Sobre cuidar de um filho
0
0

Sobre cuidar de um filho

Temos em nossa cultura muitos ditados, dentre esses acredito que muitos já escutaram o dito popular “você cria filho pro mundo”, esse ditado tem sido uma realidade, porém não necessariamente deve ser dessa forma. Seria pretencioso colocar com...

Doutrina Reformada
6 min
0
0
Email image

Temos em nossa cultura muitos ditados, dentre esses acredito que muitos já escutaram o dito popular “você cria filho pro mundo”, esse ditado tem sido uma realidade, porém não necessariamente deve ser dessa forma. Seria pretencioso colocar completamente a culpa nos pais por isso, mas acho que vale a pena dizer que eles também têm parte nisso. Vamos para algumas observações sobre como cuidamos e sobre como cuidar de filhos de maneira que louve a Deus.

É importante ressaltar que os cristãos creem que a vida começa ainda no ventre materno, sendo assim já existe relação entre o meio externo e aquela criança, esse é um período importante para a vida dessa “pessoinha”. Psicólogos relacionam alguns problemas psicológicos com esse período, por isso é completamente importante a maneira dos pais lidarem com essa gravidez, importantíssimo o carinho e a demonstração de amor já nessa etapa, e sim é completamente saudável as fantasias que fazemos para esse bebê e é até aconselhável que suponhamos que ele venha com os olhos castanhos do pai, com o sorriso largo da mãe, que ele será alto como o pai ou baixinho como a mãe, todas essas fantasias e expectativas favorecem ao amor que essa criança deve receber já no ventre, interaja com ele, toque a barriga, deixe-o escutar sua voz, tenha cuidado com alimentação, não se esqueça que os nutrientes dele dependem do que você come, se alegre com a gravidez mãe, ajude, apoie e demonstre amor pela mãe e pelo bebê Pai, esse é um momento difícil para a mãe, ela quer saber que você gostou da ideia de ter um filho, ela quer que você se importe. O Pai tem um papel muito importante agora, pois ele deve dar suporte aos dois, e a mãe não fica para traz visto que ela é quem passa mais tempo com o bebê.

Olha só, 4 meses já sabemos o sexo, algumas expectativas já foram perdidas, tem o pai que já está pensando que sua filha não vai gostar de futebol, por outro lado tem a mãe que não vai ter companhia para suas compras, mas isso não é problema, vocês acharam meios de se darem bem, não se frustre por sua fantasia para o bebê não ter se realizado, mude seus planos, compre o enxoval rosa agora, construa novas fantasias, tenha novas expectativas, só não deixe de se importar com a criança, cobice a hora do nascimento dela, dê gloria a Deus todos os dias pois ele a agraciou com esta gestação, ele a beneficiou com a capacidade de gerar a vida.

Como dói o momento que a bolsa estoura, somos pecadores mãe e esse é o problema, a dor é nosso castigo, se encha de vontade, ore ao senhor e se esforce para que este bebê saia bem. Agora acabaram-se mais expectativas e mais fantasias, ele não é quase nada do que vocês pensavam, mas uma coisa vocês com certeza acertaram, ele é um presente de Deus (Sl 127:3-5), seja feliz mãe e seja feliz pai, pois o Senhor colocou uma alma em seus cuidados. Veja: esse bebê tão pequeno, frágil, sem força, não é à toa que entre todos os animais Deus escolheu somente o homem para ter uma gestação incompleta, somente a prole humana precisa de muito tempo de cuidados depois do nascimento, foi sem dúvida para que já em seus primeiros dias de vida a humanidade testemunhasse do maior dom de Deus na criação, o Amor. Deus lhe deu essa criança não para que você a possua, mas para que você a ensine. Ele colocou em seus cuidados essa vida para que você mostre o caminho correto para ela, tome ela em seu colo dê amor a essa lindeza agora, amamente: aaah o amamentar”, esse sim é um momento de muito significado, é onde há um verdadeiro integrar-se da mãe e de seu filho, alguns arriscam até a dizer que o filho se sente parte da mãe nesse momento. Ame essa criança, olhe nos olhos dela (que para sua tristeza não se parecem com os seus), mas diga a ela o quanto você a ama, seja dócil, ela precisará das virtudes e dos valores cristãos, e como ela ainda não tem capacidades cognitivas para entender as doutrinas, ensine-a através do seu exemplo, a subjetividade dessa criança se desenvolve a cada dia, a cada momento ela absorve coisas novas, torne o ambiente propicio para que ela absorva o que é bom, facilite o acesso a Deus para ela, ela precisa confiar em você caso contrário terá extremas dificuldades em confiar em Deus, mostre-se feliz com ela, corrija, se irrite também, faça o que fizer, você deve estar mostrando sentimentos e que você se importa com os erros e acertos dela.

É, Pais... eles crescem, aprendem a falar, desenvolvem força para bagunçar, para pular e também para correr por toda a casa, é nessa faixa de idade também que eles passam por um período que é chamado de período de operações simples, onde eles já conseguem produzir um raciocínio um pouco mais complexo. É ai que os processos que antes eram somente emocionais e sentimentais para a aprendizagem, agora passam a ter um pouco de teoria, é nesse momento que a criança começa a se identificar, e é hora de vocês pais entrarem em cena para responderem algumas perguntas constrangedoras, as vezes responder a mesma pergunta centena de vezes, mas isso é ser pai e mãe, dedique-se a ensinar essa criancinha, ao passar da idade essas operações racionais e cognitivas passam a ser mais complexas, e será necessário afinar um pouco os ensinos, as pinturas e desenhos, historinhas e brinquedinhos já não satisfazem mais as necessidades cognitivas dessa criança, ela já quer entender o valor de um amigo, por que meninas são diferentes de meninos, o que é que ele possui e o que é do coleguinha, ele quer saber por que a mãe dele deixa ele e vai trabalhar, por que o pai dele as vezes não fica em casa. E cabe aos pais o interesse de responder estas pequenas questões que fazem muita diferença na mente do jovenzinho.

Todos estes processos da infância são importantes, as crianças só querem ser notadas por seus pais. Dê atenção para seu filho, não pense como um insensato: “não ensinarei isso a ele, pois ele já deve saber”, veja bem, ele quer ouvir de você, quer ter contato com você, entenda, hoje você é o herói dele, e de fato você é, quando mostra pra ele que o caminho correto de se trilhar é o caminho de Cristo, no fim mãe e pai a falta de cuidado, de carinho de atenção fará consequentemente com que esse filho sem dificuldades tenha sido criado para o mundo, em contrapartida ame-o e faça valer a confiança de Deus em lhe conceber esta dadiva, em agradecimento crie seu filho para Deus, isso também é fazer a obra do Senhor.

Cuide bem desta criança pois isso louva a Deus.


Edmilson Junior é membro da Igreja Evangélica Templo Vivo Church, na cidade de Piracicaba-SP. É pai da linda Helena e é amante de teologia, dedicando seus dias na organização e aplicação dos estudos bíblicos de sua igreja.