8º dia: viver a alegria
1
0

8º dia: viver a alegria

As 7 alegrias de São José

José Neto
4 min
1
0

As 7 alegrias de São José

Somos feitos para a alegria, fomos criados para a felicidade, o nosso Deus nos unge com “o óleo da alegria” (Sl 44). A felicidade cristã não é uma realidade distante e inatingível, não é apenas uma promessa para o além. Trecho de Comme des colonnes sculptées

As 7 alegrias de São José

A vida de São José se parece com a nossa porque suas dores e suas alegrias estão intimamente ligadas. Assim, falamos das 7 dores de São José (o mistério da encarnação, o nascimento de Jesus, a circuncisão de Jesus, a apresentação no Templo, a fuga para o Egito, a vida escondida em Nazaré e a recuperação de Jesus no Templo). Estamos falado de 7 dores, porque estes acontecimentos podem ser particularmente angustiantes nas suas circunstâncias, mas são também 7 alegrias profundas da vida de São José:

  • O mistério da encarnação: José está no segredo do cumprimento da promessa de Deus a Israel; e ele tem a imensa alegria de receber Maria, a mãe do Salvador, como sua noiva.
  • O nascimento: José é a primeira testemunha da vinda ao mundo do Verbo feito carne, com Maria, sua esposa, os pastores e os anjos que cantam a glória de Deus.
  • A circuncisão: É José quem oficialmente dá seu nome a Jesus, ele se torna oficialmente seu pai, e lembra por este mesmo nome = Deus salve a misericórdia do Senhor!
  • A apresentação no Templo: José, acompanhado de Maria, cumpre seu dever de pai, consagrando seu filho primogênito a Deus. Com Maria, ele medita em seu coração sobre as profecias de Simeão e a exultação de Ana sobre o tema de Jesus.
  • A fuga para o Egito: se esta situação é dramática, José está muito feliz por ter sido capaz de proteger a criança (e sua mãe). Seu trabalho como carpinteiro permite que ele os estabeleça e sustente até mesmo em um país estrangeiro. Ele viu a alegria de quem cumpre plenamente seu papel de protetor.
  • A vida escondida em Nazaré: que casa em toda a história foi capaz de irradiar tanta alegria, luz e amor como esta humilde casa de Nazaré onde vivia a Sagrada Família escondida e unida? José soube transmitir a Jesus os seus conhecimentos, ensinar-lhe a sua profissão, torná-lo homem, cumprindo com alegria a sua missão de pai e educador.
  • O reencontro de Jesus no templo: que alívio para José encontrar seu filho e ver sua esposa se acalmar! Com Maria recebe as palavras de Jesus no coração, fica maravilhado ao vê-lo crescer na graça e na sabedoria diante de Deus e dos homens.

A felicidade de José é ao mesmo tempo muito simples e habitada por um profundo mistério.

Viver a alegria

Fomos criados para a alegria, a partir de hoje. Este é o segredo da alegria contagiante de Claire de Castelbajac (1953-1975), que provou o quanto Deus já quer encher a nossa vida de verdadeiro júbilo. Ser feliz, para Claire, foi uma obra de justiça. Escolher ser feliz é uma forma de devolver a Deus o dom de nos dar a vida. A santidade consiste, portanto, em deixar-se amar e em difundir este amor e esta alegria por todos os lados. A curta vida de Claire deixou uma marca luminosa: ela nos convida a irradiar essa alegria!

A alegria não está em ter, mas em ser. Devemos investir agora, mergulhar precisamente no que alegra o nosso coração. No fundo, a alegria é um risco a correr, uma loucura a ousar. A alegria exige alegria, expande o nosso coração e nos dispõe para a felicidade.

Viver a alegria com São José

Essa certeza de que a alegria se prova daqui de baixo é confirmada pela palavra de Deus. “Peça e receberá, para que a sua alegria seja completa”. É com esta promessa que podemos nos unir a São José em profunda alegria. Louve a Deus agora pelas maravilhas que Ele faz em nossa vida, e esta resposta que Ele está preparando para nós e que nos surpreenderá tanto que estará além de nossos desejos.

  • Intenções
  • Pai Nosso
  • Ave Maria
  • Oração da novena
https://www.acidigital.com/noticias/papa-francisco-explica-como-teria-sido-a-vida-conjugal-da-virgem-maria-e-sao-jose-83105
https://www.acidigital.com/noticias/papa-francisco-explica-como-teria-sido-a-vida-conjugal-da-virgem-maria-e-sao-jose-83105