#209 Expectativas e dados para a Black Friday 2023
0
0

#209 Expectativas e dados para a Black Friday 2023

As razões para o otimismo do mercado para a edição desse ano.

Gabriel Ishida
3 min
0
0

#TBT é a edição #167 com dados sobre a Black Friday de 2022.

Email image

A Black Friday de 2023 ocorrerá no dia 24 de novembro e, após uma edição abaixo do esperado em 2022, a expectativa está otimista. O motivo é o aumento da confiança do consumidor para os níveis pré-pandemia e também no cenário macro econômico mais favorável.

A plataforma de mídia e conteúdo NZN reuniu diversos dados que ajudam nesse otimismo para a Black Friday. Por exemplo, o setor de bebidas e alimentação espera crescer quase 11% em relação à 2022, enquanto que o setor de entretenimento projeta crescer 10%. Há também a expectativa no aumento de compra de TVs (cresceu 5,4% no primeiro trimestre em comparação com 2022), Smartphones (projeção de crescimento de 10% em comparação com 2022) e produtos da linha de beleza (cresceu 24% no primeiro trimestre comparado com o mesmo período em 2022).

Outros dados animadores são do Google: aponta-se que 67% dos brasileiros pretendem fazer alguma compra na Black Friday (5 pp maior que 2022), 68% dos brasileiros acreditam que a própria capacidade financeira para compras vai melhorar até o final do ano (aumento de 23 pp sobre a expectativa em 2022) e um a cada quatro brasileiros apontam que gastarão mais de 1.000 reais na Black Friday.

O Google também mostra que metade dos brasileiros que pretendem comprar na data ainda não tem varejista, marca, ou produto/modelo definido, o que abre espaço para pequenos e médios empreendedores. Por outro lado, o consumidor está mais exigente e consciente: consultam, em média, seis canais antes de executar uma compra e 91% irá usar os canais digitais para realizar suas pesquisas. Nesse ponto, mostra-se a importância de uma estratégia digital que consiga visibilidade orgânica nas buscas (SEO) e também na mídia paga para ter exposição ao público-alvo que está pesquisando por melhores oportunidades de compra.

Dentre as categorias mais procuradas em 2022 e 2023, destaca-se Roupas e Acessórios liderando nos dois anos. Talvez seja a força da Shein no Brasil.

Email image

Por fim, a Neotrust projeta um crescimento de 12,6% no faturamento comparado com 2022, o que embasa o otimismo geral do mercado. Agora é esperar para ver se essas projeções irão se concretizar.

Email image

NOVIDADE DA SEMANA

Amazon é a maior anunciante do mundo em 2022

Email image

Pela segunda vez consecutiva, a Amazon ficou em primeiro lugar como maior anunciante do mundo de acordo com a Ad Age. Com um crescimento de 22% em relação à 2021, terminou 2022 com 20,6 bilhões de dólares investidos em publicidade. Em segundo lugar ficou a L'Oreal, com 12,7 bilhões de dólares e um crescimento de 1,4% em relação à 2021, e em terceiro lugar ficou o grupo Alibaba, com 11,2 bilhões de dólares.

Comparando entre regiões, os anunciantes dos EUA aumentaram 8,7% o investimento em publicidade, enquanto que na Europa o aumento foi de 1,5% e na Ásia houve uma queda de 11%.

Vi no Meio e Mensagem