Talibã reivindica vitória contra resistência de Panjshir
1
2

Talibã reivindica vitória contra resistência de Panjshir

  O Taleban afirmou na segunda-feira ter capturado o vale de Panjshir, reduto do movimento de resistência anti-Taleban liderado por Ahmad Massoud e o ex-vice-presidente afegão Amrullah Saleh. A Frente de Resistência Nacional (NRF) contestou a...

Sagran Carvalho
4 min
1
2
AHMAD SAHEL ARMAN / AFP via Getty
AHMAD SAHEL ARMAN / AFP via Getty

  O Taleban afirmou na segunda-feira ter capturado o vale de Panjshir, reduto do movimento de resistência anti-Taleban liderado por Ahmad Massoud e o ex-vice-presidente afegão Amrullah Saleh. A Frente de Resistência Nacional (NRF) contestou as reivindicações do Taleban e prometeu continuar lutando.

  “A província de Panjshir, o último reduto do inimigo mercenário, foi completamente conquistada”, disse o porta-voz do Taleban, Zabihullah Mujahid , via Twitter na manhã de segunda-feira.  

  “A alegação do Talibã de ocupar Panjshir é falsa”, respondeu a NRF em seu próprio tweet.  

“As forças da NRF estão presentes em todas as posições estratégicas do vale para continuar a luta”, afirmou a resistência. “Asseguramos ao povo do Afeganistão que a luta contra o Taleban e seus parceiros continuará até que a justiça e a liberdade prevaleçam.”

  No entanto, Massoud também disse no domingo que seus combatentes estariam dispostos a depor as armas se o Taleban interromper seus ataques e se retirar do vale.

  A NRF admitiu na segunda-feira, que seu porta-voz Fahim Dashti foi morto no Vale Panjshir no fim de semana, mas disse que Massoud e Saleh sobreviveram aos ataques do Taleban à suas residências. A resistência afirmou em resposta que suas forças mataram o principal comandante militar do Taleban no norte do Afeganistão.  

“Fahim Dashti era um amigo e irmão. Ele defendeu a liberdade de expressão e seus ideais e morreu como um herói por sua pátria! ” disse o líder da resistência Ahmad Massoud.

  Dashti era jornalista e político, e  sobrinho de Abdullah Abdullah , e quase derrotou o presidente Ashraf Ghani nas últimas eleições, tornando-se uma espécie de co-presidente ao final do governo de Ghani, tendo negociado com o Talibã, afim de obter alguma representação para funcionários do antigo governo no novo regime teocrático.   

  Essas negociações aparentemente terminaram no fim de semana, quando o Taleban rejeitou a pressão da comunidade internacional, anunciando que Abdullah, junto com o ex-presidente Hamid Karzai e outros funcionários, não teriam lugar no novo governo. O Taleban acrescentou que não vai mais garantir a segurança física de Abdullah ou Karzai, que se refugiou na casa de Abdullah. 

  A referência da NRF aos “parceiros” do Taleban, pode ter sido uma alusão aos relatos de que Dashti foi morto por um ataque de drones do Paquistão, que a resistência alega estar ajudando o Taleban com drones e helicópteros de ataque. A NRF também afirma que os combatentes da Al-Qaeda uniram forças com o Taleban para conquistar o vale de Panjshir. 

Movimento de resistência afegã e forças do levante anti-Talibã montam guarda no topo de uma colina na área de Astana de Bazarak na província de Panjshir em 27 de agosto de 2021. (AHMAD SAHEL ARMAN / AFP via Getty Images)
Movimento de resistência afegã e forças do levante anti-Talibã montam guarda no topo de uma colina na área de Astana de Bazarak na província de Panjshir em 27 de agosto de 2021. (AHMAD SAHEL ARMAN / AFP via Getty Images)

  O governo do Irã na segunda-feira também acusou o Paquistão de ajudar o Taleban a conquistar o vale de Panjshir. O Ministério das Relações Exteriores iraniano “condenou nos termos mais veementes” os ataques do Paquistão e do Taleban contra a resistência afegã,  pedindo uma investigação internacional sobre as ações do Paquistão.  

  O Daily Mail do Reino Unido citou relatos de testemunhas oculares de que os combatentes do Taleban que invadiram Panjshir portavam “ armas abandonadas pela retirada das forças dos EUA”.  

  O Times of London também citou relatos de que armas americanas capturadas foram utilizadas na conquista de Panjshir, e alguns membros da resistência capturados pelo Talibã foram fotografados usando algemas americanas.

Deve-se observar que é difícil obter informações verificadas do teatro do Panjshir, pois a Internet e os sistemas de comunicação foram interrompidos. O Taleban tem sido hostil aos repórteres na área e uma grande quantidade de desinformação foi distribuída por ambos os lados.

  Saleh, o ex-vice-presidente afegão que ajudou a liderar a resistência, pediu no domingo que as Nações Unidas intervenham e impeçam o Taleban de massacrar a NRF e causar uma catástrofe humanitária em Panjshir. Ele estimou que pelo menos 10.000 afegãos deslocados, fugiram para o vale depois que o Taleban capturou Cabul, juntando-se a 250.000 pessoas que já viviam lá.  

“Pedimos às Nações Unidas e à comunidade internacional que façam o possível para evitar o ataque do Taleban à província de Panjshir e encorajem e negociem uma solução política para garantir que milhares de civis deslocados e hospedeiros sejam salvos” - “Se nenhuma atenção for dada a esta situação, uma catástrofe humanitária e de direitos humanos em grande escala - incluindo fome e matança em massa, até mesmo o genocídio dessas pessoas - está se formando”, disse Saleh.

Com informações  do Daily Mail, AFP, Breitbart e Times of London.

Torne-se um apoiador do Café no Front pelo PIX sagrancarvalho@gmail.com

Inscreva-se e receba nossos artigos. Siga-nos nas redes sociais, estamos no Twitter, Instagram e Facebook: @cafenofront