A importância do fracasso
0
0

A importância do fracasso

Obviamente o objetivo de quem se propõe a fazer algo, é alcançar sucesso. Suponho que ninguém comece qualquer coisa planejando falhar, porém as falhas ocorrem e, estatisticamente, numa proporção bem maior que os sucessos. Sabendo da possibili...

Darlan Lucas
2 min
0
0

Obviamente o objetivo de quem se propõe a fazer algo, é alcançar sucesso. Suponho que ninguém comece qualquer coisa planejando falhar, porém as falhas ocorrem e, estatisticamente, numa proporção bem maior que os sucessos. Sabendo da possibilidade de errar, por que não se preparar para quando isso ocorrer? A reflexão proposta aqui é para que percebam a importância do fracasso na jornada em busca do sucesso. É quase impossível chegar a este sem passar por aquele algumas vezes e, certamente, chega mais rápido quem entende as mensagens que o insucesso manda.

Uma frase atribuída a Einstein diz que é “insanidade fazer as mesmas coisas e esperar resultados diferentes”. A menos que determinadas ações te levem até onde pretendia chegar, não faz muito sentido repeti-las e, nesses casos, o fracasso manda seu principal recado: “Tem algo errado aí!”. Reveja o processo e retome a jornada! Entendo que a função primordial do fracasso seja justamente nos fazer pensar em todo o caminho percorrido e ajustar o que estiver fora do padrão.

Romário já perdeu pênalti, Tyson já foi nocauteado, Senna perdeu corridas, Jobs lançou produtos ruins, o Facebook não foi a primeira rede social do Zuckerberg, Elon Musk gastou alguns bilhões até conseguir que seu foguete desse ré e, não tenha dúvidas, todos os fracassos que tiveram os fizeram repensar e evoluir de alguma forma. Evidentemente isso não ocorre apenas com atletas e personalidades de alto nível, sequer ocorre apenas com celebridades, mas sim com todos os que se colocam em ação e iniciam algum projeto. Falhar nos mantém em constante melhoria, nos tira a soberba e nos mantém de pés no chão. O fracasso é apenas um pedágio que se paga no caminho para o sucesso e só fracassa, na verdade, quem não compreende isso e desiste!