Viola Spolin e seus jogos teatrais
10
2

Viola Spolin e seus jogos teatrais

Viola Spolin nasceu em Chicago em  7 de novembro de 1906. Autora e diretora de teatro, é considerada por muitos como a avó norte-americana do teatro improvisacional. Ela criou uma metodologia de atuação e conhecimento da prática teatral que e...

Gesiel
2 min
10
2

Viola Spolin nasceu em Chicago em  7 de novembro de 1906. Autora e diretora de teatro, é considerada por muitos como a avó norte-americana do teatro improvisacional. Ela criou uma metodologia de atuação e conhecimento da prática teatral que está presente em todos os fundamentos da atual comédia norte-americana, inclusive no Stand-up Comedy.

Spolin desenvolveu o método conhecido como jogos teatrais inspirada, entre outros, por Neva Boyd, importante educadora de Chicago, que desenvolveu seu trabalho a partir dos jogos recreativos praticados com as levas de imigrantes que chegaram, durante a grande depressão. De certa forma Viola sistematiza a prática teatral a partir de princípios teatrais defendidos e praticados por Brecht e Stanislavsky, conforme explica  Ingrid Koudela, introdutora e principal propagandista do sistema de jogos teatrais no Brasil.

Spolin é autora de um enorme número de textos para improvisação. Seu primeiro livro Improvisation for the Theatre, traduzido por Ingrid Koudela e Eduardo Amos, tornou-se o livro de referência do movimento de teatro improvisacional e de Jogos Teatrais.

Ao trabalhar como supervisora dramática para a seção de Chicago do Works Progress Administration's Recreational Project (WPA), entre 1939-1941, Spolin sentiu a  necessidade de desenvolver um sistema que facilitasse o treinamento teatral e que pudesse cruzar as barreiras étnicas e culturais dentro do WPA. No relato de Spolin, os ensinamentos de Boyd promoveram um treinamento extraordinário no uso de jogos, contação de histórias e danças folclóricas que puderam servir como ferramentas que estimulam a expressão criativa em crianças e adultos através da auto-descoberta e da experiência pessoal.

Construindo os jogos teatrais a partir da experiência de Neva Boyd, Viola respondeu pelo desenvolvimento de novos tipos de jogos que focam na criatividade individual, adaptando e focando o conceito de jogo como chave para abrir a capacidade de auto-expressão criativa. Estas técnicas foram mais tarde formalizadas sob o nome de Jogos Teatrais ou Theater Games.

Os jogos teatrais não são apenas brincadeiras, mas uma preparação e vivência da prática teatral, onde estruturas operacionais (O QUE, O QUEM, O COMO) procuram possibilitar a experiência das convenções da interpretação teatral e de suas técnicas na forma de vivências de jogos de teatro. Cada jogo é construído a partir de um FOCO específico, desenvolvido a partir de instruções e regras que levam o jogador a desenvolver formas da arte teatral. Sua base é a experiência prática e social do grupo e do ator, onde são fisicalizadas as possíveis experiências. Procura-se, com os jogos teatrais, desenvolver uma forma de prática teatral que não seja elaborada apenas na mente do ator ou jogador, mas por sua vivência improvisacional.

A mim parece que o pensamento central, ou pensamento propulsor, que levou Spolin a buscar e desenvolver seus métodos foi a constatação de que para o jovem o jogo parece oferecer um incentivo maior para a realização de quaisquer atividades, mais do que qualquer outro.

Os métodos de Viola Spolin nos mostra  que o teatro pode ser  feito por qualquer pessoa que não necessariamente tenha algo a ver com ele, e que pode sim aprender a atuar e ter uma experiência criativa pelo teatro, ou seja, fazer teatro não tem nada a ver com talento.

O que ela nos passa é que ninguém sabe nada e que todo o conhecimento sobre atuação passa pela experimentação, pelo improviso, tornando todo o ato uma ação de criatividade.

Viola Spolin morreu em 22 de novembro de 1994 em Los Angeles, e em seu livro Improvisation for Theater, Teorias e Fundamentos, pg3, deixa a seguinte sentença:


“Qualquer um pode atuar, qualquer um pode improvisar, qualquer um pode adquirir as habilidades e competências para ser o senhor dos palcos”.




Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jogos_teatrais. Acessado em 15/03/2013.

Disponível em:  http://www.revistafenix.pro.br/vol24robson.php.Acessado em 15/03/2013.