Cultura Vocal
30
0

Cultura Vocal

                                                                        Diferentes grupos vocaisUma breve análise de três grupos vocais de localidades e culturas distintas, cada um com sua riqueza, com sua história, com repertório e aspectos ...

Gesiel
1 min
30
0

                                                                        Diferentes grupos vocais

Uma breve análise de três grupos vocais de localidades e culturas distintas, cada um com sua riqueza, com sua história, com repertório e aspectos dramáticos musicais propriamente seu, usando a música para mostrar a sua cultura.

                                                                               Triste berrante


Esta é uma canção regionalista de Adauto Santos, um ícone da música sertaneja brasileira, e traz em si um saudosismo do interior dos estados de São Paulo e Minas Gerais, aqui cantado pelo Coral Misto da Universidade de Goiás, com um arranjo da regente Renate Stephanes Soboll, que trabalhou o contraponto e a polifonia, dando um toque especial na ideia do sertanismo ao usar uma viola caipira para o acompanhamento musical.

                                                                                   Evolution of Music


Este quinteto, Pentatonix, é um grupo norte americano que tem em suas músicas a alegria da música contemporânea, porém, neste medley, eles mostram a evolução da música, como o próprio título da canção já diz, começando na música do Século 11, passando por todos os períodos da música erudita até chegar nas canções modernas, que fazem uso de recursos tecnológicos, e, obviamente, mais conhecidas do público alvo deste grupo. Fazendo uso de uma divisão de vozes bastante interessante onde hora cantam uníssono, hora fazem uso da polifonia, hora exageram do baixo-profundo, hora abusam do agudo em falsete, eles conseguem atrair ouvintes de todas as idades cantando um repertório que agrada a todos, observem que em quase todas as canções há um dos integrantes imitando um beat box, típico hábito dos jovens norte americanos.

                                                                                           Fausto


Fausto é uma ópera de Charles Gounod, escrita no romantismo e baseada na peça literária “Fausto” de Goethe. No terceiro ato há uma encenação do retorno dos soldados da guerra, “Marcha dos Soldados”, realizada em praça pública.  Composta por um coral masculino, é basicamente em uníssono, e onde acontece uma abertura de voz mantém-se homofônica, ou seja não há polifonia. Esta música nos traz a ideia dos cantos nacionalistas que têm em si a intenção de alegrar a nação em uma canção de massa sem grandes saltos intervalares. É bom lembrar que no período romântico houve uma forte tendência nacionalista nas produções artísticas.  

REFERÊNCIAS:


http://museudacancao.blogspot.com.br

http://nsantanna.blogspot.com.br