As notícias mais importantes do dia (10/09/2021)
58
0

As notícias mais importantes do dia (10/09/2021)

O imbrochável brochou em menos de 48 horas, Bolsonaro se rende ao STF. 17 notícias curtinhas para começar o dia.

Guga Noblat
4 min
58
0

O imbrochável brochou em menos de 48 horas, Bolsonaro se rende ao STF. 17 notícias curtinhas para começar o dia.

Email image

Dia 7, Bolsonaro era um leão que bradava não acatar ordens do Supremo. Dia 9, ele virou um poodle que prometeu jamais jogar contra a Constituição. A turma do “Eu autorizo, presidente” viu que não passou de massa de manobra. Eu fico imaginando a cara do caminhoneiro acampado em Brasília que chorou ao anunciar o Estado de Sítio e um dia depois lê a carta de rendição do Bolsonaro. Enfim, comece esse grande dia com as notícias resumidas aqui no meu Pingback, aproveita e segue o canal.

1 - Dois dias depois da bravata de Jair Bolsonaro, o recuo! No dia da independência, ele prometeu descumprir ordens do Alexandre de Moraes, do Supremo. Ontem, o chamou de "jurista e professor", além de garantir que recorrerá à Justiça em caso de discordâncias com o ministro do STF. Virou o Bolsonaro Paz e Amor!

2 - Trecho da carta escrita por Michel Temer e assinada por Bolsonaro para pedir perdão: “Nunca tive nenhuma intenção de agredir quaisquer dos Poderes. A harmonia entre eles não é vontade minha, mas determinação constitucional que todos, sem exceção, devem respeitar”.

3 - Um avião da FAB foi enviado para buscar Michel Temer e trazê-lo ao encontro do Bolsonaro. O ex-presidente conseguiu a proeza de fazer Bolsonaro ligar no Alexandre de Moraes para tentar retomar o diálogo entre eles.

4 - "Temer foi o grande herói desse momento", na avaliação do general Paulo Chagas.

5 - Na live da quinta, Bolsonaro deu uma pontinha de esperança aos radicais que cobram dele uma reação enfática contra o STF: “'Tem que reagir, tem que bater'. Calma, amanhã a gente fala, deixa acalmar para amanhã".

6 - Até quando Bolsonaro seguirá sem causar briga com outros poderes? Eis a questão que muitos políticos se fazem agora!

7 - No mesmo dia que recuou de ataques ao STF, Bolsonaro elogiou a China e disse ser essencial a parceria com eles para controlar a pandemia. Bolsonaristas se enfureceram. O blogueiro Allan dos Santos falou em “game over” e disse ser “inacreditável” a carta do presidente.

8 - "O sistema declarou guerra ao povo. O presidente sucumbiu ao sistema... Mostrou Fraqueza", decretou o jornalista da extrema-direita Rodrigo Constantino.

9 - Filho 01 sai em defesa do pai. Palavras do senador Flávio Bolsonaro: "Confiem no Capitão... Ele sabe o que está fazendo e é para o bem do Brasil".

10 - “(Roberto Jefferson) não se rende, não recua, não teme”. “Não se transige a tirania. Roberto Jefferson, líder petebista, paga um alto preço pela luta por liberdade e justiça”. Nota do PTB depois de Bolsonaro recuar.

11 - Ministros do Supremo ouvidos pela Folha de S.Paulo preferem esperar para ver se Bolsonaro paz e amor vai durar um tempo ou se logo ele volta aos ataques. Garantem que processos movidos contra ele não serão interrompidos por causa da bandeira branca de ontem.

12 - A repercussão negativa da economia por conta dos atos antidemocráticos do dia 7 custaram às empresas de capital aberto da bolsa de valores R$ 195,3 bilhões em valor de mercado.

13 - Um encontro entre o procurador-geral, Augusto Aras, e o diretor-geral da PF, Paulo Maiurino, além da conversa entre Mores e Bolsonaro, deixaram de orelha em pé os policiais federais envolvidos em investigações contra o presidente. Temem perder apoio da direção da PF.

14 - Zé Trovão, líder dos caminhoneiros grevistas, está em fuga no México. Há ordem de prisão contra ele no Brasil e a policia está perto de prendê-lo.

15 - Aprovado na Câmara o novo código eleitoral. Ele prevê pena de até 4 anos de prisão para fake news, acaba com o poder do TSE em fiscalizar contas partidárias, proíbe divulgar pesquisa eleitoral perto da eleição e faz o período de inelegibilidade da lei da ficha limpa contar a partir da condenação.

16 - 873 policiais federais assinaram nota de repúdio ao pedido da Procuradoria Geral da República para investigar se houve abuso de autoridade do delegado Felipe Leal na investigação sobre interferência de Bolsonaro na PF.

17 - Para justificar a inflação, Bolsonaro mandou o brasileiro olhar o quanto engordou. Segundo o presidente, o aumento do cosumo de alimentos é um dos fatores do aumento nos preços: “Se você olhar seu peso ano passado, e agora, vai ver. Essa é uma realidade”.


Tem alguma sugestão de tema: Me mande no direct do Instagram:@guganoblat ou na DM do Twitter: @guganoblat.

Inscreva-se no canal aqui na Pingback. Você receberá um aviso no seu e-mail sempre que tiver texto novo.

Se quiser, faça uma doação, no valor que for melhor para você, ou uma assinatura (mensal ou anual) para ajudar na produção de conteúdo.