Porque ler ficção científica?
6
0

Porque ler ficção científica?

Essa não é uma pergunta nova. Mas, tentarei dar a minha própria contribuição ao tema! Sua cinestesia literária, vai começar

David Avelar - Literatura
5 min
6
0

Cheiro de Livro - Sua cinestesia literária, vai começar!

&nbsp; Fonte:<i>&nbsp;Pxfuel- Free for commercial use, DMCA Contact Us (pxfuel@gmail.com).</i>
  Fonte: Pxfuel- Free for commercial use, DMCA Contact Us (pxfuel@gmail.com).

Essa não é uma pergunta nova. De forma alguma, inúmeros grandes autores e pesquisadores que trabalham com a literatura de ficção, também chamada de romance de entretenimento, a mais tempo do que eu tenho de vida, já responderam a essa pergunta! Não serei o pretencioso que diz ter a resposta definitiva, nem acredito que isso exista ou seja necessário! Mas, tentarei dar a minha própria contribuição ao tema.

Antes de mais nada porque ler ficção científica? Porque gosta e se diverte. Essa já é uma resposta completa e pode ser a única. E fim!

Óbvio que você não parou para ler esse artigo apenas para chegar a essa conclusão, mas tenham em mente que ler para se divertir já é a melhor resposta possível, entretanto se ainda assim deseja algo mais rebuscado, tentarei argumentar a favor desse gênero literário!

Antes de mais nada eu sinto que esse gênero contribui para lhe aproximar, direta ou indiretamente, do meio cientifico, da ciência e de uma visão mais lógica acerca do mundo! É importante enfatizar que no Brasil, como as universidades públicas são as responsáveis pela maior parte da produção científica brasileira (cerca de 95%), os autores nacionais de ficção científica também contribuem para aproximar o leitor dessas instituições, a partir das suas visões é claro!

Os autores que se debruçam sobre a ficção cientifica, têm um enorme apreço pela ciência. Todas elas: das ciências humanas, ciências exatas, ciências da natureza e ciências biomédicas!  Assim, essa valorização surge dentro da leitura, seja pelo seu protagonista que é um cientista de laboratório, um biólogo explorador ou um cientista de dados, que com seu conhecimento e um pouco de sorte, conseguem resolver os problemas da trama!

&nbsp; Fonte:<i>&nbsp;Pxfuel- Free for commercial use, DMCA Contact Us (pxfuel@gmail.com).</i>
  Fonte: Pxfuel- Free for commercial use, DMCA Contact Us (pxfuel@gmail.com).

Claro que as obras com foco maior nas ciências exatas e biomédicas se sobrepõem em número e repercussão em relação as demais. Temas como a exploração espacial, contatos interplanetários, desenvolvimentos de armas de destruição em massa ou mudanças tecnológicas sobre o cotidiano normalmente são os mais aclamados e reconhecidos dentro do público fiel, mas isso não exclui a importância das demais! 

Assim toda essa gama de conhecimentos acumulados ao longo da história da humanidade, que normalmente são restritos aos acadêmicos, são apresentados a todo o público em geral a partir da ficção científica! Que coisa mais maravilhosa é comprender de física ou biologia a partir de uma leitura que foi feita para se divertir e relaxar! A população, dos nossos jovens aos nossos pais, precisam conhecer, entender e compreender onde estamos, o que está acontecendo, como funciona o nosso mundo.

Em especial em uma era como a nossa, com uma grande onda de informação e desinformação (fake news) ter essa compreensão crítica nos permite navegar e discernir sobre o que é ou não verdade. Sem senso crítico e uma base sólida de verdade cientifica surge a ignorância. E com essa ignorância manifesta-se uma profusão de opiniões infundadas com base em preconceitos, além do desmerecimento do saber cientifico e acadêmico!

E pensar que, a partir da leitura de ficção cientifica, tudo isso pode ser contornado, em meio a diversão e desenvolvimento, ou treino se preferir chamar assim, do senso crítico!

Isso pode ser uma ação nossa: indicando um livro de ficção para um amigo, sem presunção ou preconceito; dando de presente ao seu pai uma obra que ele normalmente não leria; incentivando as nossas crianças, irmãos ou sobrinhos, a lerem um bom livro de ficção cientifica. Mas também deve ser coletiva e cobrada dos poderes públicos que tem essa obrigação e responsabilidade! Que devem fornecer boas bibliotecas públicas, municipais, regionais; subsidiar as periferias e os autores independentes as realizarem suas publicações; valorizar a produção cultural local; e dar a oportunidade de levar tais produções ao conhecimento público!

Um país que ajuda, que fomenta, na publicação de um livro, está ampliando a cultura do próprio povo! No meio cientifico e filosófico! Não tem como crescer economicamente, sem avanços científicos e culturais de toda a sua população!

Acredito que a ficção científica não seja o gênero mais importante, pelo simples fato que não existe um gênero literário mais importante. Porém é fundamental que sua leitura seja incentivada, bem como de demais vertentes literárias! Quero trabalhar para o seu reconhecimento e propagação!

Ao final, gostaria de enfatizar que não tento trazer uma resposta única, mas que acredito que a leitura de ficção científica é fundamental e pode proporcionar o incentivo da compreensão do saber científico, do saber cultural!

&nbsp; &nbsp; Fonte:&nbsp;<i>Pxfuel- Free for commercial use, DMCA Contact Us (pxfuel@gmail.com).</i>
    Fonte: Pxfuel- Free for commercial use, DMCA Contact Us (pxfuel@gmail.com).

Inclinar-me a deixar como indicação três obras de ficção científica que me marcaram bastante:

Infanto-Juvenil: A Reforma da Natureza -  Monteiro Lobato

Jovem: O Fim da Infância, de Arthur C. Clarke

Adulto: A mão Esquerda da Escuridão de Ursula K. Le Guin

- Se você deseja ser um embaixador da literatura, se inscreva para receber meus artigos semanais, mostre aos seus amigos e não esqueça de dar o ping (curtir) para valorizar meu artigo! Se você quiser e puder, considere contribuir assinando a mensalidade para a consolidação e crescimento do meu canal!

Fontes:

Física e Cultura, de João Zanetic;

Produção científica no Brasil: um salto no número de publicações;