1° dia: Entender seu desejo
1
0

1° dia: Entender seu desejo

O grande amor de São José por Maria

José Neto
3 min
1
0

O grande amor de São José por Maria

Caminhar com Deus é contemplar como ele respeita infinitamente nosso desejo. “É com o nosso coração de carne e as nossas raízes vivas que somos chamados a nascer para a vida divina”, explica Éloi Leclerc. Assim, o desejo de casamento, de vida de casado, de ser mãe, de ser pai, não é algo que o Senhor despreza. Ao contrário, Deus escuta essa sede e nos orienta para que a resposta se ajuste a quem somos. - Trecho de "Comme des Colonnes sculptées"

O desejo de José

José amou a Virgem Maria com um amor profundo. Tendemos a acreditar que o casamento de José e Maria não foi um casamento verdadeiro por causa da virgindade consagrada da Virgem Maria, mas isso é esquecer que a união conjugal é a união dos corpos, mas também a união das almas. O que une o homem e a mulher no casamento é o Espírito Santo que opera o coração do noivo (José) da mesma forma que trabalha o coração da noiva (Maria). O amor que une José e Maria é terno e profundo.

“Eram lindos e raros, um presente do destino para ser usado com discrição, sem orgulho de posse. A beleza é um presente que pode ser preservado por muito tempo se for guardado em caso de modéstia” escreveu sobre eles Erri de Luca .

Nosso desejo de amar e ser amado (a)

O coração do homem espera uma promessa que não decepcione, a de um amor que restaura, nutre, irriga totalmente o ser. Temos sede de um amor que revela a nossa beleza, a nossa dignidade, um amor misericordioso que não mora nas nossas faltas, mas revela a nossa nobreza. Aspiramos a um amor que é esta base na qual podemos confiar com toda a confiança, tanto quanto desperta em nós paixão e forças vitais. Também aspiramos ao companheirismo, a uma relação duradoura e fecunda, à verdadeira fecundidade (...). Como diz Maurice Zundel, “nós somos a nossa sensibilidade, nunca somos a nossa razão”. O homem não é um animal razoável, ele é uma sensibilidade, é uma paixão, é um desejo imenso, é uma inspiração formidável. (Trecho de "Comme des Colonnes sculptées).

Na escola de São José

José nutria um grande desejo de acolher Maria, sua esposa, em sua casa e nutria um grande amor por ela. Ele entende o que faz nosso coração definhar. Podemos dar a ele esse desejo. Podemos reservar um tempo para compartilhar com ele o que queremos vivenciar como casal e como família. Não hesitemos em dar-lhe o que vive no nosso coração nos mínimos detalhes, como bom artesão ele gosta que sejamos precisos e terá o cuidado de nos responder. Trata-se de devolvê-lo com confiança e paciência.

  • Intenções
  • Pai Nosso
  • Ave Maria
  • Oração da novena
Imagem disponível em: https://br.pinterest.com/pin/854769204254966192/
Imagem disponível em: https://br.pinterest.com/pin/854769204254966192/