#70 Dados de 2020 no mercado de influenciadores no mundo
0
0

#70 Dados de 2020 no mercado de influenciadores no mundo

Os destaques do relatório da Klear Research

Gabriel Ishida
3 min
0
0

Ainda não está inscrito(a) na minha newsletter? Deixe seu e-mail aqui abaixo e toda quinta de manhã você receberá minha edição.

Subscribe now

Email image

Saiu um relatório da Klear Researchcom dados de 2020 do mercado de influenciadores e tendências para 2021. Com informações de 5.000 influenciadores nas principais plataformas sociais, o relatório aponta como a pandemia impactou nos resultados de consumo e campanhas envolvendo influenciadores digitais. E trago os principais destaques:

Email image

Publiposts ganharam +57% em impressões

Comparado com 2019, os publiposts dos influenciadores em 2020 atingiram em média 7.806 impressões contra 4.827, resultando um aumento de 57%. Bem provável que seja o efeito da pandemia, onde as redes sociais registraram crescimentos expressivosno consumo.

Publiposts cresceram 130% no TikTok

Em 2019, em média cada influenciador no TikTok fez um publipost/mês com sinalização de #ad. Em 2020 foram 2.3 publiposts em média, um aumento de 130%. Reflexo do aumento da relevância dessa rede social dentro das estratégias de influencer marketing.

Stories patrocinados cresceram 32%

Em média, os influenciadores fizeram 38,1 stories por semana com sinalização de #ad no Instagram em 2020, contra 28,8 por semana em 2019. É um formato bastante negociado por influenciadores no Instagram e relativamente fácil de produzir. A alta frequência se justifica por conta da efemeridade do formato, exigindo que o influenciador poste duas ou mais vezes nos stories sobre a marca/produto.

Fashion, Fitness e Fotografia formaram o top 3 de indústrias

As três foram as que mais tiveram publiposts com influenciadores em 2020, com Viagem e Gastronomia em queda devido ao ano de pandemia. Fiquei surpreso com o aparecimento da categoria Fotografia no top 3, eu apostava em Bens de Consumo ou até Eletrônicos.

Veja todo o relatório da Klear aqui.

No geral, meios digitais ganharam muita relevância durante 2020 devido ao aumento do consumo digital provocada pela pandemia e os influenciadores foram um dos grandes beneficiados. Agora a questão é ver se esse crescimento se sustenta para 2021.

NOVIDADE DA SEMANA

CONAR lança guia prático para influenciadores digitais

Email image

Acima, exemplo de conteúdo que vai contra as diretrizes do Conar.

O Conselho Nacional de Autorregulação Publicitária (CONAR)lançou um guia contendo boas práticas para a sinalização de publiposts por parte dos influenciadores digitais. O guia também ajuda os anunciantes a fiscalizar e exigir dos influenciadores contratados o cumprimento das regras do órgão.

Muita coisa que o guia aponta é o bom senso e transparência: enfatiza a necessidade absoluta do conteúdo ser claramente identificado como publicidade, disponibilizando inclusive uma tabela de exemplos de sinalização por meio de palavras como " publicidade", " publi" e " publipost". Além disso, deve-se ter uma camada maior de cuidados quando o público-alvo envolve crianças e adolescentes.

Vale lembrar que o Conar tem multado e advertidomarcas e influenciadores por falta de sinalização de publicidade, algo que fere até o Código de Defesa do Consumidor.

Aquitem uma tabela resumida para influenciadores e aquio guia completo.

Vi no Meio e Mensagem.