Vale a Pena Jogar Assassin's creed 1 em 2022?
2
0

Vale a Pena Jogar Assassin's creed 1 em 2022?

Assassin's Creed 1 foi lançado em 2007, debutando nesse ano, quando a gente joga jogos de 15 anos a primeira coisa que vem a mente é se os gráficos ficarão muito datados mas nem de longe o problema do jogo foi esse. Os problemas que o jogo te...

A. L.
4 min
2
0
Email image

Assassin's Creed 1 foi lançado em 2007, debutando nesse ano (2022), quando a gente joga jogos de 15 anos a primeira coisa que vem a mente é se os gráficos ficaram muito datados, porém nem de longe isso incomoda. Os problemas que o jogo tem em 2022 são os mesmo que o jogo apresentou no ano de lançamento: história arrastada, jogabilidade quadrada e muita repetitividade porém vamos por partes...

Obs: Para ter uma experiência mais pé no chão de expectativas deixei de jogar a franquia desde 2020 e assim posso ter uma opinião menos viciada pelos sucessores da franquia;

História

No presente Desmond é um descendente da linhagem de assassinos com pais, na visão dele, paranoicos sobre uma possível guerra que durava gerações, aos 16 anos fugiu de casa para ter uma vida normal. Na fase adulta virou bartender e a empresa Absertergo o sequestrou, coagindo a entrar em uma máquina que o faria reviver através de seu DNA memória de seus antepassados e assim localizar um artefato perdido no tempo. Entrando na máquina ele começa a reviver as memórias de Altair por volta de 1191 em Jerusalém, período da terceira cruzada.

Altair é assassino de um credo que cometeu um arrogante erro, com isso ele é castigado pelo atual líder do credo e volta a ser apenas um novato em treinamento, com o fim do tutorial ele recebe a missão de matar 9 pessoas, todas as mecânicas e experiência do jogo tem a ver com essas 9 pessoas.

O final da linha no presente é fraquíssimo, no de Altair existe um plot até legal mas mal desenvolvido e arrastado como o resto da história. Poucos personagens são trabalhados e difícil existir algum apego com eles.

Obs2: Cutscene da história de como o jogo é contada é faz com que o jogador fique ainda mais distante da trama, é difícil ate de identificar como os personagens são.

Como o jogo funciona

No grosso do jogo Altair recebe ordens do líder do credo para matar pessoas influentes da ordem dos templários (a organização em guerra com o credo dos assassinos). São 9 pessoas no total, para chegar na missão de assassinato de cada uma é necessário fazer missões de investigação, pelo menos 3 de 6, como:

  • Roubar um alvo;
  • Coagir um alvo;
  • Matar alvos em um determinado tempo no stealth;
  • Escoltar outro assassinos;
  • ...

Essas missões são apresentadas no mini mapa mas para isso é necessário ter feito a famosa sincronização de torres. Subir em torres  é muito chato, a maioria são iguais e não apresentam um desafio de plataforma.

Existe até um número razoável de tipos de missões de investigação porém elas são simples demais, não apresentam desafios diferentes é tudo muito cru.

Parkour:

Porque não é Assassins Creed se não tiver parkour não é mesmo? Pra mim ainda é deveras impressionante o que eles fizeram para um jogo de gênero da época, o parkour é satisfatório na maior parte do tempo porém Altair é incapaz de pular em diagonal, o parkour quase sempre é feito em linhas retas, horizonal e vertical, talvez pela complexidade na época de programar um parkour mais fluido. Quando Altair arrisca a pular em diagonal pode esperar um pulo que não foi planejado. Mas os movimentos (em grande parte) são bem realistas!

Gráficos:

Talvez a melhor coisa que AC1 ainda possa oferecer, o ano é de 2007 porém jogando com uma resolução mais alta (1920x1080) fica tudo muito  aceitável, ainda consegue sim trazer uma imersão. O jogo se passa em 3 cidades diferentes, cada uma uma possui uma ambientação e filtro de imagem diferente. O número de NPCs e o tamanho e ground distance da ambientação impressiona!

Recomendo Jogar?

Recomendo sim em 3 casos:

  • Se você já ama a franquia e quer ter a própria experiência com o primeiro enredo;
  • Se já zerou os outros e ficar deixando de zerar esse causa um vazio no coração;
  • Nunca jogou nenhum e quer pegar a franquia do zero;

AC1 não é um bom jogo, na época do lançamento ele não era um bom jogo então não tem como eu recomendar. No fim como era uma IP nova parece que a Ubisoft tava testando a recepção pelo público e não quis investir muito no jogo. Isso fica mais perceptível quando o 2 lançou com poucos anos de diferença e com muito mais conteúdo

4/10