A ascensão dos produtos de dados
15
0

A ascensão dos produtos de dados

Tenho visto o interesse em produto de dados aumentando cada vez mais. Mas San, o que é esse tal produto de dados ? E o que ele pode fazer por nós ?

Michael San Martim
0 min
15
0
Email image

Fala galerinha!! Tenho visto o interesse em produto de dados aumentando cada vez mais. Mas San, o que é esse tal produto de dados ? E o que ele pode fazer por nós ?

O que é um produto de dados?

Sempre explico para a galera de uma forma relativamente simples , produto de dados é a combinação de dados e algoritmos que visam melhorar o resultado entregue.

Produto de dados é a combinação de dados e algoritmos que visam melhorar o resultado.

Dito isso, vamos analisar algumas ferramentas que usamos no dia a dia identificando se são , ou não, produto de dados.

Gmail
Gmail, como todo mundo sabe, é uma ferramenta de envio e recebimento de email. Considerando sua função core, podemos classificar o Gmail como um produto de dados?

Olhando de uma forma macro, e levando em conta a nossa definição, fica claro que o Gmail não é um produto de dados.

Como nem tudo na vida é tão simples, vamos descer um pouco mais e olhar mais de perto. 

O Gmail tem em sua composição , produtos de dados? A resposta é SIM.

Várias partes do gmail podem ser consideradas como produto de dados. Há pouco tempo o Gmail lançou a função de auto complete/sugestão de palavras na edição de um email. Essa função utiliza todos os dados, de redação de email, para prever a próxima palavra e com isso acelerar a criação do email.

O Gmail, tem outras funções que também podem ser consideradas, bem como, o classificado de span, as categorias do inbox, a busca... E por aí vai.

Instagram
Vamos fazer o mesmo exercício, agora com uma rede social, tentando classificar em produto de dados ou não ... Bora?

O Instagram é uma rede social, originalmente, projetada para o compartilhamento de fotos.

Olhando para essa definição, ela pode ser classificada como um produto de dados?, Ou, tem alguma parte que pode ser ?

Vamos lá! Olhando de cima, bem do alto, não dá para classificar como um produto de dados, mas descendo mais conseguimos identificar partes que podemos classificar.

O feed, ou timeline, pode ser considerado um produto de dados. Normalmente esses produtos utilizam dados de comportamento e interesse das pessoas para recomendar postagens direcionadas e customizadas para o usuário. Tudo isso para aumentar a interação dos usuários na plataforma.

Aqui demos alguns exemplos de produtos de dados "embarcados" no produto final. Esses produtos tendem a criar um "fosso de dados", que nada mais é do que uma forma de defesa aumentando a proteção contra novos entrantes.

Resumindo, mais dados proporcionam mais conhecimento, e com isso, podemos melhorar a experiência e o resultado entregue aos nosso clientes.

San, você falou de produtos "embarcados"... Existem outros tipos de produtos de dados?

Sim e é mais comum que imaginamos. Muitas empresas desenvolvem produtos de dados "internos" com o foco em melhorar a tomada de decisão.

Entre os mais comuns estão os que visam segmentar os clientes, prever churn, prever parada de máquina, identificar fraude e por aí vai.

Com esse primeiro texto trouxe uma pequena explicação sobre produtos de dados e é um ponta pé para falarmos sobre dados de uma maneira mais suave.

Nós próximos vamos nos aprofundar em produtos de dados, cultura de dados, democratização, formação de times e muito mais.

Até lá galera.