Florence Nightingale - A dama da lâmpada
52
1

Florence Nightingale - A dama da lâmpada

Mãe da enfermagem moderna, uma figura atemporal, fundadora de práticas revolucionárias de enfermagem.

Eduarda Oliveira
5 min
52
1
Florence Nightingale - Fundadora da Enfermagem Moderna
Florence Nightingale - Fundadora da Enfermagem Moderna

Quem foi Florence Nightingale?

Nasceu no dia 12 de maio de 1820, em Florença - Itália.

Vinda de uma família que fazia parte da elite econômica e social, Florence sempre recebeu imenso amparo de seu pai que proporcionou a ela acesso à educação ampla (coisa incomum em sua época).

Em consequência de tanta dedicação, tornou-se uma Poliglota, desenvolveu um vasto conhecimento em ciências, matemática, literatura e artes, além disso, também tinha um  conhecimento sobre filosofia, história, política e economia, e acompanhou constantemente o trabalho governamental.

Florence nunca sonhou em se casar e tornar-se uma esposa desocupada, ela queria realizar mais em sua vida, e por ter uma grande fé em Deus, pensou por muito tempo em obter uma vocação religiosa.

Em uma viagem ao Egito, ela visitou hospitais que despertaram sua vontade de praticar a enfermagem, apesar da atividade ser considerada indigna naquela época.                                   

Em 1850, decidiu ingressar na Fliedner School of Nursing na Alemanha, com um currículo de 12 páginas escrito à mão, onde ela citava todas as razões para desejar se tornar uma enfermeira. Foi admitida em 6 de julho de 1851 e permaneceu na escola por três meses. Lá adquiriu conhecimentos sobre cuidados de enfermagem e administração hospitalar, os quais levou junto para a Inglaterra.

Infelizmente o cenário britânico não era o mesmo que o alemão, mas Florence utilizou seus conhecimentos para defender a sua causa reformadora da saúde. Além de todas as outras dificuldades com a calamidade sanitária, Florence ainda era submetida a frustração de viver em uma sociedade que limitava as opções de vida para uma mulher.

Essa reforma consistia no enfoque do controle do ambiente dos indivíduos e famílias, tanto dos sadios quanto dos enfermos:

  • Necessidade de ventilação no ambiente fechado, principalmente em quartos hospitalares;
  • Necessidade de luz nos quartos, principalmente em quartos hospitalares;
  • Necessidade de nutrição adequada de todos os indivíduos, sejam eles doentes ou sadios;
  • Disposição apropriada dos esgotos.

A Guerra da Criméia 

Em 1854, seu amigo Sir Sidney Herbert que era Secretário de Guerra solicitou que Florence reunisse um grupo de enfermeiras para auxiliar nos cuidados da tenda hospitalar na Guerra da Criméia.

Chegando lá, percebeu que os enfermos se encontravam em uma situação de crise sanitária: haviam ratos perambulando sob o chão do hospital, e o esgoto corria a céu aberto ao lado dos leitos.

A partir disso, começou a implantar suas condutas, quando Florence chegou a Scutari a taxa de mortalidade do hospital era de 42,7%.

Após 6 meses de trabalho duro essa taxa havia caído para 2,2%.

Florence retornou à Inglaterra em agosto de 1856, e logo, começou a escrever um relatório que denominou: "Notas importantes que afetam a saúde, eficiência e administração hospitalar do Exército Britânico". Nele, ela documentou as causas que desencadearam as mortes de soldados naquele período.

O relatório revelou fatos surpreendentes, que mudaram completamente a atitude do Exército Britânico para a assistência médica e consequentemente os hospitais civis também aderiram às novas condutas. 

O Diagrama da Rosa, presente no documento, foi a base de iniciação da reforma na época.

Feitos importantes

Baseando-se na literatura, podemos dizer que Florence foi a primeira enfermeira pesquisadora.

  • Em 1858 foi eleita membro do Royal Statistical Society
  • Livro "Notes on nursing" em 1859
  • Livro "Notes on hospitals", em 1859
  • Em 1860 fundou a "The Nightingale Training School for Nurses"
  • Livro "Introductory notes on lying-in institutions", em 1871
  • Em 1871, recomendou modificações ambientais e lavagem das mãos para diminuição da febre puerperal, causa principal da morte materna na época
  • Em 1874 foi eleita membro da American Statistical Association

Seu livro de maior repercussão "Notes on nursing" foi escrito no intuito de "dar indicações às mulheres encarregadas da saúde de outros", é um livro que trás pensamentos sobre organização e manipulação do ambiente das pessoas que necessitam do atendimento de enfermagem. Nightingale esclarece que os textos não tinham o objetivo de atingir as enfermeiras necessariamente, mas sim:

"Obter o conhecimento sanitário dia-a-dia ou o conhecimento da enfermagem ou, em outras palavras, como colocar o corpo em tal estado que não tenha mais doença ou que possa recuperar-se da doença"

Escola de Enfermagem Nightingale - 1860

A Escola de Teinamento de Enfermeiras Nightingale ou The Nightingale Training School for Nurses foi fundada no St. Thomas Hospital em 1860, como parte da campanha de Florence para transformar a enfermagem e os cuidados de saúde.

Foi a primeira instituição não religiosa a ofertar treinamento profissional de enfermagem, um dos objetivos de Florence era garantir um ensino altamente qualificado e uma força de trabalho revolucionária.

Fotografia da última turma da Escola de Treinamento de Enfermeiras Nightingale, 1992.
Fotografia da última turma da Escola de Treinamento de Enfermeiras Nightingale, 1992.

Hoje a escola faz parte do King's College London.

Teorias de Enfermagem por Florence Nightingale

O ambiente físico era o principal componente do atendimento de enfermagem. Para ela, os detalhes mais importantes que um enfermeiro podia controlar eram:

  • Ventilação e aquecimento;
  • A luz;
  • O ruído;
  • A variação;
  • A cama;
  • A roupa de cama;
  • Limpeza dos quartos e paredes;
  • Nutrição.

Se esses aspectos não fossem devidamente "bem cuidados", o ambiente levaria o paciente a um tipo de estresse, que desencadearia a um gasto de energia desperdiçado, que poderia ser utilizado para a finalidade de cura.

Florence também defendia a importância da lavagem das mãos recorrente.


Ficou conhecida como "A Dama da Lâmpada", por percorrer as enfermarias a noite, prestando atendimento aos feridos de guerra com uma lamparina na mão.

A Dama da Lâmpada 
A Dama da Lâmpada 

Nightingale morreu em 13 de agosto de 1910, e foi sepultada em East Wellow - Grã-Bretanha, onde é celebrada todos os anos na Igreja de St. Margaret.  

O dia 12 de maio foi considerado o Dia Internacional da Enfermagem em homenagem à Florence Nightingale.

Seguir meu Canal