Renato Russo, você me prometeu...
0
0

Renato Russo, você me prometeu...

Será que temos mesmo todo tempo do mundo? E quanto a 2022, ainda temos tempo?

Echoa | The Creator's Land
6 min
0
0
Email image

"Tempo é uma questão de prioridade."

Temos todo tempo do mundo. Para uns, um trecho de uma música. Para mim, uma falácia. Para outros, uma esperança. Ter todo tempo do mundo é relativo. Afinal, um dia tem 24 horas (pouco), o que equivale a 86400 segundos (muito). Assim, além de ser uma questão de referencial, o tempo pode ser tanto um aliado quanto um eterno inimigo.

Acontece que, quando falamos de tempo, ele sempre se apresenta de forma muito binária, sobretudo no nosso cotidiano. Quantas vezes você não esteve no trabalho contando os minutos para ir embora, ou incomodadíssimo com a lentidão que ele passa enquanto você está no ônibus? Ao passo que uma noite de sono parece 5 minutos, assim como uma boa chamada ao telefone com aquela amiga de longa data.

Email image

Além disso, vamos adicionar mais uma camada de nóia a essa edição: você também sente que cada dia que passa, o tempo passa mais rápido? Como se a Terra estivesse numa esteira em que a velocidade está sendo aumentada aos poucos; assim, dia após dia, a rotação do plena no seu próprio eixo acontece com menos morosidade, impactando gradualmente no nosso relógio estático. 

Na minha cabeça, a tecnologia é a culpada. Não em um sentido figurado, mas parece que a conectividade global, no sentido das ondas transmitidas de forma invisível, tem feito o mundo girar com menos latência. Se uma mensagem consegue percorrer o mundo em segundos, imagina o impacto dessa radiofrequência para o pace do planeta Terra?

Email image

Elocubrações cientificamente infundadas à parte, o tempo tá passando. 2022, por exemplo, já tá entrando na sua reta final. Lá no início do ano eu falei: não se apega a sua lista de resoluções! Mas eu tenho certeza de que você reservou alguns projetos para alcançar esse ano, seja entrar firme na academia ou produzir um roteiro novo. Sei também que desses projetos selecionados, boa maioria não foi iniciado ou ainda está num estágio bem embrionário.

Dai, nessa conjuntura, sempre aparece aquela perguntinha inconveniente: será que eu tenho tempo?

Email image

E é aqui que a falácia do Renato Russo pousa. Sim, temos tempo para tirar projetos do papel ainda esse ano. Sim, temos tempo para fechar aquelas metas de 2021. Sim, temos tempo para começar a lançar olhares para novas áreas de atuação, extrínsecas a carreira atual que estamos levando. Sim, temos todo tempo do mundo. Mas, se estamos falando de 2022, temos todo tempo do mundo até dezembro. Se estamos falando de um plano de 5 anos, temos todo tempo do mundo até meados de 2027.

Essa elasticidade temporal (vamos colocar assim), tem apenas uma variável para compreendê-la: prioridades. Sim, o tempo é curto e a rotina é maçante mas, se você estiver sempre tomado e com o pensamento de esperar o momento ideal para sair da sua zona de conforto, esse momento não vai chegar e, como consequência, tampouco você sairá desse limbo.

O tempo é um recurso limitado, sendo um ativo de valor inestimável atualmente. Junto com seu tempo, vem também a canalização da sua energia. Como você tem distribuído seu tempo e como tem sido a energia desempenhada em cada uma das suas atividades atuais? O quanto de você existe no trabalho que você faz hoje? A vida é curta, mas temos todo tempo do mundo para dar sentido a ela. Estamos em Agosto, mas temos todo tempo do mundo ao longo de Setembro, Outubro, Novembro e Dezembro.

Email image

Não podemos comprar horas adicionais em nosso dia, porém podemos utilizá-las com mais sabedoria, otimizando-as em nosso benefício, dando sentido a nossas ações e orientando nosso crescimento.

A edição de hoje é, no fim das contas, uma reflexão: você não tem tempo ou você não tem prioridade? (e eu também to refletindo muito sobre isso).


💡 Ronaldicas

Vamo falar de coisa boa? E nem to me referindo a TecPix: já pensou encontrar um espaço que reúne inúmeras ferramentas que auxiliarão no seu trabalho e produtividade? Sim, desde ferramentas de organização pessoal até plataformas de pagamento para seu negócio? Esse lugar existe e tem nome: Ananova.

Email image

Mais uma produção da Echoa, o Ananova's Tech Center é o local ideal pra você se encontrar. Explore a ferramenta e encontre o que você precisa. Se você não sabe o que precisa, explore-a também: valor eu tenho certeza de que você vai encontrar!


🌍 O que mais rola na Creatorsfera

  • Contornando a inflação com cripto. Lembram do inverno cripto? Pois é, olha como o mundo gira: a forte depreciação das moedas de países latinos fez com que trabalhadores remotos optassem por receber seus salários com criptoativos. Isso mesmo: os saques de cripto estão se tornando populares em lugares com volatilidade econômica. Já conseguiu visualizar as implicações disso? Hehehe.
  • Saúde, tecnologia e... Dancinhas?  A ByteDance, dona do TikTok, acaba de adquirir uma rede de hospitais na China. E por que isso é importante? Porque se trata de uma forma de estratégia de diversificação e de digitalização do setor da saúde o qual, apesar de tradicional, tem muito a ganhar. Assim, os dados serão consumidos e auxiliarão na oferta de produtos e planos por meio das redes. É um negócio inusitado, mas bem interessante.
  • Chega de ter mil apps pra comprar ingressos de show. O Spotify tá lançando uma função ótima para artistas: a ferramenta agora permitirá a venda de ingressos para shows ao vivo diretamente de sua plataforma, sem o uso de intermediários. Cabe ressaltar que a rede tem convergido cada vez mais para promover uma experiência completa aos criadores, e isso inclui também a melhora na experiência para os fãs. É sempre bom manter no radar as plataformas que estão buscando se aproximar dos creators!
  • 7 bilhões. Esse é o valor de ações que Elon Musk precisou vender da Tesla em função da disputa judicial que se estende com o Twitter. Pra refrescar a memória, Musk deu ré no acordo para comprar a rede social por US$ 44 bilhões. Com isso, o pássaro azul processou o magnata para forçá-lo a concluir a transação, negando as alegações de falta de transparência levantada por Musk. Tá rendendo! Enquanto isso, estamos com a pipoca na mão.

Queremos te ouvir, saber de você! O que está achando do conteúdo? Tem algum comentário ou sugestão? Fica a vontade pra interagir com a gente! Seja por aqui, no Pingback, ou pelas nossas redes sociais: @echoaland no Instagram e Echoa, no LinkedIn. E, claro: se inscreve para receber conteúdo novo -- toda quinta-feira, às 21h!

Fazer um comentário
Seguir meu Canal