Salvação e Graça - Como saber se sou salvo?
9
0

Salvação e Graça - Como saber se sou salvo?

Graça é algo bom que é dado, não porque quem a recebe a merece mas porque quem dá é generoso

Bruno Braga
5 min
9
0

A Graça

Email image

Deus nos oferece a salvação de graça, mas antes de falarmos a respeito da salvação, é necessário entender o que significa graça.Graça é um favor não merecido. 

Graça é algo bom que é dado, não porque quem a recebe a merece mas porque quem dá é generoso. Por exemplo: Quando alguém oferece um presente de graça, significa que quem o recebe não tem de pagar pelo presente nem se esforçar por merecê-lo. Já, se você recebe por algo qual você precisou trabalhar ou fazer algo para conseguir, já não é mais de graça, mas sim salário, certo? 

É assim a graça a de Deus, todo o trabalho foi feito na cruz por Jesus, que tomou o meu lugar e o seu, para distribuir de graça para nós a sua salvação eterna.

Nesse tempo de pandemia, vemos muitas pessoas pregando que: "Você deve se acertar com Deus, precisa parar com isso e aquilo, se não, não conseguirá alcançar a salvação". Ouvir isso de um crente, é muito triste, pois é uma idéia onde revela que a pessoa que ainda acredita que por suas obras é capaz de salvar a sí mesma, ou ainda, pensar que a obra de Jesus precisa de uma forcinha pra ser completa.

Porquanto, se é pela graça, já não o é mais pelas obras; caso fosse, a graça deixaria de ser graça. Rm 11:6

Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie; Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas. Efésios 2:8-9

Ninguém por sua própria força consegue apagar seu pecado e se purificar para entrar no Céu. Por mais que tentamos ser bons, não conseguimos evitar todo o pecado em algum momento cometeríamos alguma transgressão, e qualquer transgressão já seria o suficiente para nos trazer condenação.

Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna por intermédio de Cristo Jesus, nosso Senhor! Rm 6:23

A salvação:

Email image

Em verdade, em verdade vos asseguro: quem ouve a minha Palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida João 5:24

Então levou-os para fora e perguntou: "Senhores, que devo fazer para ser salvo?" Eles responderam: "Creia no Senhor Jesus, e serão salvos, você e os de sua casa".
Atos dos Apóstolos 16:30-31

Eu lhes dou a vida eterna, e elas jamais perecerão; ninguém as poderá arrancar da minha mão. João 10:28

Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir,
Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor. Romanos 8:38,39

Depois desses versículos ainda possui dúvida a respeito da salvação?
Depois de ela afirmar que se você crer na obra de Jesus Cristo na cruz, você é salvo?
Depois da palavra afirmar que NINGUÉM pode arrancar você das mãos de Deus? 
Depois dela afirmar que NADA vai te separar do amor de Deus?

O Pecado

Email image

Se declaramos que não temos pecado algum enganamos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar todos os pecados e nos purificar de qualquer injustiça. Se afirmarmos que não temos cometido pecado, nós o fazemos mentiroso, e sua Palavra não está em nós. 1 João 1:8-10

O pecado na vida do cristão deve ser acidental, um acidente que gera constrangimento, arrependimento, mudança, pois como posso eu dizer amar a Deus e escolher diariamente viver uma vida de pecado? Percebe como fica incompatível?  O pecado não pode mais ser um estilo de vida para nós como era quando não criamos em Jesus, onde não sentíamos nem o incomodo ao pecar, mas sim um eventual tropeço, regado de arrependimento e dependência de Deus.

As Obras

Email image

Obras são feitos ou trabalho, realizado por Deus ou por pessoas. As obras de Deus são conhecidas pela sua grandeza (Salmos 92:5), eficácia e sabedoria. Tudo que Deus realizou foi excelente (Salmos 111:3), perfeito e maravilhoso (Salmos 139:14). Como executor de todo universo, nada foge ao conhecimento ou do controle do Senhor. Nada é difícil demais para Ele fazer (Jeremias 32:17).

As obras humanas, por sua vez, podem ser boas ou ruins. Porém Deus espera boas obras de Seus filhos e já as preparou mesmo antes que o Seu povo as faça (Efésios 2:10). As boas obras são fruto de um coração que crê e confia no Senhor. 

As atitudes revelam um pouco da essência de quem somos. Por isso, precisamos crer (sem fé não conseguimos agradar a Deus) e manifestar na prática a nossa fé (boas obras). A fé sem boas obras é morta (Tiago 2:24-26). Portanto, na vida do cristão, fé e obras devem ser aliadas.

Mas o extremo disso não é bíblico: as obras não salvam ninguém. Nossa salvação veio pela graça de Jesus (Efésios 2:8) e seremos justificados pela obra de Cristo na cruz, no nosso lugar (Romanos 3:20).  

As pessoas também podem ser reconhecidas por aquilo que costumam fazer. Através dos seus "frutos" ou práticas, cada indivíduo revela o seu caráter (Mateus 7:16). 

Algumas obras dos homens são repugnantes para Deus (Salmos 115:4)

Jesus conhece as obras do Seu povo (Apocalipse 2:19) e deseja que a nossa fé produza frutos de justiça. 

Imagine uma locomotiva com seus vagões, quem puxa os vagões é a locomotiva e não o contrário, é assim com as obras, por causa da fé em Cristo é que realizamos as boas obras que Deus preparou para nós.

Desejo de todo o coração que você se entregue e descanse na graça de Deus, crendo que Jesus levou todos os seus pecados lá na cruz, que a obra DELE é mais que suficiente para te justificar, e que nada que você possa fazer vai apagar o que ELE fez, pois a obra dele é insuperável. Creia no Senhor Jesus de todo o seu coração.

Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?
Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas?
Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica.
Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós.
Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?
Como está escrito:Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia;Somos reputados como ovelhas para o matadouro.
Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.
Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir,
Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.
Romanos 8:31-39