A Bossa Nova de João
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A Bossa Nova de João

A acentuação rítmica das sílabas tônicas nos tempos fortes da música e o uso exagerado de vibratos, características do samba-canção, eram recursos muito utilizados pelo baiano João Gilberto em 1950, quando crooner da banda Garotos da Lua, mas...

Gesiel
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A acentuação rítmica das sílabas tônicas nos tempos fortes da música e o uso exagerado de vibratos, características do samba-canção, eram recursos muito utilizados pelo baiano João Gilberto em 1950, quando crooner da banda Garotos da Lua, mas sua vida iria mudar quando em uma noite de 1957, no Rio de Janeiro, Tom Jobim o viu tocar de maneira diferente e o convidou para participar da gravação do disco “Canção do Amor Demais”, interpretado por Elisete Cardoso. Neste LP em duas canções (Chega de Saudade, Outra Vez), João Gilberto empresta seu genial dom ao violão e em 1958 grava seu primeiro álbum, que será o marco inicial da Bossa Nova, Chega de Saudade, interpretada neste vídeo pelo seu grande parceiro musical Tom Jobim, em um memorável show na cidade de Montreal em 1986.


Com uma interpretação vocal quase sussurrada, que traz uma característica de intimidade entre o interprete, a canção, o violão e o público, fica consagrado através da canção “Desafinado” o termo Bossa Nova que simplificava o samba e trazia densidade e sofisticação a harmonia. Criava assim um novo padrão à música brasileira fazendo quase um diálogo entre voz e violão, que a partir daí deixava de ser um instrumento coadjuvante para ter papel principal nas músicas, fazia desta maneira suas produções parecerem música de câmara.  

Era a voz que conduzia a música, e o casamento era tão bem feito entre esta e o violão que muitas vezes sem imprimir força ou volume, sem usar vibratos, de maneira suave, imitava um instrumento de sopro, como um trombone em “Aos Pés da Cruz”, ou até mesmo um assobio, e de maneira explícita, o ritmo, a harmonia, a batida do violão e o modo de cantar ficaram conhecidos por todo o mundo.

Ele conseguiu dar flexibilidade as frases, encurtando ou colocando versos fora do lugar, e com elasticidade, o violão o alcançava, ou esperava, para seguirem juntos até o fim da canção. Não era apenas a harmonia em contraponto, era o casamento perfeito entre as cordas do violão e as cordas vocais de João Gilberto que fez o mundo reconhecer como genial a Bossa Nova de João.

REFERÊNCIAS:

Disponível em: http://www.sunrisemusics.com, acessado em: 26/05/14.

Disponível em: http://acervo.estadao.com.br, acessado em: 26/05/14.

Disponível em: http://www.scielo.br, acessado em: 26/05/14.