15 notícias para começar o dia
67
0

15 notícias para começar o dia

Bolsonaro compra briga e presidente do Supremo reage no resumo do dia. Tudo em até 4 linhas.

Guga Noblat
3 min
67
0

Bolsonaro compra briga e presidente do Supremo reage no resumo do dia. Tudo em até 4 linhas.

Fux e Bolsonaro (foto: reprodução)
Fux e Bolsonaro (foto: reprodução)

E não é que o presidente do STF resolveu parar de mandar indiretas e partiu para a ação contra Jair Bolsonaro? A sexta-feira amanheceu com Brasília impactada pela reação da Justiça aos ataques do presidente da República contra o principal pilar da democracia, a eleição, e contra o Supremo. Está com pressa para ler o que rolou de mais importante nas últimas 24 horas da política? Segue meu Pingback.

Cardápio de noticias resumidas da sexta:

1 - Luiz Fux cancela encontro entre chefes de poderes e manda recado ao Bolsonaro. Presidente do STF acusa presidente da Repúbica de ferir a imagem do poder judiciário e deslegitimar eleição com mentiras.

2 - Bolsonaro sobre ministros do Supremo: Alexandre Moraes é a “mentira em pessoa” e Luis Barroso “mente descaradamente”.

3 - A culpa é da imprensa. Para o presidente, Fux o criticou por ser mal informado pela imprensa: "Daí vem a imprensa, imprensa esta que lamentavelmente o ministro Fux se alimenta dela para fazer uma nota”.

4 - Fux terá encontro com Procurador-Geral da República um dia após anunciar que não receberá Bolsonaro. Os dois se reunirão nesta sexta, ao meio-dia.

5 - PGR: Augusto Aras nega alinhamento com Bolsonaro, mas não o contraria de jeito nenhum: “Existe alinhamento à Constituição, permanentemente. Ninguém nunca conseguiu fazer uma acusação (ao Bolsonaro) que esteja dentro da Constituição”.

6 - Deputados bolsonaristas prometem nos bastidores apresentar uma queixa-crime contra Barroso na Procuradoria-Geral da República (PGR) e um pedido de impeachment do ministro no Senado por “abuso”na discussão sobre voto impresso .

7 - Em live, Bolsonaro volta a mentir sobre urnas eletrônicas e ataca ministro do STF. Segundo o presidente, Luis Barroso seria favorável à redução da idade que define o crime de estupro de vulnerável. Ele também espalhou história fake de fraude eleitoral em 2018.

8 - Anos no xilindró! Se condenado pelos 11 possíveis crimes elencados por Alexandre de Moraes no inquérito das fake news, Bolsonaro pode pegar até 46 anos de prisão.

9 - Depois de ser procurado pelo PDT, Roberto Requião é convidado por Lula para ingressar no PT. O ex-governador e Senador do Paraná deixou o MDB na semana passada. Ele ainda não decidiu se virará petista.

10 - Tchau, voto impresso! PEC do voto impresso é rejeitada em Comissão da Câmara, e Arthur Lira (PP-AL) diz que pode levar tema ao plenário mesmo assim. Se fizer isso, governo deverá colher nova derrota já que 11 partidos estão fechados contra o voto impresso.

11 - Câmara aprova projeto de privatização dos Correios; mas ainda falta passar pelo Senado. Governo quer vender 100% da estatal no primeiro trimestre do ano que vem.

12 - Bruno Bianco será o novo advogado-geral da União. A decisão de Bolsonaro serve para liberar da função o atual AGU, André Mendonça, que seguirá numa agenda de encontros com senadores para buscar apoio ao STF. Ele já se reuniu com o PT por videoconferência.

13 - Na CPI da Covid, empresário ligado a Pazuello diz que foi procurado por “picaretas da vacina”: “Eu quero dizer que, quando se fala de picaretas da vacina, eu criei ojeriza de ver isso. Eu estava no ministério, senador, e quantos picaretas apareciam”.

14 - Vice-presidente Hamilton Mourão diz que candidato da terceira via seria importante para reduzir tensões na eleição de 2022.

15 - Ex-ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles visita novo ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira. Ele é desafeto do antecessor no cargo, o general Luiz Eduardo Ramos.


Tem alguma sugestão de tema: Me mande no direct do Instagram:@guganoblat ou na DM do Twitter: @guganoblat.

Inscreva-se no canal aqui na Pingback. Você receberá um aviso no seu e-mail sempre que tiver texto novo.

Se quiser, faça uma doação, no valor que for melhor para você, ou uma assinatura (mensal ou anual) para ajudar na produção de conteúdo. Obrigado!