Digitalmente cansado.
0
0

Digitalmente cansado.

Se, para você, assistir Netflix sem aquela inquietação de "eu preciso terminar a entrega daquele briefing" não tem mais graça, parabéns! Você está digitalmente cansado.

Echoa | The Creator's Land
6 min
0
0
Email image

A vida é breve e a alma é vasta.

Você tá cansado, sem carisma, xoxo, capenga, murcho?

Email image

Infelizmente, tenho uma notícia: você não está sozinho. 2022 meteu quase meio ano em 2 semanas e, do nada, já estamos na metade de maio. Não posso dizer que o ano voou -- porque isso pressupõe que ele seria um jato, e ele está mais para um trator (que passa em cima de cada um de nós, dando ré e indo pra frente quantas vezes forem necessário. Ah, ele também ta todo sujo de lama, hehe).

E, bom, temos um agravante aí: a grande maioria dos creators passa 24/7 na frente de uma tela. Seja em função da pandemia ou não, essa realidade digital já vem de um tempo -- e é bizarro notar como que dividimos todos os nossos espaços no online: do trabalho ao lazer, do importante ao descontraído. Estamos aqui, em rede. E, digo mais: essa impressão de que o ano tá voando não vem de qualquer lugar; as 24 horas do dia têm sido insuficientes para dar conta de tantas informações, notícias, mensagens e discussões no Twitter.

Email image

Já ouviu a frase "não existe almoço grátis"? Pois bem, tirando o seu contexto histórico liberal, ela diz muito a respeito da nossa relação com a Tecnologia -- ao passo que a revolução digital traz inúmeros benefícios, estamos cada vez mais hiperconectados; não bastasse fossemos escravos do tempo, agora somos escravos da conectividade: ela permite que a gente trabalhe de onde for, estude de onde quer que seja, produza de qualquer maneira!

Lindo, né? Não. Não importa seu planejamento: você pode ser o mago do Google Calendar -- vai te faltar tempo pra executar tudo e processar de maneira saudável esse vendaval de informações. Assim, caímos num ciclo já falado aqui anteriormente: mais tarefas e menos tempo resulta em irritabilidade, ansiedade, impaciência e, de forma mais comum do que parece, depressão. 

Email image

Já te ocorreu de seu corpo estar cansado e, mesmo você colocando sua cabeça no travesseiro, não consegue parar de pensar no que fez/deixou de fazer? A gente não dorme bem porque não consegue parar de pensar -- e assim a sociedade digital nos adoece aos poucos. 

Bem-vindes à Era da Hiperatenção! Aqui, não contemplamos nada, tampouco descansamos. O convívio offline se torna sinônimo de improdutividade, e assistir Netflix sem aquela inquietação de "minha deusa eu tinha que entregar aquele briefing" não tem mais graça. Ao fim e ao cabo, estamos digitalmente cansados

Email image

E vamo fazer o quê? Não, chorar em posição fetal em um banheiro escuro não é uma opção! Que precisamos dar um tempo, todo mundo sabe! Mas a gente pode? Também não! Hehehe então, dado esse cenário caótico de desencantamento do mundo (um pouco dramático, rs), tem saída? Saída é uma palavra forte, afinal, isso diz mais respeito à estrutura na qual estamos inseridos que necessariamente a nós. Contudo, em meio à fatiga diária e ao cansaço digital, podemos ter algumas linhas de ação em mente!

  1. Entenda o poder de uma Comunidade. Da mesma forma que eu iniciei essa News, eu reforço: você não é o único que passa por isso, tampouco é o único creator que enfrenta tais problemas. Redes de apoio são T-U-D-O, e saber quem acionar na hora do aperto é fundamental. Conexões são muito poderosas -- mutuamente a gente é capaz de se recarregar. 
  2. Saiba como (e onde) inovar. De nada ainda reconhecer esse esgotamento e tratá-lo de forma imparcial. Isso é ainda pior quando, em vez de ignorá-lo, tratamos dele da mesma maneira que sempre fizemos. Vai mudar? Não! Por isso, em termos de cansaço digital, produção e contas pra pagar a gente precisa pensar de forma mais ampla -- e o processo de inovação é fundamental pra isso. Fica a pergunta: você sabe inovar? Sabe onde procurar essa inovação em si próprio?
  3. Meta aquele doido de leve. Sabe quando a única coisa que melhoraria nosso dia seria jogar tudo pro alto e mandar todo mundo ao nosso redor ir ao mercado? Pois, nem sempre (na verdade nunca, rs) dá pra fazer isso. Mas, adiar aquela reunião aqui e outra acolá, se desligando um pouco mais cedo de tudo e deixando pendências pro dia seguinte pode ser a solução dos seus problemas. Não tô dizendo que ser procrastinador resolve (longe de mim), mas uma vezinha só fazer a Ana Paula Arósio e sumir sem deixar vestígios por tempo determinado e a melhor das soluções. 
Email image

A lista é grande -- e a vida é curta! Por isso, fique atento aos seus sinais, e aprenda também a reconhecer as oportunidades que te aparecem. Digitalmente cansados? Sim. Fisicamente exaustos? Também. Completamente perdidos? Jamais! (ou talvez só um pouquinho, hehe).


💡 Ronaldicas

A ideia dessa Newsletter surgiu dos estudos do filósofo sul-coreano Byung-Chul Han, o qual possui uma séria de livros que discorre sobre sociedade e tecnologia. O mais memorável deles, segundo a minha opinião, é o Sociedade do Cansaço -- e eu super recomendo a leitura!

Email image

Nele, Chul Han constata que vivemos a era das doenças neuronais, marcada por transtornos de atenção e crises de ansiedade. Ele resgata Nietzsche, o qual dizia que "por falta de repouso, nossa civilização caminha para uma nova barbárie. Em nenhuma outra época os ativos, isto é, os inquietos, valeram tanto...". Para o filósofo, precisamos contemplar mais as coisas -- do contrário, o babado vem.


🌍 O que mais rola na Creatorsfera

  • Metaverso... físico? Por mais contraditório que pareça, sim! A Meta vai abrir lojas físicas para que as pessoas testem os acessórios necessários para ter uma boa experiência no Metaverso. Assim, as lojas físicas serão mais uma conveniência da Meta que qualquer outra coisa, hehe.
  • Um dos maiores eventos de tecnologia do mundo -- agora no Brasil! Foi anunciado que o Web Summit, evento que reúne cerca de 70 mil pessoas todo ano em Lisboa. A edição ocorrerá no Rio, em uma tentativa da cidade de se consolidar como um hub tech do mundo.
  • Happy hour virtual. Ufa! Quem ai já passou pela desconfortável sensação de ter de ir ao barzinho após o expediente com os colegas de trabalho em nome do happy hour em equipe? Pois agora essa dor pode ficar menor: há várias ferramentas que transformam essa dor excruciante em uma atividade que pode ser exercida de casa. 

Queremos te ouvir, saber de você! O que está achando do conteúdo? Tem algum comentário ou sugestão? Fica a vontade pra interagir com a gente! Seja por aqui, no Pingback, ou pelas nossas redes sociais: @echoaland no Instagram e Echoa, no LinkedIn.

Fazer um comentário