Tornando-se Prontos e Tardios.
0
0

Tornando-se Prontos e Tardios.

Quando estamos em situações difíceis, às vezes nosso instinto é responder com raiva e uma urgência ao falar, nos assegurando de que a nossa opinião seja ouvida. Nem sempre é fácil manter a calma em uma situação ou segurar a língua por mais te...

DIOGO CAMILO RUFATI
2 min
0
0
Email image

Quando estamos em situações difíceis, às vezes nosso instinto é responder com raiva e uma urgência ao falar, nos assegurando de que a nossa opinião seja ouvida. Nem sempre é fácil manter a calma em uma situação ou segurar a língua por mais tempo do que gostaríamos.

O mundo é dominado pela raiva, violência, opinião, vozes e estresse. Nossa capacidade de digitar o que queremos e quando queremos e publicar isso nas plataformas das redes sociais nos permite agir por instinto para responder ao mundo ao nosso redor. Mas será que isso é sempre uma boa coisa?

Tiago nos diz que não é. Em vez disso, em Tiago 1:19 ele nos diz como devemos responder…

Sejam prontos para ouvir.

Sejam tardios para falar.

Sejam tardios para irar-se.

O mundo pratica o oposto:

Sejam tardios para ouvir.

Sejam prontos para falar.

Sejam prontos para irar-se.

Por que é tão importante para Tiago que os seguidores de Cristo não se comportem assim? Porque "a ira do homem não produz a justiça de Deus”. (Tiago 1:20).

Então, o que produz o tipo certo de vida que Deus deseja?

A Palavra de Deus.

Tiago disse a seus amigos: Livrem-se de toda impureza moral e da maldade que prevalece e aceitem humildemente a palavra implantada em vocês, a qual é poderosa para salvá-los”. (Tiago 1:21)

Ele disse que se eles tivessem a Palavra de Deus neles e se a obedecessem, seriam abençoados. (Tiago 1:25)

Tiago deixa claro que, se quisermos ser seguidores de Deus, devemos conhecer a palavra de Deus e obedecê-la. Isso significa que precisamos separar tempo para ouvir os outros, nos vigiar quando falamos e manter a nossa raiva sob controle.

Então, da próxima vez que você se deparar com algo que o deixe com raiva, leve a sério as palavras de Tiago. Reserve um tempo para moderar suas emoções, pense em seus sentimentos e argumentos e ore humildemente para que Deus o ajude a responder com bondade e graça.

Oração: Deus, faz-me ser rápido para ouvir hoje. Mostra-me como amar os outros de forma sincera e prática. Muda a maneira como me aproximo das pessoas, substituindo a minha raiva e frustração por graça, empatia, paz e compreensão. Enche-me com Tua paz e amor para que minhas atitudes e ações reflitam o Teu caráter. Em nome de Jesus, amém.

Inscrever-se na comunidade