56 anos do show de rock mais violento de todos os tempos
0
0

56 anos do show de rock mais violento de todos os tempos

28 de agosto de 2021 é um dia especial para os fãs de Bob Dylan. A data marca o aniversário de 56 anos do concerto no Forest Hills Tennis Stadium. Este show é emblemático porque reúne pela primeira vez alguns integrantes da futura The Band em...

Gab Piumbato
2 min
0
0

28 de agosto de 2021 é um dia especial para os fãs de Bob Dylan. A data marca o aniversário de 56 anos do concerto no Forest Hills Tennis Stadium. Este show é emblemático porque reúne pela primeira vez alguns integrantes da futura The Band em cima do palco ao lado do maior artista do século XX. Robbie Robertson (guitarra) e Levon Helm (bateria) fizeram companhia a Harvey Brooks (baixo) e Al Kooper (teclado), compondo a banda de apoio.

Bob Dylan preparado para entrar na arena dos leões com a sua Jazzmaster
Bob Dylan preparado para entrar na arena dos leões com a sua Jazzmaster

Antes de subir ao palco, na passagem de show, Dylan aconselhou Robbie: "Lembre-se, hoje à noite, não importa o que aconteça, continue tocando". Escaldado pela explosiva recepção do público folk no Festival de Newport, Dylan sabia que os 15 mil presentes no estádio de NY não dariam trégua quando a parte elétrica do show começasse. E foi isso o que aconteceu. Você pode ouvir o show completo aqui: 

"A partir das primeiras notas da primeira canção, "Tombstone Blues", as pessoas começaram a vaiar de forma cruel. Eu olhei para Bob, mas ele deu de ombros. Algumas pessoas ultrapassaram as barreiras de segurança e subiram no palco, derrubando Al Kooper de sua banqueta. Harvey ria e eu não tinha outra escolha a não ser rir também. Qual é o problema? Deixem o cara tocar a música que ele quiser. Era uma situação estranha, e Levon e eu não tínhamos nada que se comparasse a isso; esse povo tradicionalista do folk era fanático. Nós nos sentimos como se estivéssemos numa ilha deserta onde o canibalismo ainda não fosse ilegal".

Assim descreveu Robbie Robertson em sua autobiografia Testimony.

Vale notar também que este show teve a estreia de 4 canções, nada menos do que algumas das melhores do repertório dylanesco: "Desolation Row", "From A Buick 6", "Just Like Tom Thumb's Blues" e "Ballad of a Thin Man". 

---

Você pode me acompanhar no twitter, onde tenho uma lista dedicada aos maiores experts em Bob Dylan: https://twitter.com/gabpiumbato

Escrevi a melhor discografia comentada de Bob Dylan em português. Você pode comprar com um clique na Amazon, ou ler gratuitamente se tiver o Kindle Unlimited.