Bolsonaro leva 7x1 do Lula no Datafolha
23
0

Bolsonaro leva 7x1 do Lula no Datafolha

Será que Bolsonaro dormiu esta noite? Ele tem fama de sofrer de insônia, mas depois do Datafolha de ontem, se dormiu, teve pesadelo, sonhou que era engolido, devorado por uma lula gigante que sentia a fome de milhões de brasileiros ignorados ...

Guga Noblat
4 min
23
0

Será que Bolsonaro dormiu esta noite? Ele tem fama de sofrer de insônia, mas depois do Datafolha de ontem, se dormiu, teve pesadelo, sonhou que era engolido, devorado por uma lula gigante que sentia a fome do Brasil. Hora de 13 curtinhas na minha Pingback.

Email image

1 - Se a eleição fosse hoje, Bolsonaro tomaria 7x1 do Lula e mesmo assim pediria o VAR. Desolador para a campanha do presidente o resultado da pesquisa Datafolha. Lula está 21 pontos a frente dele no 1º turno e 25 pontos no 2º turno. Até Ciro Gomes derrota Bolsonaro no 2º turno por 52% a 36%.

2 - Se tirar os votos brancos e nulos, ou seja, contar apenas os votos válidos, Lula tem 54% contra 30% do Bolsonaro. Fatura liquidada no 1º turno se a eleição fosse hoje. A 3ª via está quase descartada e nenhum bolsonarista aposta mais em vitória do presidente no 1º turno.

3 - Imagina se Ciro Gomes larga a disputa? Ai, chora Bolsonaro. Ao menos 40% dos eleitores do Ciro iriam para o Lula e nem 20% para Bolsonaro.

4 - A rejeição ao Bolsonaro é de 54%, Lula 33% e Ciro Gomes 19%. Mais de 50% de rejeição é derrota certa no 2º turno, calculam os cientistas políticos.

5 - Bolsonaro tem ao seu lado os reacionários da extrema-direita, fundamentalista religioso crente e empresário que teme a volta da esquerda. Não basta para vencer, o teto do presidente não sobe mais de 30%.

6 - Lula nunca partiu de uma campanha onde com tanta antecedência estivesse na casa dos 40%%. O clima de favorito tem tudo para atrair muito apoio político daqui para frente.

7 - De março para cá, Lula subiu de 30% para 38% na pesquisa espontânea. É o voto mais fidelizado, onde o eleitor diz da boca dele em quem votará, sem que veja uma lista de candidatos. Bolsonaro caiu de 23% para 22%.

8 - Lula entre as mulheres vence por 49% a 23%. Entre os que têm de 16 a 24 anos (58% a 21%). Entre os que estudaram até o ensino fundamental (57% a 21%). Entre os autodeclarados pretos (57% a 23%). Entre os moradores da região Nordeste (62% a 17%). Entre os desempregados (57% a 16%). Entre os que recebem Auxílio Emergencial (59% a 20%).

9 - Bolsonaro achou mesmo que ia espalhar pandemia, ameaçar a democracia, isolar o Brasil internacionalmente, desmontar a educação e a cultura, detonar o meio-ambiente, fracassar economicamente, ignorar a dor da fome e a miséria do povo e mesmo assim se sair bem no Datafolha?

10 - E pensar que Arthur Lira, presidente da Câmara, apostava que Bolsonaro viraria o placar até o fim de junho. A turma do presidente estava animadíssima com as pesquisas de abril, quando Bolsonaro tirou uma vantagem de cerca de 5 a 10 pontos, a depender da pesquisa. Que nada, a inflação nas alturas e todas as confusões de um governo incompetente trazem Bolsonaro de volta a realidade. Sua derrota parece questão de tempo.

11 - No passado, antes de haver pesquisa eleitoral, para se medir as chances de vitória de um candidato, era simples, bastava analisar se a qualidade de vida do povo havia melhorado ou piorado, se a resposta fosse negativa, a derrota era iminente. É inegável o quanto piorou a vida dos brasileiros no governo atual.

12 - O momento para o Datafolha apontar vantagem tão grande de Lula não podia ser melhor para o petista. O próximo mês é decisivo para a formação dos palanques regionais. Políticos que estavam em cima do muro penderão para o lado do favorito.

13 - Apenas 29% dos eleitores não definiram seu candidato a presidente, ou seja, a 3ª via não tem muito potencial de crescimento. O voto está cristalizado entre Lula e Bolsonaro, só um acidente de percurso para mudar isso, tipo uma denuncia muito escandalosa.