No Rio
0
0

No Rio

Olá! Este voo tem como destino a Cidade Maravilhosa. Todos a bordo e boa viagem

Eixo
2 min
0
0
Email image


Por Saulo Pereira Guimarães

Olá! Este voo tem como destino a Cidade Maravilhosa. Nas edições da Eixo, já saudamos várias vezes diferentes aspectos do Rio, que é um belo destino para um feriadão prolongado como esse, hein? Reunimos alguns dos números com essa pegada para recordar ou conhecer (se você ainda não leu).

Boa viagem!

Email image

O 23 de abril é especial no Rio. A alvorada tem direito a Jorge Benjor cantando na missa. Na audiência, de vermelho, médicos, golpistas, advogados, cafetões, engenheiros, influencers, camelôs, militares, milicianos e muitos outros — ali, todos iguais — em honra e glória ao santo guerreiro.


Copacabana é uma Madureira com praia. Pioneira do que se chamou Zona Sul, não compartilha do glamour de Ipanema ou da finesse do Leblon. Copacabana é caótica, contraditória e, por isso, belíssima. Não me lembro de outra faixa de areia tão grande e tão colada a um lugar onde pode se achar de tudo.


A Tijuca é um bairro sob medida para jovens adultos, cheio de estações de metrô e apartamentos baratos para alugar. Acontece que a Tijuca tem botequins, lugares nos quais você pode sentar, pedir algo e ficar prestando atenção na conversa dos outros. E poucas coisas são mais cariocas do que isso.


Em 1988, 6 mil eleitores foram às urnas para separar a Barra da Tijuca do resto da cidade. O sim à separação venceu, mas faltou quórum mínimo. Mas e se tivesse havido separação? A nova cidade morderia 4% da receita do Rio e o prefeito da Barra seria um forte candidato ao Governo do Estado em 1990.

Compartilhar conteúdo

E aí, curtiu? Mande um alô!

Salve, meu povo! A edição sobre Essepê no Michelin fez barulho e decidi distribuir os comentários sobre ela em dois números. A Ana Bimbati concordou "em partes" com o texto, mas disse que há muito para conhecer na Zona Leste. Já Eliete Pereira gostou, mas disse que me achou "parcial" nas avaliações.

No Instagram, Bárbara Libório, Camila Brandalise, Maíra Santos, Stefano Macarini e Valéria Lima curtiram.

E você, o que achou? Conte via Insta, Twitter ou e-mail.

Até quinta, às 8h30, aqui na Eixo.