5 canções subestimadas de Bob Dylan
0
0

5 canções subestimadas de Bob Dylan

Quantas composições Bob Dylan já criou? Para saber, só se formos ao seu arquivo em Tulsa, onde os seus baús estão armazenados e abertos para investigação. Mas ainda vai demorar um bom tempo até catalogarem tudo. Então, selecionei 5 canções qu...

Gab Piumbato
2 min
0
0

Quantas composições Bob Dylan já criou? Para saber, só se formos ao seu arquivo em Tulsa, onde os seus baús estão armazenados e abertos para investigação. Mas ainda vai demorar um bom tempo até catalogarem tudo. Então, selecionei 5 canções que não recebem os holofotes mas que ainda assim demonstram a grandeza dylanesca. 

Email image

Começo por essa versão ao vivo de "The Man in Me", que toca na abertura do filme Big Lebowsky. Novos versos e mais emoção graças às backing vocals:

Blake Mills sequer sabia que um dia participaria de um disco de Bob Dylan. Me refiro ao seu mais recente Rowdy and Rough Ways (2020). Aqui, Mills e a onipresente Danielle Haim reinterpretam uma canção que não fica nada a ver aos estratagemas de Julien Sorel em O vermelho e o negro, de Stendhal:

Deixe seu Pingback

Outra canção que para mim merecia mais destaque é "Standing On the Doorway", presente em Time Out of Mind (1997). O guitarrista Ryley Walker chega ao ponto de dizer que esta é a melhor de todas as canções de Dylan. Sua voz soa completamente devastada num disco que prima pela devastação. O tema amoroso contribui para a dilaceração. Destaque para os versos: "Don't know if I saw you if I would kiss you or kill you / It probably wouldn't matter to you anyhow".

Se você já leu a biografia escrita por Howard Sounes, sabe que a visão de Dylan apresentada ali é bastante melancólica, um sujeito distanciado dos amigos e das pessoas. Nenhuma canção representa isto à perfeição mais do que "Delia", este cover do cancioneiro americano. "Todos os meus amigos se foram" comove qualquer um:

Tempest não é um grande disco, por mais que os críticos argumentem nesse sentido. E uma canção que passa desapercebida ali é esta balada de amor perdido. Radiohead tem "True Love Waits", mas leva muito mais do que uma vida para compor e interpretar uma canção deste tipo aqui:


Sou autor da melhor discografia comentada de Bob Dylan em português. Cadastre o seu email clicando no botão abaixo para receber as próximas edições da newsletter direto no seu email

Seguir meu Canal