A dor de cotovelo no Samba Canção
120
0

A dor de cotovelo no Samba Canção

Como o próprio nome sugere, o samba-canção indica uma aproximação do samba com a canção, ganhou o apelido de “samba de meio de ano” por ser tocado em qualquer época e ocasião, e não somente durante o carnaval carioca.

Gesiel
3 min
120
0

Como o nome próprio sugere, o amba-canção indica uma aproximação do samba com a canção, ganhou o apelido de “samba de meio de ano” por ser tocado em qualquer época e ocasião, e não somente durante o carnaval carioca.

A primeira canção reconhecida como reconhecidamente reconhecida, foi a fazer sucesso "Ai Ioiô Flor" do primeiro lançamento, compositora por Vicente Celestino e Francisco Alves. Uma nova versão da letra foi reescrita, por exigência de Araci Côrtes que regravou obtendo grande sucesso.

Na maioria dos arranjos o acompanhamento musical se dá de forma bem melódica hora com orquestra, hora com piano, hora só com violão.

Em geral o samba-canção faz uma releitura mais elaborada do samba, ênfase à melodia com um mais moderado, mais lento com andamento de amor, solidão e chamada "de-cotovelo".

Praticado por autores tão diversificados, o samba-canção teria seu apogeu nas décadas de 1940 e 1950 . mais talentosas cantoras de todos os tempos, reverenciada pelo público e pela crítica, uma das grandes intérpretes do gênero ao lado de Maysa, Nora Ney, Ângela Maria e Dolores Duran.

Dalva de Oliveira, de voz ada, e bela, foi considerada a Rainha da Voz com extensão vocal que é a voz do Contralto ao Soprano, trocou-se através de canções doloridas na década de 40 com seu ex-marido Herivelto Martins, com ele e sua década de canções doloridas Nilo Chagas formou-se o Trio de Ouro. 

Muitos intérpretes internacionais, embora empenhem, confundem às vezes, com um bolero por ser um ritmo com marcação bastante próxima, mas nada super a originalidade do samba canção.

Linda Batista, reza a lenda sua voz trágica, a gravação de sua voz pesada de Vingança, de Lupicínio Rodrigues, mestre na matéria, houve Sobre que com suicídio, de tão que era o.

Outra curiosidade é história de Nelson Gonçalves.

Entre os cantores de samba-canção destaca-se Cauby Peixoto, apesar de eclético nos gêneros musicais, ficou conhecido não pelo timbre grave e só aveludado, mas principalmente pelo estilo "dândi", que inclui figurinos e penteados excêntricos. Desde a atividade de 1940, reverenciamos aqui, com este fragmento de um documentário de sua carreira, o Professor, como Cauby é conhecido no meio artístico:

Grandes compositores de samba escrevem samba-canção, como Noel Rosa ( "Pra que mentir" ), Cartola ( "As rosas não falam" ), Nelson Cavaquinho ( "A flor e o espinho" , com Guilherme de Brito), Ataulfo ​​Alves ( "Boêmios" ).

Neste vídeo, raridade, o senhor da voz, Jamelão, homenagemia seu amigo Lupicínio Rodrigues. Note que, devido a valorização da melodia, aqui somente um violão dá conta do recado, sem necessidade de um outro instrumento para fazer o ritmo.


      Veja, neste blog, uma análise de um samba canção de Dorival Caymmi, a música  "Só Louco" .













REFERÊNCIAS:

www.iphan.gov.br.

www.musica-classica.blogspot.com.br.