#177 O impacto da chegada da BARD no buscador Google
0
0

#177 O impacto da chegada da BARD no buscador Google

O que a chegada da BARD do Google pode significar para os resultados de busca orgânica e impacto para os sites.

Gabriel Ishida
3 min
0
0

#TBT é a edição #174 que mostra as possibilidades da Inteligência Artificial para a comunicação.

Email image

Ainda na fase de experimentação, BARD é a plataforma de inteligência artificial do Google e concorrente direto do ChatGPT da Open AI. Ela usa a tecnologia LaMDA (sigla para "Modelo de linguagem para aplicações com diálogos", em tradução literal) e se destaca por ser capaz de obter informações atualizadas da internet, sendo um grande diferencial comparado com o software da OpenAI, que só possui o conhecimento de eventos e fatos após 2021.

<i>Um exemplo de resposta da BARD para um questionamento</i>
Um exemplo de resposta da BARD para um questionamento

Ainda há poucas informações concretas sobre seu funcionamento e monetização. Inicialmente, foi divulgada a aplicação dentro do motor de busca do Google, onde BARD ofereceria respostas mais completas para determinados tipos de busca, mas ainda não está liberado para todos usuários. 

Google afirma que os usuários verão recursos baseados em IA na busca que "transformam informações complexas e várias perspectivas em formatos fáceis de digerir". O objetivo é responder a um novo comportamento de busca dos internautas e facilitar o entendimento de questões mais difíceis, conforme exemplo abaixo.

Email image

O impacto da BARD no buscador ainda é incerto. Para Leonardo Cruz, head de SEO na Creditas, é provável que haja mudanças no tráfego orgânico dos sites, principalmente em buscas focadas no topo do funil (ex: "qual o melhor celular por 1.500 reais"), ou seja, respostas que são informacionais básicos. A IA já responderia a pergunta da busca e direcionaria para uma página com a recomendação ou refinamento. De acordo com Leonardo:

Por exemplo, uma pessoa procura "receitas para jantar com amigos". O próprio buscador com o IA já vai refinar as opções e a visita que viria para um texto genérico de "receita para jantar com amigos" chega em uma página mais especifica de "strogonoff simples e rápido".

Vale adicionar que a própria Microsoft está desenvolvendo sua Inteligência Artificial, que já está em beta para os usuários do aplicativo do Bing. A priori, anunciaram que vai atuar em seu portfólio corporativo, como a suíte Office. Ou seja, logo teremos mais um player nesse mercado de "popularização" da Inteligência Artificial.

O cenário parece promissor, mas ainda há poucas aplicações efetivamente práticas no dia a dia, sendo que apenas o ChatGPT vem se estruturando e propondo um valor agregado mais sólido. Mas vejo que há grande potencial com a entrada do Google e Microsoft, principalmente para nossa rotina profissional.


NOVIDADE DA SEMANA

IAB Brasil anuncia a criação de mais quatro comitês

Email image

A IAB Brasil é uma entidade que busca criar padrões e estabelecer as boas práticas dentro do mercado digital brasileiro. Organizam eventos, materiais e ebooks por meio de c0mitês cujos membros são profissionais do mercado.

Para 2023, foram criados mais quatro comitês: Mídia Programática e Automação, XR/ Metaverso/Games, Tendências para Marcas e Privacidade e Personalização.

Essas divisões se unem aos demais comitês já estabelecidos pela entidade: Assuntos Jurídicos, Áudio e Voz, Diversidade e Inclusão, Mensuração, Retail Media, Tech Lab e Vídeo Digital.

Vi no Meio e Mensagem.