O vendedor atirador vs o vendedor sniper
0
0

O vendedor atirador vs o vendedor sniper

Mas esse vendedor está bem longe de ser um sniper!

Gustavo Almeida
2 min
0
0
Email image

Mas esse vendedor está bem longe de ser um sniper!

Quem é da época de Counter Strike 1.6 vai entender bem minha analogia, sabe aquela metralhadora que era chamada de "Rambo" que sempre tinha um maluco que à usava e saia atirando para todo o lado? Esse é o vendedor atirador.

Diariamente recebo e-mails de serviço oferecidos que não tem fit nenhum com uma startup como a minha, um grande exemplo foi um recebido esses dias, de uma empresa que faz brindes, onde no e-mail de prospecção mencionava "Como vocês trabalham com comida congelada, que tal dar uma bolsa térmica de brinde para seus clientes?"

Gentilmente respondi esse e-mail dizendo que a minha empresa era de tecnologia, que não trabalhávamos com comida congelada, e por sermos uma empresa que atende todo o Brasil e de crescimento muito agressivo ficaria inviável dar brindes físicos aos clientes. Eis que hoje recebo um follow-up do comercial dessa empresa, aquele tradicional follow-up querendo saber se eu consegui ver o e-mail ( que foi respondido ) e se eu topava um call. 

Esse é um exemplo em diversos que acontecem diariamente na mesma situação, ai eu fico me perguntando, essa empresa ou esse vendedor atirador, não seguem algum método ou processo de vendas? Aparentemente não né? 

Longe da minha pessoa querer ser "o cara" dos processos comerciais, porém como aprendi na raça, sempre fui exigente com o fato de saber fazer bem, e para uma pessoa que saiu do mundo 100% da TI e caiu de paraquedas em uma área comercial tendo que aprender vender do dia para a noite pois aquele negócio era meu e não dos outros, acabou me dando um nível de exigência maior em entender bem sobre inside sales, seja usando inbound ou outbound para me gerar leads.

Isso deixa uma questão grande na minha cabeça, os gestores comerciais não acompanham os métodos que seus SRD's ou até mesmo alguns closers estão utilizando? Não seria mais assertivo ser um vendedor "sniper"?

 O que seria o vendedor "sniper" na minha concepção? Ele também é um atirado, porém um atirado de elite! O cara que pesquisa sobre seu prospect, vê se realmente aquele negócio tem fit com o que ele vende, e tenta atirar no centro do alvo, fazendo com que realmente aquela prospecção venha a se tornar uma reunião ou melhor ainda, uma venda. Aquele cara que procura ser bom no que faz ainda mais se tratando de vendas, com skills bem hustler para vendas.  

A grosso modo pode parecer mais simples realmente, apenas sair enviando centenas de cold mails e só esperar que algum desses chegue na persona que procuramos, mas com isso ao invés de tornarmos o SDR um bom vendedor, vamos deixar ele apenas sendo um minerador de leads desqualificados, e sem desenvolver suas skills comerciais. 

Fica ai a reflexão, para você que é um Head comercial ou até mesmo para você que é o vendedor linha de frente, o que é melhor? ser o atirador ou o sniper?

Se curtiu me segue lá no instagram @cotidianodestartups