Ansiosa com tantas incertezas e achando que o mundo está cada vez mais difícil?
0
0

Ansiosa com tantas incertezas e achando que o mundo está cada vez mais difícil?

Mas trago um sopro de otimismo: você não está sozinha e não faz parte da primeira ou última geração a preocupar-se com um futuro instável e desafiador. A história da civilização nos prova que há séculos convivemos com alternantes ciclos de es...

Guia de mamães
3 min
0
0
Eu também. 
Eu também. 

Mas trago um sopro de otimismo: você não está sozinha e não faz parte da primeira ou última geração a preocupar-se com um futuro instável e desafiador. A história da civilização nos prova que há séculos convivemos com alternantes ciclos de escassez e prosperidade. 

Além do mais, por uma série de motivos, amplificamos e precificamos antecipadamente o caos. Ou seja, está bastante claro que vivenciamos uma crise, inclusive econômica, porém nossa ansiedade a torna exacerbada. Sobretudo sendo mãe: o medo de que coisas negativas possam acontecer com nossos filhos impera. 

Que possamos tirar proveito de momentos instáveis como o que vivemos para nossa maternidade: 

Como criar filhos em um ambiente tão desafiador e instável? Como deixá-los preparados para tamanha insegurança?

Aqui vai duas dicas práticas: 

1. Forneça estabilidade: Crianças encontram amor e segurança em elementos rotineiros e previsíveis no seu dia a dia. Garantir mesmos horários para atividades básicas de autocuidado, um tempo diário de qualidade sem telas com os pequenos e até mesmo garantindo organização do ambiente onde você e sua família vivem já entrega uma boa dose de antídoto ao caos. 

2. Ao mesmo tempo, tenha clareza de que estabilidade não existe por muito tempo: você já deve saber bem que a vida é repleta de altos e baixos e mesmo que tenhamos tudo em ordem em uma esfera da vida, em algum momento outra esfera não estará. 

Imprevisibilidades invariavelmente irão ocorrer, e talvez, mais do que garantir um futuro seguro, melhor mesmo é proporcionar um amplo repertório ao seu filho:

A. através da leitura: tenho convicção, que a leitura, além de proporcionar um empoderamento inigualável, nos entrega a chance de perceber que não estamos sós: outras pessoas, em diferentes países e até mesmo em diferentes tempos históricos vivenciam ou vivenciaram as mesmas angustias tipicamente humanas. E provavelmente já até possuam boas ideias, explicações e soluções. Ou seja, incentive o hábito da leitura em sua casa, como se fosse um dos maiores tesouros a se entregar! 

B. através de vivências práticas com seu filho: acredito que somente nas interações da vida real construímos um sólido repertório para lidar com adversidades. É nas frustações cotidianas, nas interações com amigos da mesma idade e de idades diferentes, nos passeios e brincadeiras ao ar livre, entre outros, que uma criança realmente constrói conhecimento e uma olhar mais apurado inclusive para enxergar oportunidades. Não subestime o valor de tudo isso ao acreditar que "a melhor escola" já entrega tais habilidades.

Sim, tudo muito óbvio né? Mas será que sob o pretexto "não tenho tempo" conseguimos garantir coisas simples e já bastante acessíveis? Ou melhor, ainda que tivéssemos mais tempo, não faríamos as mesmas coisas usando as mesmas desculpas? Ou sob a chancela de "garantir futuro melhor" já não estamos desperdiçando as oportunidades valiosas do presente? 

Fazer um comentário
Seguir meu Canal