Tolói, um zagueiro que PARLA!
8
0

Tolói, um zagueiro que PARLA!

O meu personagem da semana é o zagueiro italiano, nascido em Glória d'Oeste, Mato Grosso, Rafael Tolói. Um exemplo cada vez mais claro que o mundo todo ama o jogador brasileiro, menos nós.

Carter Batista
1 min
8
0
Email image

O meu personagem da semana é o zagueiro italiano, nascido em Glória d'Oeste, Mato Grosso, Rafael Tolói. Um exemplo cada vez mais claro que o mundo todo ama o jogador brasileiro, menos nós.

Tolói surgiu nas divisões de base do Goiás, teve passagens no São Paulo e na Roma, até chegar na Atalanta em 2015 onde deixou de ser um mero jogador brasiliano para se tornar um autêntico calciatore.

No domingo, Rafael Tolói pode ajudar a Azurra a chegar ao seu segundo título na história da Eurocopa. Para se ter uma ideia, faz tanto tempo que a Itália não broca uma Eurocopa que até o Atlético MG ganhou um Brasileiro antes. Calculem.

Vendo essa Itália chegando à final da Eurocopa de maneira incontestável, ressurgida das próprias cinzas, carregando uma invencibilidade de mais de 30 jogos, depois de não disputar a última Copa do Mundo, chego a pensar se não estaríamos diante de um novo Risorgimento, que é o nome dado ao processo de unificação da Itália ocorrido entre 1815 e 1870.

Se ainda estivesse entre nós, Giuseppe Tomasi di Lampedusa poderia escrever uma continuação de Il Gatopardo com membro contemporâneo da família Tomasi que se mudaria para o norte e se tornaria torcedor da Atalanta e fã de Rafael Tolói. Assim como no livro original Lampedusa continuaria falando de um tipo de Risorgimento.

Repito, o sucesso de Tolói na Itália nos mostra o quanto o jogador brasileiro é admirado em todo mundo, menos no Brasil. Não seria nenhuma surpresa ver a torcida brasileira reclamando se Tite convocasse (se pudesse), além de Rafael Tolói , Emerson Palmieri e Jorginho, os outros dois calciatores brasilianos da Seleção Italiana nessa Euro.

Nada incomoda mais o brasileiro do que ver outro brasileiro fazendo sucesso.

De minha parte, haja o que houver, estarei torcendo para a Itália nessa final, pois seja contra a Dinamarca, seja contra a Inglaterra, o scratch italiano será o time com mais brasileiros em campo.

The football is coming Rome...