qualidade do conteúdo que você oferecerá. Sim! Todo digital influencer trabalha com a produção de algo, quanto melhor for, mais fácil será de conseguir alcance e crescer no mercado.

E quais as desvantagens de se tornar um digital influencer?

As desvantagens são claras. Nem sempre o caminho para chegar ao topo é fácil, até porque já existem várias pessoas interessadas em certos itens.
As maiores desvantagens estão ligadas, principalmente a privacidade e a grande quantidade de trabalho que surgirá.
Apesar de ser possível ganhar muito, alguns dos influencers mais famosos afirmam que seu trabalho é tão extenso que nem mesmo aguentam continuar por muito tempo, mais uma prova que é necessário bastante esforço.

9 passos para se tornar um digital influencer de sucesso

Se não se intimidou com as desvantagens, essa é com certeza uma das oportunidades que poderá ter para ganhar mais espaço no mercado.
Vamos a seguir passar 9 dicas para que consiga o tão sonhado objetivo de ser um digital influencer.

1. Define e atue em um nicho do mercado

Estar no mercado é saber se colocar da maneira correta. Então, antes de começar a trabalhar com conteúdo saiba exatamente com o que deseja trabalhar.
Atualmente alguns nichos ganham mais destaque que outros. O humor, por exemplo, ganhou muita relevância em pouco tempo e pode ser algo para apostar. Entretanto, existem outras formas de conseguir público.
Ciência, religião, reviews e muitos outros conteúdos conseguem se mostrar extremamente importantes.

2. Compreenda as dores de seu público

Como em qualquer estratégia no mercado, entender seu público é tão importante como criar. Estar atento a aquilo que eles gostam ou necessitam, essa é a ideia de compreender as dores do público.
Quase sempre é possível fazer uma análise bem centrada desses itens, no entanto, às vezes é fundamental fazer uma pesquisa aprofundada porque assim será mais fácil conhecer as pessoas para quem produz.

3. Priorize as suas habilidades

De nada adianta começar a ser um digital influencer se trabalhar com algo que não vai bem. Essa dica é bem específica. A melhor forma de crescer é trabalhando com aquilo que gosta, com aquilo que sabe fazer da melhor maneira possível.
Talvez existam outras pessoas com tais habilidades, porém, com o tempo, terá mais facilidade em lidar com elas, estruturando melhor ainda suas qualidades e vantagens frente a outros produtores do mesmo nicho.

4. Crie conteúdo de qualidade

Esse é um ponto que não deve ser esquecido, afinal, a qualidade é com toda certeza aquilo que prende as pessoas, seja em um vídeo, um texto e até mesmo em imagens.
Esteja preparado para criar algo bom e consistente, porque existem muitos conteúdos pela internet que entregam apenas por entregar, para não perder a frequência. Não faça isso!

6. Procure ser consistente em suas postagens

Chega certo momento em que é necessário abrir uma rede de consistências boa. Estamos falando aqui de postar um conteúdo a cada período de tempo específico, principalmente se está começando esse processo é trivial.
No que ajuda? Bem, basicamente, quando chegar o dia de novas postagens, vídeos e afins, as pessoas que seguem e acompanham saberão e será mais fácil entrar em contato com elas, além de ser mais organizado para você mesmo trabalhar.

7. Atue com marcas locais

Elas podem gerar um tráfego importante para seu perfil, seja no Youtube, Instagram ou Facebook. Atuar com marcas locais será mais simples, a comunicação é menos estressante e se consegue elaborar algo maior e mais concreto.
De toda forma, elas, para você que está começando, são a base para que consiga dinheiro e cada vez mais prestígio.

8. Procure participar em eventos

Não existe nada mais importante para uma empresa que está em um evento que possa conceder prêmios e afins. Para digitais influencers estar nesses locais é ainda mais importante.
É uma forma de divulgar para seus possíveis seguidores e também para empresas que desejam fazer parcerias, muitos não prestam atenção, mas é basicamente assim que acontece!

9. NÃO compre seguidores!

Existem alguns influenciadores que relataram que compraram seguidores no início da carreira, mas eles mesmo afirmaram que tudo não serviu para nada, na verdade, um gasto de dinheiro!
O trabalho dessas pessoas é construir conteúdo de uma forma que chame atenção, não adianta em nada comprar a audiência, porque em certo momento ela poderá surgir. De forma mais simples, ganhe seus seguidores a partir daquilo que consegue oferecer!
Comprar é tornar muitos profissionais obsoletos, já que quase nunca necessitam fazer um bom conteúdo!

Esteja atento às regras dos algoritmos das redes sociais

Facebook, Instagram, LinkedIn, Youtube. Você sabe o que essas redes possuem em comum? Bem, elas são as maiores do mundo, entretanto, se há algo que ganha destaque para influenciadores é os algoritmos.
Eles são responsáveis por criar algo mais consistente e levar conteúdo de qualidade para certas pessoas. Isso é possível graças às regras, quanto mais o conteúdo parecer relevante para a plataforma e para o usuário, mais fácil fica de conseguir alcance.
Cada rede social tem seu algoritmo e geralmente ele está ligado com a produção de diversos conteúdos e não apenas de um. Ou seja, para ficar bem ranqueado nesses locais é fundamental que mantenha uma frequência de posts, como já foi citado aqui!

Conclusão

Se a sua pergunta era: “como se tornar um digital influencer de sucesso?” A resposta está definitivamente nesses passos citados aqui.
Cada um deles representa um ganho para certo segmento, alguns mais que outros. No entanto, com toda certeza a melhor forma é criar uma estrutura que credibilize todos os itens citados aqui.
Então, ficou interessado na nova forma de trabalho oferecida pela internet? Cada dia mais essas novidades ficam mais em foco, novas pessoas se aventuram por esse mundo. Ser um digital influencer de sucesso é com certeza é um trabalho extenso, mas para muitos, prazeroso.