Loading...Loading...
45

As notícias mais importantes do dia (15/09/2021)

By Guga Noblat

Last update Last month4 Min.

Derrota dupla do Bolsonaro e Temer em saia-justa com governo após vídeo vazar.
Senado e Supremo mandam de volta para o Planalto a Medida Provisória que criaria barreiras à retirada de conteúdo de ódio e fake news das redes sociais. Derrota feia de Bolsonaro que editou essa MP na véspera das manifestações antidemocráticas do dia 7 que não deram em nada além de um pedido de desculpas humilhante do presidente.
Chega mais que é hora de começar o dia com noticia. Segue meu Pingback que amanhã tem mais.
1 - Golpe duplo contra a MP do Bolsonaro que dificultava a retirada de fake news do ar. Rodrigo Pacheco, presidente do Senado, viu falta de relevância e a devolveu à presidência. No Supremo, a ministra Rosa Weber considerou que “salta aos olhos a falta de urgência” da MP que virou pó.
2 - “Fake news faz parte das nossas vidas. Quem nunca contou uma mentirinha para a namorada?”, perguntou Jair Bolsonaro numa cerimônia de entrega de prêmios do governo que premiou a ele próprio, além de sua esposa.
3 - A ONG Human Rights Watch soltou documento em que alerta para ataques de Bolsonaro contra a democracia e a liberdade de expressão. Bolsonaro teria buscado intimidar o Supremo e ameaçado a eleição no ano que vem se não tiver voto impresso.
4 - Juristas apontam crimes de responsabilidade de Bolsonaro em relatório entregue à CPI da Covid. Grupo foi coordenado pelo ex-ministro da Justiça Miguel Reale Júnior. “Bolsonaro conspirou contra as medidas sanitárias ditadas pela ciência”, conclui o relatório.
5 - Propriedade da família do advogado ouvido na CPI Marcos Tolentino, a empresa Brasil Space Air Log recebeu do FIB Bank o equivalente a 96% do que a Precisa Medicamentos pagou à instituição para emitir garantia no negócio da vacina Covaxin com o Ministério da Saúde.
6 - Duas ações da Lava-Jato contra Lula acabaram suspensas por ordem de Ricardo Levandowski, do STF. Uma sobre doação da Odebrecht para o Instituto Lula e outra a respeito da compra de terreno para servir de sede ao instituto. Ambas interrompidas por conta da suspeição de Sérgio Moro.
7 - Em carta, Léo Pinheiro volta atrás em delação contra Lula. Há dois anos, o empreiteiro acusou o petista de corrupção e tráfico de influência. Processo acabou arquivado depois do recuo.
8 - STF anula decisão de Sérgio Moro e envia ação contra Eduardo Cunha para a Justiça Eleitoral do Rio de Janeiro, como queria o ex-deputado. Houve empate no julgamento da 2ª Turma do Supremo, mas nesse caso a justiça beneficia o réu.
9 - Conselho Nacional do Ministério Público forma maioria para condenar o promotor Daniel Balan a 45 dias de suspensão sem pagamento de salário por investigar se o ministro do STF, Gilmar Mendes, lucrou com a estatização da União de Ensino Superior de Diamantino, em Mato Grosso.
10 - Vem ai o PAC do Doria. O governador de SP lança hoje um programa de investimentos que despejará 47,5 bilhões em obras e projetos neste e no próximo ano. A recuperação da capacidade de investir é um de seus trunfos para a disputa presidencial no ano que vem.
11- Governo Bolsonaro que enterrou o horário de Verão em 2019 porque Bolsonaro não gostava, agora é pressionado a ressuscitá-lo para economizar energia elétrica.
12 - Viraliza vídeo do humorista André Marinho imitando Bolsonaro enquanto Michel Temer gargalha. Temer acabou se vendo obrigado a ligar no Bolsonaro para explicar as risadas, mas presidente disse que estava tudo ok. Veja abaixo:
Tem alguma sugestão de tema: Me mande no direct do Instagram:@guganoblat ou na DM do Twitter: @guganoblat.
Inscreva-se no canal aqui na Pingback. Você receberá um aviso no seu e-mail sempre que tiver texto novo.
Se quiser, faça uma doação, no valor que for melhor para você, ou uma assinatura (mensal ou anual) para ajudar na produçã