Oração - O remédio para a alma.
0
1

Oração - O remédio para a alma.

Se somos criados por Deus e para Deus, nossa vida deve ser voltada constantemente à Ele, e não há melhor forma de fazer isso do que através da Oração.

Dra. Bianca Urbano
3 min
0
1

Se somos criados por Deus e para Deus, nossa vida deve ser voltada constantemente à Ele, e não há melhor forma de fazer isso do que através da Oração.

Há uma Santa na Igreja Católica chamada Teresa de Lisieux, que diz que a oração é um impulso do coração, um simples olhar dirigido para o céu. Muito mais que utilizar “fórmulas prontas”, existe uma oração fundamental e um caminho correto a ser percorrido para o nosso crescimento na Graça.

É esta oração e este caminho que quero te apresentar ao longo das próximas semanas através dessa sequência de e-mails chamada “Oração - Cuidando da saúde da Alma”.

Quero abrir o meu coração para transmitir um pouco do que aprendi sobre oração, e ensinar a você qual é o caminho para obter um verdadeiro progresso na sua vida espiritual, levando em conta não um método ou uma espiritualidade específica, mas a simples natureza humana, com que fomos criados por Deus.

Não são poucas as pessoas que dizem que costumam “orar muito”, que “sempre fazem uma oração no dia”, ou “que tem intimidade com Deus”, mas a vida permanece do mesmo jeito, não revelando uma mudança concreta em seus pensamentos, palavras e ações. Simplesmente permanecem “repletos de toda espécie de malícia, perversidade, cobiça, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade… difamadores, caluniadores…, insolentes, soberbos, altivos, inventores de maldades, rebeldes contra os pais… insensatos, desleais, sem coração, sem misericórdia” (cf. Rm 1,29-31).

Se tudo isso ainda continua enraizado nestas mesmas pessoas, significa que algo de muito errado está acontecendo na prática de oração delas. Quando a oração é de fato bem feita, o resultado é a conformidade da nossa vida com a vontade de Deus!

Email image

Nosso Senhor Jesus Cristo falou isso claramente na parábola do semeador: a semente da Palavra de Deus é semeada, caindo no pedregulho, no meio dos espinhos ou na terra boa. Quando ela cai neste último lugar, realmente existe um fruto, e o que se colhe é a nossa disposição interior, que nos leva a prática, a sermos mudados por Deus. A verdadeira oração visa transformar as nossas vidas!

A verdadeira oração estabelece um diálogo, uma conversa, onde ambos falam e escutam; não se trata de um monólogo, como infelizmente acontece muitas vezes em nossos atos de piedade. Não é à toa que no antigo testamento Nosso Senhor nos exorta dizendo: Shemá Yisrael Adonai Elohêinu Adonai Echad, “Ouve, ó Israel! O Senhor, nosso Deus, é o único Senhor”.

Essa escuta da Palavra é o desejo de Deus para toda a humanidade, e aquilo que se deve fazer para que a oração obtenha frutos. Para isso, é fundamental ter um coração de discípulo, um coração que escuta. Deus está convidando a humanidade o tempo todo, e a humanidade não o ouve!

Quantas vezes Deus, durante o dia, chama as pessoas, mas elas não estão prontas para escutá-lo. Ouvem tantas outras coisas, celular, WhatsApp, fofoca… menos a Deus. O meu objetivo é te levar a aprender na oração a ouvir as disposições de Deus para, por Ele, deixar-se transformar verdadeiramente. Ouvi-Lo na simplicidade da vida comum, sem estar em busca de nada de extraordinário ou espetacular. Ouvi-Lo com os filhos que ouvem o seu pai.


Fique comigo durante essas próximas semanas, pois vamos trilhar juntos esse caminho de aprendizado e chegar a ouvir, e falar, verdadeiramente com o Nosso Deus para obtermos a saúde plena da nossa alma! 

Abraços,

Dra Bianca Urbano.