É hora do Carolina Panthers acordar
40
0

É hora do Carolina Panthers acordar

O revés ante o fraco Philadelphia Eagles acendeu o sinal de alerta na franquia e deixou claro que nem tudo vai tão bem quanto se imaginava. Se no lado defensivo o time segue apresentando consistência, não dá para dizer o mesmo do ataque.

Antony Curti
4 min
40
0
Email image

por Deivis Chiodini | @deivischiodini 

Na NFL as coisas mudam muitao rápido. Quem era até pouco tempo atrás alardeado como promissor pode se tornar criticável com uma velocidade acima da média. Isso passa pelo tamanho da temporada: com apenas 17 jogos por equipe, não existe muito tempo para fases ruins. Uma sequência de 4 derrotas pode custar inclusive uma ida aos playoffs. Não são raros os times que começam o ano empolgando e depois caem de produção de forma alarmante, deixando seu torcedor com um amargo gosto na boca.

O Carolina Panthers vive situação como essa em 2021. Depois de embalar três vitórias consecutivas, viu seu nível de jogo decair de forma abissal. A derrota para o Dallas Cowboys pode ser colocada como normal, mas a falta de competitividade já assustou. Porém, o revés ante o fraco Philadelphia Eagles acendeu o sinal de alerta na franquia e deixou claro que nem tudo vai tão bem quanto se imaginava. Se no lado defensivo o time segue apresentando consistência, não dá para dizer o mesmo do ataque.

Declarações estranhas complicam Rhule

Nada deixa um torcedor mais fulo que declarações ruins de seu treinador depois de uma derrota. Foi exatamente isso que Matt Rhule fez após perder para os Eagles. Depois de ver seu ataque derreter durante todo segundo tempo, anotando míseros 3 pontos e sofrer duas interceptações - o terceiro turnover veio no time de especialistas, que teve um punt bloqueado - ele culpou a defesa pela derrota, dizendo que uma equipe que tem a qualidade defensiva dos Panthers não pode tomar a virada como tomou. Detalhe: a unidade forçou dois turnovers e segurou uma conversão de quarta descida no segundo tempo, limitando Philadelphia à boa marca de 21 pontos.

Porém, na realidade paralela de Rhule, ele não deve ter visto o pobre trabalho do miolo de linha ofensiva dos Panthers, que foi dominado por Fletcher Cox e Javon Hargrave até o fim do jogo. Seu momento “Professor Pardal” também não foi dos melhores: por perder o left tackle Cameron Erving, ele inverteu Taylor Moton de lado e colocou o calouro Brady Christensen na direita. O detalhe é que o novato jogava na esquerda no college football. Qual a necessidade de se fazer uma salada dessas, quando bastava ter colocado Brady na esquerda e deixado Moton na sua posição original, na qual ele é um dos melhores da NFL? O grande defeito do esperto é pensar que é o único e Matt Rhule provou isso na semana 5.

O pior de Darnold vem à tona

O começo de temporada encantador de Sam Darnold começa a ficar no passado. Nas duas últimas partidas, os turnovers voltaram com força: 5 interceptações para o quarterback de Carolina, que fez um trabalho pobre protegendo a bola. Sim, o trabalho da linha ofensiva não foi bom, como já citado anteriormente. Todavia, se um quarterback só jogar bem na NFL quando não estiver pressionado, ele não vai jogar por muito tempo. É simples: em alguns jogos a pressão irá chegar e é preciso saber lidar com ela, trazendo produção mesmo nessas partidas.

Outro que merece um puxão de orelha é o coordenador ofensivo Joe Brady. Laureado vindo do college football como uma mente ofensiva inovadora e por diversas vezes apontado como um candidato a head coach na NFL num futuro próximo, Brady faz um trabalho pobre em 2021. O ataque é repetitivo e até a sequência de jogadas parece igual. Steven Nelson, cornerback dos Eagles, disse sobre a interceptação que fechou o jogo contra os Panthers: “Esse cara (Robby Anderson) está alinhando neste lugar nessa formação o dia todo. Eu meio que li a jogada antes mesmo de acontecer e antecipei”.

Carolina precisa mudar o seu modus operandi rapidamente e voltar a encontrar consistência ofensiva, com planos de jogos e decisões melhores. Na NFC, a briga pelo Wild Card é muito dura e apresentando o nível de jogo das duas últimas semanas, a franquia não terá forças para brigar.

Become a Member