#183 Decifrando as principais siglas do mercado digital
1
0

#183 Decifrando as principais siglas do mercado digital

Decifrando as principais siglas do dia a dia

Gabriel Ishida
4 min
1
0

#PUBLI Dia 10 inicia a Formação em Business Intelligence do IBPAD e com o código ISHIDA você ganha 10% de desconto na inscrição. Clique aqui e não espere o próximo lote de preço.

Email image

A área de marketing digital possui diversas siglas que podem confundir os profissionais de diferentes níveis. Resolvi reunir algumas siglas e termos que circulam em nosso dia a dia para servir de pequeno guia.

Email image

SIGLAS DE MÍDIA (ADS)

  • CPM = Custo por mil impressões. É o valor financeiro de quanto o anunciante está disposto a pagar para exibir mil impressões de seu anúncio.
  • CPC = Custo por clique. É o valor financeiro de quanto o anunciante está disposto a pagar por clique em seu anúncio.
  • CPP = Custo por ponto. É o valor financeiro de quanto o anunciante está disposto a pagar (ou pagou) por cada ponto do Ibope na TV Aberta ou Paga.
  • CPV = Custo por visualização. É o valor financeiro de quanto o anunciante está disposto a pagar por cada visualização de vídeo de anúncio. Pode-se ter a variação CPV 100%, onde se paga apenas pela visualização completa do vídeo.
  • CTR = Taxa de Cliques (Click Through Rate). É a proporção entre volume de cliques e impressões de um anúncio.
  • VTR = Taxa de visualizações (View Through Rate). É a proporção entre visualizações e impressões de um vídeo de anúncio. Há a variação VTR 100%, onde é a proporção com visualizações completas do vídeo.
  • GA = Google Analytics. Principal plataforma de mensuração de sites e aplicativos, com opção gratuita ou premium.
Email image

SIGLAS DE PLATAFORMAS E MEIOS

  • OOH = Out of Home ou Mídia Fora de Casa. São espaços publicitários nas ruas e ambientes abertos como outdoor, busdoor, mídia em relógios, mídia em elevador e estações de metrô.
  • CTV = Connected TV ou TV Conectada. São aparelhos de TV conectados à internet, como as Smart TVs, ou dispositivos que se conectam com a TV, como videogames, Roku e Amazon Fire Stick.
  • OTT = Over the Top. É a classificação dada para qualquer programa, software, aplicativo ou plataforma que entrega o conteúdo via internet, sem intermédio de cabos e satélites. Plataformas de streaming, por exemplo, são OTT.
  • VOD = Video on Demand ou Video sob demanda. É uma categoria de OTT, pois são plataformas que o usuário escolhe o que quer assistir. Netflix, HBO Max e concorrentes são exemplos de VOD.
  • AVOD = Advertising Video on Demand. É uma subcategoria de VOD, onde as plataformas são financiadas por modelos de anúncios. Netflix recentemente virou AVOD por conta do plano básico com anúncios.
  • SVOD = Subscription Video on Demand. É uma subcategoria de VOD, onde as plataformas são financiadas por modelos de assinatura. AppleTV+ pode ser um exemplo.
  • FAST = Free Ad-supported Streaming TV. São plataformas gratuitas de streaming com conteúdo linear e anúncios. Roku, Pluto TV e Tubi são exemplos, mas até mesmo a Samsung e a Globo possuem FAST.

Essas siglas são de uso frequente no dia a dia do profissional de marketing digital, mas também temos os streamings em alta dentro do mercado de comunicação e nos deparamos com muitas siglas novas. E provavelmente surgirão ainda mais na popularização do metaverso e outras tecnologias.


NOVIDADE DA SEMANA

Itaú é a marca mais valiosa do Brasil

Fonte: The bizness
Fonte: The bizness

Itaú, Bradesco, Skol, Brahma e Banco do Brasil são, respectivamente, as marcas brasileiras mais valiosas do ano, segundo estudo da Interbrand. É o segundo ano consecutivo que se mantém esse ranking.

No ranking global, a Apple lidera seguida de Microsoft, Amazon, Google e Samsung. Microsoft tomou o segundo lugar da Amazon quando comparado com o último ranking divulgado em 2022.

Vi no Meio & Mensagem