Cidade de Ouro
0
0

Cidade de Ouro

Em 1980, Bob Dylan compôs um verdadeiro hino gospel de esperança num território divino. Ele nunca gravou esta canção, que foi lançada oficialmente apenas no bootleg Trouble No More (2017). Até mesmo nos shows, "City of Gold" foi tocada apenas...

Gab Piumbato
2 min
0
0
Ilustração de John O'Brien no livro "Who is Bob Dylan?"
Ilustração de John O'Brien no livro "Who is Bob Dylan?"

Em 1980, Bob Dylan compôs um verdadeiro hino gospel de esperança num território divino. Ele nunca gravou esta canção, que foi lançada oficialmente apenas no bootleg Trouble No More (2017). Até mesmo nos shows, "City of Gold" foi tocada apenas 19 vezes, num período curto de tempo, breves nove meses entre 80 e 81.

Tornar-se Membro

Composta de 3 acordes (dó, sol, fá) e com uma estrutura simples, esta canção é repleta de variações nos versos. O canal oficial de Bob no youtube identifica Willie Smith nos teclados, com o apoio nos backing vocals de suas "namoradas" Clydie King, Carolyn Dennis e Regina McCrary. 

Em "City of Gold", a rima of-love traz ressonâncias shakesperianas:

There is a City of LoveSurrounded by stars and the powers aboveFar from this world and the stuff dreams are made of

Há uma rima curiosa, que depois seria repetida em "Sugar Baby" (2001):

You got a way of tearing a world apart, love, see what you done

Mas a melhor interpretação desta canção é a que aparece no filme A máscara do anonimato - simplesmente 23 anos depois da canção vir a público durante a sua fase evangélica:

Embora os versos possam apontar para a célebre cidade de Deus de Santo Agostinho, creio que desta vez a melhor aposta vai para o livro do Apocalipse. Dylan estudou bastante a Bíblia nesta época e o imaginário escatológico deixou grande impressão em sua mente. 

Ao contrário das canções e sermões que pregavam a danação eterna, a corrupção do ser humano, a queda no pecado, a maldade no coração, em "City of Gold" ouvimos mesmo o seu fervor no mundo divino:

There is a country of lightRaised up in glory, angels wearing whiteNever know sickness, never know nightThere is a country of light

É uma visão luminosa, que convida à esperança. Durante três minutos é possível acreditar, não apenas acreditar, mas ter a certeza absoluta de que este reino não apenas existe, como está aqui, em forma de música. Um bom hino para o sábado.

---

Você pode me acompanhar no twitter, onde tenho uma lista dedicada aos maiores experts em Bob Dylan: https://twitter.com/gabpiumbato

Se você está lendo o texto aqui pelo site, não se esqueça de se inscrever na newsletter para receber as próximas edições direto no seu email. Basta clicar no primeiro ícone a sua esquerda. Ou então no botão Seguir ali em cima.

Caso tenha alguma sugestão de tema, basta me contatar pelo twitter ou responder esta newsletter.

Até amanhã!