3 biografias para conhecer Bob Dylan
0
0

3 biografias para conhecer Bob Dylan

Ok, você deseja conhecer mais a fundo a vida de Robert Allen Zimmerman, mas ainda não sabe qual seria a melhor biografia para começar a explorar a fascinante história de como esse caipira de Hibing se tornou um Nobel de Literatura. Aqui vão t...

Gab Piumbato
2 min
0
0

Ok, você deseja conhecer mais a fundo a vida de Robert Allen Zimmerman, mas ainda não sabe qual seria a melhor biografia para começar a explorar a fascinante história de como esse caipira de Hibing se tornou um Nobel de Literatura. Aqui vão três indicações de livros para você:

1) Dylan - A Biografia

Escrita por Howard Sounes, é a melhor entrada para essa investigação. Traduzida para o português há cerca de duas décadas, teve uma edição revisada e atualizada recentemente (mas apenas em inglês). Sounes identifica os momentos mais importantes numa narrativa fluida e ágil. O autor é useiro e vezeiro em biografar ícones do rock. Mas não espere críticas aprofundadas sobre os seus álbums favoritos. Sounes está mais interessado em explorar quem é Bob Dylan (se você lê em inglês, procure a versão atualizada, comemorativa dos 20 anos de publicação).

2) No direction home - A vida e a música de Bob Dylan

Da autoria de Robert Shelton, esta é a biografia com mais fontes primárias. O biógrafo teve acesso à família de Dylan em primeira mão - aliás, Shelton é o autor do artigo no New York Times que deu a conhecer Bob Dylan ao mundo, no distante ano de 1961. De todas, esta é a mais chapa-branca: Shelton não pretende entrar em polêmicas, servindo mais como um desbravador de informações que os outros não puderam (nem poderiam) obter. 

Qual máscara usar hoje?
Qual máscara usar hoje?

3) Behind the Shades

Se você gosta de saber os mínimos detalhes, quem participou de qual gravação, como Dylan se sentia na época - além de julgamentos estranhos e bizarros sobre canções - então esta é a biografia ideal. Clinton Heylin é um dylanhóolico de longa data, escrevia fanzines sobre Dylan na Inglaterra, além de pesquisar incansavelmente a história de Mr. Zimmerman. Há uma edição atualizada em comemoração às duas décadas deste livro. E neste ano, Heylin também lançou uma nova biografia, que será dividida em dois ou três volumes, fruto de sua investigação nos arquivos de Tulsa (The Double Life of Bob Dylan). Nenhum dos livros de Heylin (que não se dá bem com Sounes e o considera um fofoqueiro) está traduzido para o português. 

Seguir meu Canal

Estou escrevendo um texto por dia para esta newsletter. Este é o décimo primeiro. Sou autor da melhor discografia comentada de Bob Dylan em português. Me siga no twitter. Até amanhã!