22 notícias para começar o dia
59
0

22 notícias para começar o dia

Os tanques do Bolsonaro acordam Brasília! Nesta terça, políticos e instituições em alerta! Resumo em até 4 linhas das notícias mais importantes do dia.

Guga Noblat
5 min
59
0

Os tanques do Bolsonaro acordam Brasília! Nesta terça, políticos e instituições em alerta! Resumo em até 4 linhas das notícias mais importantes do dia.

Email image

Olha o Bolsonaro causando treta ai, geeeenteee! O resuminho matinal de notícias políticas aqui no meu Pingback tem como destaque, nesta terça feira, o primeiro desfile militar fora de época desde a redemocratização. Apesar de não ser dia da independência, quando é normal um desfile das Forças Armadas, hoje, Brasília verá blindados ao redor da Câmara e Senado. A pretexto de entregar um simples convite, militares estarão no centro político do Brasil bem no dia de uma votação que muito interessa ao Bolsonaro. Leia abaixo os assuntos mais comentados da política nas ultimas 24 horas e siga meu Pingback.

1 - Tanques e outros veículos de guerra cruzarão a Esplanada dos Ministérios justo no dia da PEC do Voto Impresso. Eles irão ao Palácio do Planalto para convidar Bolsonaro a um treinamento da Marinha que acontece em Formosa (GO) no próximo dia 16.

2 - Segundo o Exército, 150 carros blindados, aeronaves, lançadores de mísseis e foguetes passarão pelas imediações do Congresso Nacional. Eles garantem que esse desfile foi programado antes de definirem a PEC do Voto Impresso. Mas poucos políticos acreditam.

3 - Palavras do Senador Randolfe Rodrigues (REDE) no twitter: "Colocar tanques na rua não é demonstração de força, e sim de COVARDIA. Os tanques não são seus, pertencem à Nação".

4 - De Simone Tebet (MDB), senadora pelo Mato Grosso do Sul: “Tanques na rua, exatamente no dia da votação da PEC do voto impresso, passou do simbolismo à intimidação real, clara, indevida, inconstitucional."

5 - Após repercussão negativa, Bolsonaro convida presidentes do STF, Câmara e Senado ao desfile de blindados. Luiz Fux já disse não. Desde a redemocratização, tanques só passam pelo Congresso no dia da comemoração da independência.  

6 - Para o presidente da Câmara, Arthur Lira, está tudo bem. Ele chama de "trágica coincidência" as datas do desfile e da votação da PEC caírem na mesma terça. Não acredita que seja um ato de intimidação. Ou pelo menos diz não acreditar!

7 - De Arthur Lira a propósito da votação em plenário da PEC do voto impresso: "Tem que respeitar o resultado... O presidente Bolsonaro, numa ligação telefônica, me garantiu que respeitaria o resultado.” A derrota da PEC deve ser apoiada por 15 partidos políticos.

8 - Aprovado em comissão da Câmara a proposta de reforma eleitoral que traz: escolha de 5 candidatos a presidente em ordem decrescente com fim do 2º turno; a volta da possibilidade de partidos se coligarem; e eleição de deputados e vereadores pelo chamado "distritão".

9 - Governo Federal não apresenta ao Supremo as provas de fraude em urnas eletrônicas. Rede pediu que Bolsonaro apresentasse irregularidades e nada mais uma vez. TSE também havia ficado sem resposta ao pedir por provas ou indícios.

10 - Parecer da Advocacia Geral da União enviado ao STF: “É certo que a agremiação Rede Sustentabilidade, em última análise, pretende por meio do Poder Judiciário impor uma verdadeira censura ao direito fundamental da livre expressão de pensamento do Bolsonaro”.

11 - TSE envia ao Supremo segunda notícia-crime contra Bolsonaro. Nessa, pede para apurar como o presidente e o deputado Filipe Barros acessaram e espalharam inquérito sigiloso em andamento na PF sobre invasão hacker na eleição de 2018.

12 - Bolsonaro esteve no Congresso Nacional para entregar a MP do novo Bolsa Família, mas texto não define valores. A expectativa é que o beneficio médio passe de 190 para 300 reais.  O programa passaria a custar aos cofres públicos cerca de 53 bilhões de reais por ano.

13 - Flávio Bolsonaro vai processar João Doria por acusações na compra de mansão. Segundo o governador de São Paulo, o filho do presidente pagou 14 milhões de reais no imóvel registrado por 5,9 milhões.

14 - Vaza dossiê elaborado por funcionários da Empresa Brasileira de Comunicação. Nos primeiros 7 meses deste ano foram exibidos 97 eventos com Bolsonaro. São mais de 78 horas de programação do presidente. TSE abriu inquérito sobre o uso da EBC para fins políticos.

15 - Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) apresenta denúncia contra Bolsonaro por genocídio e ecocídio no Tribunal Penal Internacional, em Haia. O presidente é responsabilizado pela morte de 1.162 índios por conta da Covid e pelo desmatamento em terras indígenas.

16 - De Eduardo Bolsonaro ao encontrar Donald Trump e convidá-lo para vir ao Brasil: "Estou do lado dos que não se curvam ao politicamente correto". Hoje, o filho do presidente será uma das estrelas em simpósio que defenderá fraude na eleição de Joe Biden.

17 - O mais novo estagiário no Palácio dos Bandeirantes se chama Tomas Covas. O filho de Bruno Covas foi anunciado como estagiário em vídeo divulgado por João Dória.  O governo de São Paulo não informou em que área exatamente ele trabalhará.

18 - Casa Branca confia na eleição aqui. Palavras do diretor sênior dentro do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, Juan Gonzalez: "Fomos muito diretos, expressando grande confiança na capacidade de as instituições brasileiras realizarem uma eleição livre e justa".

19 - Jorge Oliveira, ministro do TCU, Nunes Marques, ministro do STF, e André Mendonça, candidato ao STF, foram escalados para controlar Bolsonaro e esfriar a crise institucional instalada por ele, informa Lauro Jardim em O Globo.

20 - Duas vagas que estão abertas no STJ só serão preenchidas após retorno das sessões presenciais, o que só deve ocorrer em setembro por conta da Covid. A decisão da corte que atrasa a escolha de Bolsoanro é vista como reação aos ataques do presidente à justiça.

21 - Do ministro da Educação, Milton Ribeiro: “Alguns optaram por visões de mundo socialistas. Não precisa ser bolsonarista. Mas não pode ser esquerdista, nem lulista... As universidades federais não podem se tornar comitê político, nem direita, muito menos de esquerda.”

22 - Bolsonaro gasta R$711 mil com deslocamento de sua equipe para inaugurar ponte de R$255 mil em São Gabriel da Cachoeira, no extremo noroeste do estado do Amazonas.


Tem alguma sugestão de tema: Me mande no direct do Instagram:@guganoblat ou na DM do Twitter: @guganoblat.

Inscreva-se no canal aqui na Pingback. Você receberá um aviso no seu e-mail sempre que tiver texto novo. 

Se quiser, faça uma doação, no valor que for melhor para você, ou uma assinatura (mensal ou anual) para ajudar na produção de conteúdo. Obrigado!