Responsável por 29% do PIB, mercado imobiliário chinês está prestes a implodir
0
0

Responsável por 29% do PIB, mercado imobiliário chinês está prestes a implodir

A dívida da incorporadora Evergrande parece ser apenas a ponta do iceberg de uma iminente crise imobiliária na China. O setor, que representa 29% do PIB do país, está sobrecarregado e ameaça estourar em uma enorme bolha, com proporções imprev...

#Finanças #Gestão #Carreira
2 min
0
0
Email image

A dívida da incorporadora Evergrande parece ser apenas a ponta do iceberg de uma iminente crise imobiliária na China. O setor, que representa 29% do PIB do país, está sobrecarregado e ameaça estourar em uma enorme bolha, com proporções imprevisíveis para a economia mundial.

Para se ter uma ideia da dimensão do problema, um vídeo dramático gravado na cidade de Kunming, no sudoeste da China, em agosto, mostra 15 prédios de apartamentos que nunca foram habitados por problemas de segurança na construção sendo demolidos em menos de um minuto por 85 mil explosões controladas.

Estima-se que número de propriedades vazias na China seja suficiente para abrigar mais de 90 milhões de pessoas, quase a metade da população do Brasil.

De acordo com o Valor Econômico, apesar de especialistas serem quase unânimes em descartar uma crise sistêmica semelhante à ocorrida nos EUA em 2008, fica no ar a dúvida se, com o freio no mercado imobiliário, a China manterá o ritmo de crescimento de dois dígitos das últimas décadas.

Para os próximos anos, as projeções estimam PIB a taxas de 4% ao ano, caindo para 1% a 2% na virada da década. Vale lembrar que atualmente a China é o maior parceiro comercial do Brasil.

https://glo.bo/3D08jTc

#Finanças #Gestão #Carreira #Evergrande #Economia #gestão #China #vergrande